sábado, 31 de julho de 2010

O Regresso do Torcedor

Vejam vocês, as torcidas organizadas, que, como o próprio nome já diz, foram criadas para se organizarem em prol do time de coração - tecnicamente visando o espetáculo - há uns anos se tornou um oásis de pseudo-sociopatas, que as usam e, acabam nos usando, para livrarem todo o ódio escondido pela máscara do dia-a-dia.

Há uns anos atrás eu estava indo para um bar quando, de repente, tomei um soco no ouvido. Foi uma mistura de dor e raiva porque o agressor vinha de trás, logo, não pude me defender. Como bom carioca que sou pensei logo que fosse um assalto e, antes de levantar, já puxava a minha carteira, quando vi dois sujeitos com camisas de uma torcida organizada flamenguista. Na hora meu sangue ferveu. Só porque eu vestia uma camisa do Vasco havia ganhado um soco?! Totalmente de graça?

O mais baixo ainda estava gritando alguma coisa e demorou para entender o que o outro estava falando: "Você é da Força Jovem?" - ele perguntou com uma calma irritante. Respondi que não, obviamente, já que odeio essas torcidas organizadas justamente pela má fama de saírem brigando à toa. Ele riu, enquanto o outro puxou minha mochila. O sangue ferveu mais ainda e gritei perguntando se eles iriam me assaltar ou se eu podia ir embora. Já tinha levado um soco e não estava a fim de passar muito tempo a mercê de dois malucos.

O menor revirou minha mochila procurando alguma coisa que confirmasse que eu era da tal torcida. Quando viu que não tinha nada, a largou no chão e continuou a balbuciar "gritos de guerra". Foi quando o outro o puxou e o arrastou rua acima, sem antes olhar para mim e dizer "fique longe das organizadas". E é isso que eu tenho feito até hoje.

Mas, às vésperas de um clássico como esse, com o Vasco vindo de quatro jogos invictos e estreando meio time, incluindo a reestreia de um dos reizinhos da colina, eu fico puto da vida de não cogitar a ida ao Maracanã. Pois, mesmo que eu cogitasse, se eu ligasse para algum dos meus "amigos de estádio", todos iram rir da minha cara pensando que era uma piada. Afinal, "só loucos vão à classicos como esse!".

Hoje li uma noticia que dizia que serão proibidos fogos de artificio e shows pirotécnicos no estádio por precaução a incêndios. Mas, sinceramente, está tudo errado. A começar na venda de ingressos, onde o torcedor comum passa horas nas filas para comprar um ingresso desses, enquanto as "organizadas" recebem sua "porcentagem" de entradas - e com desconto! Porra, o cara que quer levar o filho para ver seu time de coração pela primeira vez gasta mais do que o cara que vai para brigar com a torcida do outro time e está cagando pro resultado.

Isso não é uma "ode" contra a torcida do Flamengo. É contra todas as torcidas, incluindo a do meu Vasco. E eles ainda brigam entre si, logo, multiplique por três ou quatro. Contando com os times até a série C, temos uma média de 200 torcidas organizadas que brigam umas com as outras e entre si, punindo somente os torcedores comuns, que são obrigados a ver pela tv o que poderiam ver ao vivo. A Inglaterra teve que passar por uma punição severa da UEFA para hoje em dia ser um dos exemplos de torcidas com os Hooligans sendo banidos dos estádios. Agora, quero ver na Copa de 2014, se não vai ter briga do lado de fora.

Tá na hora de uma mudança, qualquer mudança, para voltarmos ao tempo em que as crianças eram vistas com normalidade nas arquibancadas. Que as mulheres iam sem precisar de amigos "guarda-costas" para defende-las da torcida do próprio time. Tá na hora do torcedor de futebol voltar à modernidade e deixar a pré-história.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Primeira convocação de Mano


Para começar, quero falar sobre o técnico escolhido pela CBF. O Mano Menezes, desde que assumiu o Grêmio, fez fortes trabalhos de recomposição de grupo. No Grêmio, pegou um grupo jovem e desacreditado e levou-o a final da Libertadores, enquanto no Corinthians, que vivia o pior momento de sua história, não só o trouxe de volta a série A, como ganhou um Paulistão e uma Copa do Brasil. Mano foi uma excelente escolha, talvez até melhor do que a primeira, apesar de achar o Muricy tão bom quanto ele.
Quanto a convocação, achei ela de um modo geral boa. Alguns nomes eu sinceramente não entendi, outros concordei e em uns casos, dei graças a Deus! Vamos a lista, que o Brasil já sabe de cór!

Goleiros:

Victor(Grêmio)- Já foi comentado pelo blog! Excelente escolha para começar a luta pela camisa 1. Ainda serão testados jogadores mais jovens, que provavelmente brigaram pela titularidade da seleção olimpica e outros para brigarem pela da principal, mas o Victor larga na frente.

