domingo, 28 de novembro de 2010

Façam suas apostas! Palpites, previsões e sei-lá-o-que-mais para a penúltima rodada.

Tá acabando, meus caros. Mas a maravilha de se falar de esportes é que você não para o ano inteiro. Depois tem as reformulações de elenco, futebol internacional, basquete, vôlei, etc e etc. Mas o Brasileirão-2010 ainda não acabou. E quando acabar, ainda vai faltar as eleições e votações dos melhores do ano. Mas antes disso, vamos aos palpites:


Atlético GO X São Paulo - O Atlético precisa da vitória para se distanciar da "zona da morte" e o São Paulo deve fazer testes no elenco, pensando no ano que vem. Não acho que vai ser uma parada dura para o Atlético, apesar do São Paulo ainda estar meio puto com o xilique do Richarlyson no jogo anterior. Acho que dá Atlético GO, que dá um passo importante para se garantir na Série A.

Corinthians X Vasco - O Vasco já entrou de férias. Logo agora, que o Carlos Alberto começou o semestre e o Ramon voltou da vigésima lesão que teve durante o ano. PC Gusmão já confirmou que vai mandar uma garotada para o jogo, visando o ano que vem. Já o Corinthians, com ou sem Ronaldo vai meter um sacode no meu querido clube cruz-maltino. Mesmo doido por ter perdido pontos preciosos contra o Vitória(e ainda poderia ter perdido o jogo) o Timão vai jogar tudo que sabe nessas duas rodadas finais do Brasileirão.

Internacional X Vitória - Desafio indigesto para o Vitória. Jogar no Beira-Rio, contra o time titular que vai disputar o Mundial, precisando da vitória para sair da zona de rebaixamento, deve ser uma coisa muito difícil de se fazer, mas o rubro negro baiano, simplesmente terá que fazer. Eu acho que dá Inter, nesse primeiro "amistoso-completa-tabela", mas não ficaria impressionado se o Vitória ganhasse.

Flamengo X Cruzeiro - Dei uma olhada para as opções de escalação do Luxemburgo e decidi o meu palpite. Vai dar Cruzeiro! Com o Flamengo precisando ou não, não dá para escalar um atacante só - e em péssima fase - para jogar contra um time tão aplicado como esse do Cruzeiro. O Luxa tá entrando para não perder, enquanto o Cuca e seus comandados, estão entrando para vencer, vencer e vencer. No máximo um empate, mas não apostaria nisso.

Atlético MG X Goiás - O Goiás ressurgiu das cinzas ao bater o Palmeiras na Sul-Americana. Mas agora que está oficialmente rebaixado e com um jogo importantíssimo na quarta, duvido muito que dará trabalho para o Atlético. Este, no entanto, também renascido depois da chegada de Dorival Jr, tem tudo para se livrar do "fantasma do rebaixamento" já nessa rodada.

Avaí X Santos - Tem jogos que são meio doidos de se prever. Vamos analisar com calma os dois: O Avaí precisa da vitória, joga em casa e vem embalado de duas vitórias importantes. Já o Santos está praticamente de férias, pensando na Libertadores do ano que vem e com meio time no estaleiro, mas na última rodada, o alvinegro praiano meteu 4x1 no Goiás, lá no Serra Dourada e jogou uma pá de cal no sonho da permanência. Chuto Avaí... só por chutar mesmo!

Guarani X Grêmio - Ao entrar na página inicial do globo.com, li a seguinte chamada - "Mancini resume estratégia do Guarani". Antes de ler a matéria , pensei "construir uma máquina do tempo e voltar umas rodadas atrás, quando estava beeeem mais tranquilo". Não! A estratégia era suar sangue. Duvido muito. Acho que dá Grêmio, que vem jogando um bolão com o Renato "Gaúcho" Portaluppe e mais um garantido para Série B 2011!

Ceará X Atlético PR - Mais um jogo difícil de analisar. O Ceará está em uma marola danada, mas é o último jogo diante de sua torcida e os jogadores podem entrar empolgados para ganhar um crédito com a galera. Enquanto isso, o Atlético precisa da vitória para continuar na briga pela "quase vaga" para a Libertadores. Só que dependendo do Paulo Baier para salvar o mundo, fica difícil. Não por ele ser um jogador ruim, muito pelo contrário, mas o time tem que começar a jogar melhor, e depender menos dele. O Flamengo dependia do Pet, o Corinthians do Ronaldo, o Vasco do Carlos Alberto... e olha o que aconteceu?! Chuto empate, para ficar em cima do muro!

Botafogo X Prudente - O Fogão precisa desesperadamente chutar a inhaca de lado e humilhar o já rebaixado ex-Barueri. Acho que vai fazer isso, mas não sei se vai entrar no G4. De qualquer jeito, pelo menos o Botafogo lutou para a Libertadores e não, contra o rebaixamento este ano.