Jefferson(Botafogo)- Quem sabe?! Não coloquei o nome dele, porque não achava - e ainda não acho - que tenha chances para o mundial. Mas quem sabe?! É um bom goleiro e deu a volta por cima, junto com o Fogão.

Renan(Avaí)- Confesso que não conhecia o garoto antes da lista. Tinha percebido que o goleiro do Avaí era jovem, mas não sabia que tanto. Foi para ganhar experiência de seleção, visando as Olimpiadas. Excelente escolha de Mano, mostrando que ele tem uma visão ampla de jogadores, jovens, velhos, dentro ou fora do Brasil.

Laterais

Daniel Alves(Barcelona)- A convocação dele mostrou duas coisas. Primeiro, que o Mano sabe que ele é um dos melhores laterais do mundo, segundo que a partir de agora, ele vai brigar diretamente com o Maicon pela 2, com a diferença de ser dois anos mais novo. Isso vai contar no final, te garanto.

Rafael(Man.Unt.)- Mais um cravado pelo blog com chances. Não o esperava tão cedo, mas sinceramente acho que o "jogador que recusou o convite de Mano" foi o Maicon. Vai para duas coisas. Ganhar experiencia e esperar uma brecha. Tem talento e joga em um grande clube, que sabe explorar seu potencial.

André Santos(Fenerbahc)- Vai para ser o 6 de Mano. Não acho que aguenta até lá, mas porque não?! Então boa sorte e tire a uruca dessa camisa!

Marcelo(Real Madrid)- Tava na hora de levarem ele a sério. Ótimo lateral, é praticamente titular do Real Madrid. Quer mais alguma coisa?!

Zagueiros

Thiago Silva(Milan)- Vai para ganhar a titularidade e se tornar o xerife de 2014.

David Luiz(Benfica)- É algo impressionante e revoltante a quantidade de jornalista que não conhecia ele. O cara é praticamente endeusado em Portugal e os maiores clubes do mundo, correm atrás dele. Eu vi, em dois canais diferentes e em três programas diferentes, os caras nem saberem quem ele é, mesmo depois de falar que ele joga no Benfica. Tá demais hein?! Vai para brigar pela titularidade, sem sombra nenhuma de dúvida.

Réver(Atlético MG)- Nem estreou no Galo e já foi pra seleção. Ótimo jogador e tem tudo para se firmar. Não lembrei dele na primeira lista.

Henrique(Racing)- Estrela no Coritiba; lembrado até hoje no Palmeiras, foi esquecido pelo Barcelona e emprestado a diversos clubes da Europa para ganhar experiência. Quem sabe agora o Barça não abre o olho.

Volantes

Lucas(Liverpool)- Vai se firmar e brigar pela titularidade. Pode jogar tanto como primeiro, como segundo volante.

Jucilei(Corinthians)- Não entendi bulhufas. Não tem idade olimpica, nem talento para brigar pela vaga na seleção principal. Queria muito ver o Denilson, do Arsenal nessa vaga, mas como nada é perfeito...

Sandro(Inter)- Esse tem qualidade para se firmar no grupo, além de ter idade olimpica.

Hernanes(São Paulo)- O Brasil já pede ele a algum tempo, mas a verdade é que ele nunca repetiu as boas atuações do SP, na seleção. Espero que se firme.

Meias

Ramires(Benfica)- Um dos poucos remanecentes do grupo anterior, volta para brigar pela titularidade.

Éderson(Lyon)- Não conhece?! Deveria ter lido meu post a uns meses atrás e não teria ficado com cara de tacho na sua convocação!

Carlos Eduardo(Hofenhein)- Um dos que eu esqueci e me arrependo disso. Excelente meia. Tem tudo para brigar pela vaga e começa muito bem.

Paulo Henrique Ganso(Santos)- Já tava mais do que na hora dele ser convocado. De todos os "meninos da vila" ele aparentemente é o que tem mais "cabeça". Espero que se firme na seleção e não faça besteiras com a sua carreira, que está prestes a alçar vôos maiores.

Atacantes

Alexandre Pato(Milan)- Outro jovem que tem tudo para se firmar e brigar pela vaga. Espero que não perca a cabeça ao longo desses anos.

Diego Tardelli(Atlético MG)- Sinceramente, não acho que fique até lá. Mas atualmente merece ser chamado, sem sombra de dúvida.

Neymar(Santos)- A maior promessa do futebol brasileiro atualmente. Tomara que não vire um Robinho.

Robinho(Santos)- Não gosto dele. Acho muita firulira e pouco resultado. Saiu do Santos brigado e foi para o Real Madrid. Saiu de lá brigado e foi para o Man. City. Saiu de lá brigado e foi emprestado para o Santos, que já estava pronto e bem armado pelo Dorival Junior. Não fez nada na copa e foi chamado pelo nome. Não merece a camisa que veste.

André(Santos)- O menos famoso do "quarteto de meninos da vila", pagou o pato pelos outros e foi chutado para a Russia. Se quiser manter essa vaga, tem que sair de lá correndo para a Europa ou voltar para o Brasil.

sábado, 24 de julho de 2010

UPP-P Para Leão e Domenech


Depois de escrever sobre a Gávea, a "coluna" UPP vai hoje para duas figuraças do mundo da bola. São dois técnicos, com suas respectivas seleções no currículo. Um foi vice da copa do mundo de 2006 e outro já foi campeão duas vezes do Brasileiro. Mas os dois têm algo a mais em comum. Eles adoram uma briga e passam por uns anos bem ruins por onde treinam. Por isso agora lanço a UPP-Personalizada!

Leão já está no meio de polêmicas há algum tempo. Volta e meia era demitido de um clube por rachas com a diretoria, jogadores ou torcida. Fez um trabalho rápido e conturbado na Seleção canarinho e teve seu auge como treinador na sua segunda passagem pelo Santos, onde treinou a geração de Robinho e Diego, levando o campeonato Brasileiro de 2002. De lá pra cá foi só briga, tendo seu mais novo capítulo na última quarta-feira em Salvador. No final do jogo entre Goiás (seu atual clube) e Vitória (o mandante), Leão partiu para cima dos árbitros. Mas antes de chegar até eles, um radialista o interpelou e os dois começaram a trocar empurrões e pontapés. Ninguém sabe o que o radialista falou e as gravações misteriosamente sumiram. Mas se fosse um cara mais calmo, tipo o Caio Junior, ninguém duvidaria dele. Mas como é o Leão...
Segundo o treinador, ele foi insultado pelo jornalista, que ficou instigando-o a brigar e depois de terem sido separados, o mesmo veio atrás dele. Segundo o Radialista, ele só perguntou se o treinador havia gostado da partida e apanhou de graça. Os dois estão mentindo, sem dúvida nenhuma. Resultado: Cana para ele, He-Man, Romerito e Marcão. E nada das fitas com o áudio da briga aparecerem...

Quanto ao Domenech, esse foi a figuraça lado B da copa. Fez merda desde as Eliminatórias, quando não tinha um time muito bom e não tentou nada de novo para melhorá-lo. Ai chegou na convocação para a copa e não chamou os jogadores do signo de Escorpião. Porque? Porque ele é louco, esse é o porque. Ele teria barrado Pelé e Maradona por isso, dá pra acreditar?!
Barrou jovens jogadores como o Benzema e o Nasri, não sei se foi pelo signo, mas fez merda. Acreditou em um esquema que deu certo com o Zidane, sem contar que não tinha mais o próprio no time. Saiu de forma ridicula da Copa, perdendo o time antes mesmo do terceiro jogo e se recusou a cumprimentar o Parreira, treinador da seleção anfitriã, por birra.
Para fechar o caixão do cidadão, começou a soltar merda no ventilador sobre tudo da seleção francesa, incluindo que não pôde treinar a seleção em 2006, porque o Zidane mandava nela. Graças a Deus por isso, já que o "treinador" Zidane levou a França até a final. Agora ainda disse que vai entrar na justiça por eles terem apresentado o novo treinador antes do término do seu contrato. Cara, contanto que eles paguem seu salário até o fim, você não pode reclamar de nada referente ao seu sucessor.

Então, aqui vai minha sugestão aos dois treinadores. A instalação de uma UPP-Personalizada garante a paz, nem que seja na porrada, aos treinadores, jogadores, torcedores, juizes e todos os envolvidos com essas pessoas - os livrando de seus temperamentos difícies e seus egos inflados!

Ps: Agora o Benzema e o Ribéry foram acusados de terem relações com prostitutas e não pagarem a conta. Alguém manda um VT do caso Bruno para eles, porque parece que jogador de futebol não aprende mesmo!

UPP na Gávea!

Sábado passado estava passando pela Gávea, por volta das 3 da manha, quando vi, logo depois do clube Flamengo, duas patrulinhas, um caminhão e dois tanques do exército. Cheguei rapidamente à conclusão óbvia: "Vão invadir o Flamengo!". Para quem não sabe o que significa a sigla UPP, é Unidade de Policia Pacificadora - uma manobra do estado do Rio, que visa acabar de uma em uma, com as favelas no rio. Claro que com os bandidos que lá habitam, porque as favelas não vão deixar de existir. Além de serem "problema" da prefeitura e do "Favela Bairro", mais um programa... deixa pra lá.

Voltando ao assunto, claro que o exército não estava ali para invadir o Flamengo, foi só uma brincadeira com os flamenguistas presentes no carro e agora com vocês mas, aquilo me fez pensar algumas coisas sobre o Flamengo atual. Depois da conquista do título brasileiro do ano passado (penta ou hexa, caguei para isso), o clube vem ladeira abaixo após um campeonato carioca frustante para a torcida. O famoso "Império do Amor" saiu e entrou o "Império do Mal" em seu lugar. Adriano se mandou para a Roma, Vágner Love voltou para a Rússia e o goleiro e ex-capitão Bruno pode ser anunciado em breve como o camisa 1 do time que conta com Fernandinho Beira-Mar no ataque.
Agora, vamos aos erros de estratégia do Flamengo: Para começar, não devia ter aceitado o contrato de 6 meses de Adriano. Ficou muito claro para a torcida que ele queria umas férias e, assim que acabasse o contrato, voltaria ao futebol europeu. Isso ficou feio para todos - Adriano, Flamengo e torcida. Só quem aparentemente ganhou com isso tudo foi o Roma, que contratou um ótimo atacante a custo zero. Resta saber se ele vai corresponder no campo ou na night romana!