Palmeiras X Fluminense - O jogo mais comentado da semana, com pedidos de entrega e de ética para tudo quanto é lado, ao meu ver só pode dar um resultado - A vitória do Fluminense. Mas não por entrega ou por qualquer outro motivo ligados a armações e falcatruas, vai dar Fluminense por motivação. Primeiro, o time do tricolor é melhor, tanto em campo, quanto no papel do que o Alviverde. Segundo, o Palmeiras vem de uma derrota sofrida e vai estar com a moral lá na PQP, ainda pensando no jogo dessa quarta. Acho que só acorda da ressaca no último jogo, até porque, não iria acordar para ajudar o Corinthians. A nota boa é que pela primeira vez o Fluminense virá com força total. Fred, Conca, Deco e Emerson jogando e o Belletti não!

Gostaram, concordam, discordam, comentem, sei lá! Abraços!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Blocos do final de campeonato

1° - "Quem Quer Ser Um Campeão?":

O primeiro trio é formado por, claro, Fluminense, Corinthians e Cruzeiro. O primeiro goleou o capenga São Paulo, com direito a um golaço de Conca, digno dos melhores do campeonato (tanto o gol, quanto o jogador). O segundo suou pra conseguir um empate "safado" contra o Vitória, em Salvador. Ainda acho que não foi impedimento do Júnior, atacante do Vitória, e pelo que eu vi, o Corinthians vira um time sem nada demais, quando o Ronaldo sai do jogo. É impressionante a "ronaldodependência" corinthiana. Mas deixa pra lá e vamos falar do Cruzeiro. Meteu 3x1 no meu querido Vasco da Gama ainda no primeiro tempo e deixaram rolar no segundo. Só não entendi o excesso de pancadas, distribuídas de ambos os lados. O jogo já tinha praticamente acabado no primeiro tempo, então distribuirão porrada pra que? Aposto no Fluminense, ainda mais agora que embalou e o Ronaldo se machucou.

2° - "Lutadores da Vaga Provisória":

O segundo bloco de trio é o seguinte: Grêmio, Atlético PR e Botafogo. O Grêmio deu um passo muito importante batendo o Atlético PR no sábado em um daqueles jogos de 6 pontos. Venceu e roubou a vaga no G4. O Botafogo não conseguiu superar o mesclado pré-Mundial do Internacional e perdeu no Engenhão. Porra... tem coisas que só acontecem com o Botafogo! Sinceramente acho que essa vaga provisória fica pro Grêmio, que tomou uma injeção de moral com o Renato "Gaúcho" Portaluppi. O Botafogo é muito azarado para conseguir essa vaga e o Atlético precisa de um atacante novo. Ficar contando com o Paulo Baier como armador, capitão, lateral, volante, atacante, técnico, massagista e presidente do clube é demais pro velhinho!

3° - "Dupla do Ano Que Vem":

Santos e Internacional já estão com suas cabeças em 2011. Na verdade isso tá errado, porque o Mundial do Inter, contra a Inter (de Milão) ainda vai ser nesse ano; mas em relação ao campeonato Brasileiro eles não querem mais nada. Na verdade isso também é mentira, o Neymar ainda quer aparecer e ficar cantando as Panicats... deixa pra lá.





4° - "Vi a Banda Passar":

O maior de todos os blocos, contém quatro integrantes; São Paulo, Palmeiras, Vasco e Ceará. o São Paulo ainda tinha uma chance matemática, daquelas uma em um milhão, de ir para a Libertadores. Alugou seu estádio pro Paul McCartney e tomou um sacode de 4x1 do agora líder Fluminense, olê olê olê. O Palmeiras mandou e avisou que vai mandar para os próximos dois jogos uma garotada e uns reservas, para poupar os titulares para a Sul-Americana. Lembrando que se ele ganhar essa parada, Grêmio, Botafogo ou Atlético PR, vão ficar chorando por correr tanto a toa. O Vasco, desde que perdeu para o Fluminense já tá em clima de natal; distribuindo pontos para tudo quanto é lado e o Ceará, desde que garantiu na Série A do ano que vem, tá "tranquilão" também!

5° - "A Dois Passos do Paraíso...":

Essa dupla prometia muito, muito, mas muito mais do que fez. O atual campeão nacional e um dos elencos mais badalados do primeiro semestre, ainda não se garantiram na Série A do ano que vem. Flamengo precisou do Diego Maurício para salvar a galera (sinais de tempos tenebrosos na Gávea) e ainda corre atrás do "Andrade" perdido. O Atlético MG melhorou demais desde que o Dorival Junior assumiu o clube, mas também demorou demais para demitir o Luxemburgo, que já foi técnico do Real Madrid, mas hoje em dia tá mais para o Belleti dos técnicos (caro e não vale nada!). Duvido que algum dos dois caiam, mas ninguém esperava um campeonato tão tosco dessa dupla.