Vágner Love veio cheio de amor para dar, dizendo que era o clube da vida dele, blá blá blá, e... voltou pra Rússia, já que os russos são donos do passe dele. Cara, se você quer manter um jogador, você tem que fazer por onde. Não jogar a responsabilidade no cara dizendo algo como "resolve ai com os caras, porque a gente te ama também". Assim, Love declarou que se sentia triste em Moscou e queria continuar no Brasil. Qual foi a resposta dos russos? FODA-SE! Se não pode pagar, vai ter que voltar. Simples assim. Mais uma vez, feio pro Flamengo, feio para a torcida, feio pro Love e feio para a relação entre Flamengo e CSKA Moskou, que vai pensar um milhão de vezes antes de emprestar outro jogador para a Gávea.

Agora, de todos, o Bruno foi o que fez mais merda, sem dúvida nenhuma. Para começar, já 'começou' errado. O cara é casado, tem duas amantes e é conhecido por dar "orgias" cheias de prostitutas entre os jogadores. Resumindo, ou ele é um garanhão, ou ele é burro demais. Porque, com tanta mulher assim, uma hora vai dar merda. Um presente a mais, um qualquer errado ou um filho na barriga de outra, vai dar merda!
E deu! Vou narrar como se fosse numa rádio: Uma das amantes engravidou, Bruno negou, ela cismou, eles discutiram, entra na briga a mulher titular, Elisa foge com medo, Bruno chama "Macarrão amor eterno" no banco. Macarrão chama Elisa pra um conversa e... a verdade é que ninguém sabe o que aconteceu direito. Todo mundo tem sua teoria, mas ninguém sabe. Agora, que o Bruno fez merda fez, resta ver se o tempo vai fazer ele pagar por isso.
Entretanto, outros ventos sopram na Gávea. Zico, o maior idolo da história rubro-negra, voltou para ajudar na reformulação do elenco. Tanto a curto quanto a longo. Resta saber se a diretoria vai aguentar isso, com a torcida reclamando, e com toda razão, de ver Val Baiano como a grande contratação de meio de ano.

terça-feira, 20 de julho de 2010

De volta ao que realmente interessa


Finalmente está de volta nosso querido Campeonato Brasileiro. Ficamos um mês sem sentir a verdadeira emoção do futebol. Tudo bem, foi bom também acompanhar os jogos da Copa do Mundo. Mas convenhamos, quem não torce mais pelo seu time de coração do que pela Seleção Brasileira?

Além disso, não há nada melhor do que poder dar aquela sacaneada no adversário ou no rival que foi derrotado. Na Copa não existe isso. Você pode até secar a Argentina, no máximo, mas não vai conseguir rir e apontar o dedo na cara de um argentino com a mesma facilidade do que de um flamenguista, vascaíno ou botafoguense.

Eu, por exemplo, não sei como aguentei esperar esse tempo todo, sabendo que meu Fluminense tem grandes chances de ser campeão Brasileiro. Não sei o que seria de mim se não pudesse olhar para um flamenguista e rir de cada derrota deles (Viva Montillo; Cabañas eterno). E se Deus quiser, esse anos eles caem para a segunda divisão. O Vasco coitado, nunca faz mal pra ninguém e se acostumou a ser vice, isso quaaaaaaando chega em alguma final. Acabou de voltar à elite do futebol brasileiro, mas não montou um time adequado para disputá-la e se duvidar não vai brigar nem pela Sul-americana. Tem mais algum time grande no Rio? Acho que não, né.

Pois bem, a Copa do Mundo é legal no início, quando você ainda está vivendo aquela empolgação de quatro anos de espera. Mas, conforme o tempo passa, a saudade de ir aos estádios aperta. Sem contar com as discussões fanáticas, movidas somente pela emoção e sem um pingo de razão. Não tem como não se envolver com isso. Então, digo com a maior propriedade. Que mané Brasil, eu sou é Fluminense!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Saldo Final - Fecha a conta e passa a régua!


Encerrada a Copa de 2010, o povo brasileiro só quer saber da Copa de 2014. Nada mais natural para uma nação que se une somente de 4 em 4 anos. Agora, é ver os erros e acertos para iniciar a nova campanha que, segundo o Teixeirão, durará 6 anos. Algo que eu seriamente duvido. A minha idéia neste post é falar somente dos 23 jogadores, do técnico e do assistente, para não me alongar demais.

Goleiros:
Julio Cesar - Não teve a participação que o povo quis, nem que o mundo esperava. Provavelmente segue com a camisa 1, mas deve ter a sombra de um goleiro jovem sempre por perto.

Gomes - Excelente goleiro, mas vai continuar sendo preterido por JC e por um goleiro mais jovem. Mas, se as coisas apertarem, pode vestir sim a camisa 1.

Doni - Sem dúvida nenhuma, encerrou sua participação na história da seleção. Provavelmente o pior goleiro que a seleção teve na última década.

Apostas, chutes e tiros no escuro:
Victor, Cassio, Renan e Diego Alves.


Laterais direitos:

Maicon - Não foi perfeito, mas foi muito bem, comparado ao resto do time. Vai continuar disputando a camisa 2 com o Daniel Alves.

Daniel Alves - Não jogou em sua posição de origem nenhuma vez na copa. Não teve uma participação ótima, mas também soube aproveitar as brechas de um elenco fraco. Segue com prestígio e disputando a vaga com o Maicon.

Apostas, chutes e tiros no escuro:
Rafael.


Laterais esquerdos:

Michel Bastos - Muita gente o considerava como o ponto fraco da equipe. Jogou muito melhor do que o esperado, mesmo estando completamente fora de posição. Vai concorrer a uma vaga no meio-de-campo em 2014.

Gilberto - Jogou?! Não vi. Mais um que encerrou a carreira na seleção.

Apostas, chutes e tiros no escuro:
Marcelo e Filipe Luis.


Zagueiros:

Lúcio - Infelizmente o capitão não dura para sempre. Suando sangue, foi um dos pilares da seleção e, sempre que precisava, se aventurava no ataque, dando um pouco de calor à seleção fria e previsiva. Deve ser chamado para um ou outro amistoso para encerrar a carreira na seleção.

Juan - Mesmos comentários do Lúcio para ele.

Luizão - Bom zagueiro, acho que nem entrou na copa. Pela idade, não deve permanecer no grupo para 2014.

Thiago Silva - Provavelmente será o único remanecente da zaga. Tem tudo para ser o novo xerife da nova defesa brasileira.

Apostas, chutes e tiros no escuro:
David Luiz, Alex Silva, Miranda, Rafael Tolói e Pedro Geromel.


Volantes:

Gilberto Silva - Muita gente reclama dele, mas ainda acho que ele cumpriu bem o seu papel. Meu avô sempre me disse que cabeça-de-área bom é aquele que a gente não escuta o nome, porque se escutar, é que ele fez merda. Você escutou o nome dele?! Então acho que ele cumpriu bem o papel. Não deve seguir na seleção, mas sai pela porta da frente, junto com o Lúcio e o Juan.

Felipe Melo - Bomba relógio! Se continuar no grupo, desisto de vez da seleção.

Kléberson - Quem?! Foi pra copa?! Só os flamenguistas ficaram felizes com isso. Sai e com uns 8 anos de atraso.

Josué - Foi sua primeira e última copa. É um bom volante, nada além disso.

Apostas, chutes e tiros no escuro:
Lucas, Denilson, Sandro e Souza.


Meias:

Kaká - Jogou lesionado e sem substituto. Tem idade e talento para seguir na seleção, tomara que tenha fôlego.

Elano - Jogou pouco, mas jogou bem. Deve seguir na seleção, mesmo não sendo o melhor na sua posição.

Ramires - Segue no grupo e ponto.

Julio Baptista - Quando foi exigido, nada fez. Gosto dele, mas acho que tem melhores.

Apostas, chutes e tiros no escuro:
Diego, Ganso, Philipe Coutinho, Hernanes e Carlos Eduardo.


Atacantes:

Luis Fabiano - Foi bem, mas para um centroavante da seleção brasileira foi mal demais. Tá certo que a gente tá acostumado ao Ronaldo e ao Romário, mas podia ao menos ter tentado mais. Seu futuro é incerto, dependendo da qualidade dos novos nomes no ataque.

Robinho - Segue com prestígio, algo que eu não entendo. Não acho o Robinho "todas essas coisas" não. Sempre fez merda nos clubes e saiu pela porta dos fundos. Sabe driblar, reclamar e firulitar... só! E o Neymar vai acabar sendo banco dele em 2014, dá pra acreditar?!

Nilmar - Ele é bom e o Dunga só o colocou nas roubadas. Mesmo assim se saiu bem, mas vai ter que brigar com a garotada pela vaga.

Grafite - Mais um que foi para não voltar.

Apostas, chutes e tiros no escuro:
Neymar, Keirrison Fred e Pato.


Técnico e Assistente:

Mesmo não sendo os únicos responsáveis pela queda, Dunga e Jorginho mancharam suas excelentes carreiras como jogadores depois dessa participação na copa. Principalmente devido à ignorância em que eles trataram todos que discordavam deles. Saem pela porta dos fundos. Que o povo tente lembrar da copa de 94, pra ficar um pouco melhor com eles.

Apostas, chutes e tiros no escuro:
Os mesmos nomes de sempre, que a imprensa já vem falando. Sinceramente, não acho que o Felipão deva aceitar mas, se ficar ruim, é só chama-lo de novo, às pressas para a copa! Achei interessante o fato do Parreira como coordenador. Vamos ver se o Ricardo Teixeira acerta dessa vez!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Vice de novo...

Já estou acostumado com essa frase. Sou vascaíno e sempre que alguém quer sacanear os vascaínos fala isso. O Vasco não é o maior vice brasileiro, nem carioca na verdade, "títulos" esses conquistados por Grêmio e Flamengo, respectivamente. Mas como todo sangue de barata lembra, o Vasco é o segundo colocado nas duas listas...

Mas vamos ao assunto do Post. Sinceramente, gostei dessa copa. Ela começou com todos falando que o futebol "arte" havia morrido; que não havia mais lugares para os "bobos" do futebol, que só pensavam em atacar; que o "Ferrolho Italiano" da Inter de Milão, sem italianos, era o futuro do futebol; e o que se viu foram os times retranqueiros caindo um por um, e o futebol arte mostrando seu valor. Mas também não vi nenhuma seleção, ou jogo, que chegasse perto da seleção brasileira de 70, então não vamos ficar tão empolgados.

Vi uma Argentina jogando sem medo e quebrando a cara para os alemães. Vi a Alemanha jogando com 3 meias, correndo atrás do resultado e quebrando a cara de todo o mundo, que pensava que "não havia vida, pós-Ballack". Vi um festival de botinudos, que mais parecia um jogo de quarta-feira do Brasileirão. Vi o Brasil cair, o povo chorar. Vi um atacante defendendo a meta, como se fosse o goleiro, para alguns segundos mais tarde ter seu nome eternizado pelo erro do adversário... enfim, vi muita coisa nessa copa. Na verdade vi replay, porque meus antigos chefes não gostam de futebol... deixa pra lá!

Mas tiveram algumas coisas que me empolgaram nessa copa. A primeira foi a incrível participação dos Sul-Americanos. Não estou falando do Brasil ou da Argentina, claro. Para esses era praticamente uma obrigação fazer um papel bonito na copa. Não conseguiram, mas pelo menos tentaram (ou não, outro post!). Estou falando do Paraguai, Chile e principalmente Uruguai. O Chile caiu para o Brasil, mas na fase de grupos, chegou bem perto da primeira colocação, ficando atrás da Espanha no desempate por confronto direto. O Paraguai caiu contra a Espanha, futura campeã, por 1x0 e o Uruguai recuperou o respeito da Celeste Olimpica ficando na quarta colocação e ainda ganhou por tabela com o melhor jogador do mundial, Diego Forlán. Essas seleções fizeram uma história na África do Sul e te garanto que irão dar mais trabalho na próxima Copa América.

Agora vou falar sobre o título. A Espanha mereceu, e muito, o caneco. Jogou um futebol mais lúdico, que dava vontade de ver. Quando eliminaram a Alemanha, ficou claro que ela ia ganhar. Até então, a Alemanha era a seleção que vinha jogando melhor. Mas como futebol não é matemática, o mundo parou para ver o jogo. E não deu outra, Espanha campeã, na sua primeira final de Copa do Mundo. Mas, e o Vice?! Bem, o vice é na verdade tri-vice, com três finais e zero títulos. Coitados dos Holandeses, sei muito bem o que eles estão passando.

A Holanda tinha um time bom. Principalmente o Snaijder, que jogou muito nessa copa. Mas a Espanha tinha mais time. Só parando para pensar, tenta lembrar a escalação da Espanha. Você lembra de pelo menos 8. Sem pensar muito. Agora vai para a Holanda e, se você passar de 5, você realmente gosta de futebol!

Parabéns para a Espanha, que calou a boca de muita gente e eternizou o Paul! Parabéns para a Holanda também, pelo caminho trilhado. Parabéns para a Alemanha, que virá com tudo para a Copa no Brasil. E parabéns para o Uruguai e seu goleiro nas horas vagas, por mostrar que o futebol não é dois mais dois, como todo mundo falava no início da copa.

Abraços!


PS1: Em uma situação hipotética, Vasco e Holanda na final de um campeonato, quem ganha?! Meu chute vai para empate no tempo regulamentar, na prorrogação, nos penaltis e a moeda do juiz, ainda cai em pé!


PS2: Alguém viu a Itália nessa copa?! Porque a França a gente viu pelas fofocas, já que a participação deles no mundo parecia uma inter-temporada do Flamengo, mas no campo nada. Agora a Itália, amigo, só lembrei dela quando vi o Cannavaro com a taça na final. Sinistro para duas seleções campeãs do mundo sairem tão cedo e tão feio da copa.


PS3: A seleção da Nova Zelândia foi a única invicta da copa. Olho neles para a próxima! Aham, quem sabe na copa de 2090, eles passam da primeira fase!


PS4: Na próxima convocação da seleção, vai ter o David Luiz, zagueiro do Benfica, o Lucas e o Denilson, volantes do Liverpool e Arsenal respectivamente e, claro, que o Neymar e o Ganso. Agora, ninguém pensa em barrar o Robinho depois do "siricutico" que o "firuliro" deu! E tem mais, o ataque deve ser o Robinho e um centroavante, com o Neymar no banco. Ah não, tá dificil de aprender alguma coisa no mundo do futebol.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

França: a maior mentira do futebol


A Copa do Mundo da África do Sul terminou. Durante um mês tivemos futebol quase todos os dias. Ficamos putos com o Dunga, vimos surpresas, fatos históricos, polvo vidente, etc. Porém, hoje estou aqui para falar especificamente de uma seleção. Ela participou dessa Copa, é campeã do mundo, mas para mim não merece estar nesse seleto grupo: a França.

Na minha humilde opinião não existe pior seleção que a França. Esse status que ela ostenta de “uma das grandes” do futebol mundial não passa de uma invenção da mídia futebolística por algumas vitórias desmerecidas e pelo fato de o país ter como jogador um dos melhores que eu já vi jogar, que por sinal é argelino naturalizado francês. Ou seja, a França é apenas isso, qualidades esporádicas.

Platini foi o pioneiro, conseguiu levar a França a inacreditável 4ª colocação em 1982. Dezesseis anos depois apareceu para o mundo o melhor jogador local de todos os tempos: Zinedine Zidane. Posteriormente apareceu Thierry Henry, mas que mostrou seu futebol em apenas alguns breves anos. Por fim, o último que merece ser colocado na lista dos melhores franceses é Ribery. Todos os outros, volto a repetir na minha opinião, não passam de jogadores medianos que só teriam vaga em times de segundo escalão na Europa. Isso mesmo, Trezeguet, Anelka, Thuram, Vieira, Djorkaeff, Benzema, Cisse e todos outros, que não vou ficar citando aqui pela enorme quantidade, são jogadores medíocres.

Você pode falar: “Ah, mas a França foi campeã do mundo em 98 e campeã da Eurocopa de 2000”. Concordo, mas vamos raciocinar. Em 98 a França foi passando de fase ajudada com erros de arbitragem e pegou na final uma Seleção Brasileira completamente apática, que praticamente não entrou em campo. Aí, é claro que o gênio do futebol, Zizu, aproveitou para entrar para história do país marcando 2 gols na final. Em 2000 a situação foi exatamente a mesma, a diferença foi o adversário. A Itália, que vinha fazendo bons e difíceis jogos, um deles contra a candidata ao caneco, Holanda, estava irreconhecível na final. Depois de abrir o placar, praticamente abandonou o jogo. Tanto fez que conseguiu tomar o gol da França aos 45 minutos do segundo tempo e tomar a virada no gol de ouro da prorrogação.

Na Copa do Mundo de 2002 a França mostrou quem realmente é: foi eliminada na primeira fase sem marcar nenhum golzinho sequer. Em 2006 até conseguiu montar uma seleção em que o entrosamento e a união da genialidade de Zidane com o bom momento de Henry conseguiram leva-la até a final, um time melhor do que o campeão de 98. Agora, na Copa da África, mais uma vez a França “deu as caras”. Foi eliminada novamente na primeira fase com a incrível marca de um gol marcado e em último lugar em seu grupo, ficando atrás inclusive da “fortíssima” África do Sul. Além de que os “Blues” não deveriam nem participar da mesma, pois roubou a Irlanda com um gol irregular, o qual Henry, já em decadência no futebol, dominou a bola com a mão para fazer o passe que saiu o gol da classificação.

Acho ainda, que a Holanda é uma das maiores injustiçadas do futebol, pois sempre foi muito melhor que a França, seja em elenco ou em colocação em copas, mas nunca conseguiu um título que a fizesse ter uma imagem engrandecida pela mídia. Portanto, essa historinha de que a França está entre as melhores seleções do mundo não passa de uma mentira, que de tanto ser repetida acabou se tornando verdade.

sábado, 3 de julho de 2010

Tô torcendo para a Argentina!


É verdade. Depois de mais uma eliminação precoce da seleção canarinho, decidi que vou torcer para los hermanos e sabem porque? Porque eles são nossos irmãos - já que, se fossem amigos, a gente já não falava com eles há séculos. Eles têm a maior figura da copa, D. Diego Maradona, não só no shape e no ego, como também por não ter papas na língua e falar o que bem entende, coisa cada vez mais rara no futebol. Eles têm o melhor jogador do mundo atualmete, e dá gosto de ver o Messi jogar.
No início do ano fui à Buenos Aires. Foi a minha primeira viagem para fora do Brasil e simplesmente adorei. E sabem qual era a pior coisa de lá?! Os turistas brasileiros, com um ar de superioridade e arrogância, que dava raiva de ver. Cara, se você é um turista, você tem que respeitar os locais! Ou alguém realmente acha que um argentino quando chega no Brasil sai zoando, desde o aeroporto? Se ele fizesse isso, não ia durar dois dias, até perder as calças para um traveco na Glória ou coisa bem pior...beeeeem pior.
Sabe, essa copa teve um momento que vai ficar marcado para sempre na minha memória. Se eu não me engano, foi no último jogo da fase de grupos, quando o Palermo entrou e fez um gol, o mundo todo comemorou. Prova disso é o texto do Lédio Carmona em seu blog. O cara tem 36 anos e há algum tempo é um dos melhores atacantes argentinos, mas nunca era lembrado na lista de convocação para a copa. No ano passado, quando a Argentina estava precisando mais do que nunca de um artilheiro para garantir a classificação, quem fez o gol? Aguero, o genro? Tevez, o Belo? Milito, o italiano? Higuain, El poste?! Não! Foi o Palermo, que empurrou a bola para o fundo das redes e garantiu a classificação! E quando chegou o momento da lista final, Maradona tinha muitos atacantes, mas mesmo assim levou seu "xodó", mesmo que fosse para participar de um jogo, ou nem isso, ele estava feliz, só de estar entre os 23. Mas aos 35 do segundo tempo, quando Martin Palermo entrou, o mundo torceu junto para que ele fizesse o seu. Ele o merecia e o teve. Tá ai a coerência! O bendito carma que a Argentina vem trazendo. Enquanto isso, o nosso carma era aguentar o Felipe Melo, sabendo que ele era uma bomba relógio.
Acho que a nossa arrogância em sermos os melhores do mundo há anos, nos fez parar de pensar que nem sempre as coisas vão ser assim. Nem sempre o Brasil vai ganhar e nem sempre o mundo vai se curvar aos nossos pés. Talvez seja o ano da Argentina, talvez da Alemanha, talvez enfim a Espanha ou a Holanda desencantem ou o Uruguai vença uma copa depois de 60 anos; talvez. A única certeza que eu tenho é que o Brasil só pode ser hexa em 2014, então vou parar com essa hipocrisia e vou declarar minha torcida para a seleção hermana! No pior dos cenários, eu passo um pouco de pé frio (ou seria "Mick Jagger") para eles! Viu, saio ganhando do mesmo jeito!

A seleção não tem preço.


Triste é o brasileiro que nasceu na década de 70. A seleção tinha 3 títulos, sendo o último com a considerada melhor seleção da história. Essas pessoas não viram o tricampeonato e demoraram 24 anos para ver a seleção levantar o caneco mais uma vez. Para eles, a seleção brasileira vivia de glórias passadas e times que empolgavam, mas não chegavam lá. Eles aprenderam, de um jeito bem duro, que o Brasil nem sempre ganha uma copa.
Mas aí veio a geração de 80, mais especificamente a geração da segunda parte da década, que não viu a copa de 90, mas começou a ver futebol na de 94. Viram a de 98, como se fossem torcedores fanáticos e acabaram tristes por um vice, mas viram a redenção de 2002, com mais um título e a terceira final seguida. Esses torcedores adquiriram um problema terrível ao longo das copas. Eles simplesmente não sabem perder. E o pior, eu faço parte dessa geração e concordo com isso! Depois de três finais seguidas, o Brasil cai de novo nas quartas de final?! Como assim?! Já estava esperando uma folga na terça, já estava pensando onde veria a final e cogitando se era melhor pegar a Argentina, a Alemanha ou a Espanha. Eu já estava...bem, eu estava, agora não estou fazendo nada disso. Estou, de novo, vendo a copa como um espectador que, por ser apaixonado por futebol, não consegue perder um torneio desses, mesmo signifcando que vai doer meu peito ver mais uma final sem o Brasil.
Agora, por favor, se o Brasil vai entrar em "hibernação" por mais 16 anos, tratem de montar uma seleção bem tosca, para o povo nem tentar torcer por eles. O Dunga fez isso, mas a gente ainda acreditava.
Sinceramente, sabem o que eu acho?! Tá faltando alguém como o Romário, como o Edmundo, como o Maradona. Um cara metido a besta, que fala o que dá na telha, marrento, mas ao mesmo tempo "fodarástico". Que faça por valer a camisa que veste. Não a Armani de 1000 euros, mas a da seleção, que não tem preço.

Ps: Alguém acha que Felipe Melo, Doni e Kléberson têm futuro na seleção?! Alguém mais tá de saco cheio do Ricardo Teixeira e quer um técnico de verdade para a próxima copa?! Alguém mais quer fazer uma estátua do Lúcio?! Alguém mais quer dar um "pedala Robinho" no próprio pra essa biba parar de reclamar e jogar futebol?! Alguem mais quer falar para o Kaká orar menos e jogar mais?! Sei lá hein...acho que os denominadores comuns estão tão obscenos que se a seleção perder a copa de 2014, vai rolar uma rebelião nacional...