6° - "Virgens de 40 anos":

Esse nome não tem nada a ver, exceto com a pontuação do trio. Ih, é um bloco com três, não um tri-elétrico para os micareteros. Mas vamos lá. Dos três, pelo menos um cai. Talvez dois, mas duvido muito, acho que só um mesmo. Atlético GO, Avaí e Vitória disputam essa nada honrosa vaga para a Série B, um correndo atrás do tempo perdido (Como o Vitória) outro acendendo a luz, depois do apagão (Avaí) e por último um que estava sempre por lá, mas agora quer ficar (Atlético GO). O caminho dos três é até meio parecido e inclusive tem uma batalha dos desesperados no Barradão na 38° rodada, entre o Vitória e o Atlético GO. Quem ganhar essa fica mais longe da forca e quem perder, obviamente mais perto.



7° - "Bloco do Eu Sozinho":

O Guarani ainda não caiu, mas tá com uma cara... Tem o pior saldo de gols e número de vitórias dos que ainda brigam pra ficar e ainda vai encarar o Grêmio (que ainda vai estar brigando pelo G4) e o Fluminense (que ainda vai estar brigando pelo título). Parece que tá com saudade da Ponte Preta na Série B.




8° - "Garantido e Caprichoso":

Olha que lindo! A Série B 2011 já tem dois times garantidos! Ex-Barueri, atual Prudente e futuro Pindamonhangaba já estava lá. Nessa rodada o esmeraldino se juntou ao amigo paulista e deve ser o "time grande" da segundona. Vejo o Goiás de volta logo, logo; mas se o Grêmio X continuar mudando de cidades não volta tão cedo. Abração e até 2012... ou NOT!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mergulho ao infinito e além!


Mas ficar procurando pêlo em ovo é sacanagem. Sou vascaíno e tenho torcido pelo Fluminense nessa reta final. Tá certo que alguns tricolores vão falar que por eu ser vascaíno, estar torcendo para o Flu é pedir para o Tricolor das Laranjeiras ser vice. Mas na verdade não. Quero mesmo que o Flu seja campeão. Tem um dos melhores elencos a disposição do campeonato e vem merecendo pelo trabalho do grupo, além de que, não acho o time do Cruzeiro "lá essas coisas" e tenho meus problemas pessoais em torcer pelo Corinthians (final do mundial de 2000), mas deixa pra lá.

Se o Zezé Perrella fizer um Dossiê com os erros contra, vai ter que fazer um com os erros a favor. E por ai vai. 60 clubes nas séries A, B e C, vão pedir um "lucros e dividendos" e toda a mística do futebol vai pra pqp. É fácil reclamar quando perde, mas ninguém apóia os grupos tecnológicos xiitas da FIFA, que querem adaptar a tecnologia do Futebol Americano para o Futebol tradicional. Lá, tem um milhão de câmeras e sensores espalhados pelo campo e todo lance duvidoso, o time pode pedir tira-teima. Simples assim!

Agora, pra colocar um chip na bola ou um sensor na linha do gol ou até um juiz a mais atrás do gol, a FIFA faz debates e mais debates, justamente porque não querem fuder com toda a magia criada em cima do futebol. E tem mais! Para mim, o maior problema na verdade é desconsiderar a árbitragem como profissão. Eu estudo com um árbitro "profissional". Entre áspas porque ele é profissional, mas para exercer sua função de árbitro ele precisa ter uma outra profissão! Isso mesmo, ele não pode só ser árbitro. Ai o cara estuda de manhã, trabalha a tarde, treina de noite e apida sábado e domingo. Porra, que vida mais corrida é essa! E pedir para um cara desses não errar é muita covardia. Ainda mais em um mundo como o nosso, cheio de VT's, tira-teimas, slow-motions, trinta câmeras apontadas para a bola e mais trinta cobrindo o resto do campo e as duas torcidas xingando desde antes do jogo começar, até sair do estádio, o juiz, a sua respectiva mãe e várias outras vertentes que vem da imaginação fértil dos brasileiros. Vida de juizão é foda pô.

Eu sou a favor da regulamentação da Árbitragem como profissão e da inclusão de pelo menos o mínimo de tecnologia no futebol. Também acho que ainda faltam 9 pontos então tá na hora de parar de chorar e correr atrás do leite derramado para o Flu e o Cruzeiro. E não acho que exista uma conspiração para o Corinthians levar o título, mesmo torcendo para ele perder. Pronto, falei!

PS: Meu amigo árbitro me explicou o lance do pênalti. Se fosse ele apitando, daria tanto o pênalti no Ronaldo, como no Thiago Ribeiro e que o pênalti a favor do Cruzeiro foi "mais visível" do que o a favor do Corinthians. Logo, o Meira (árbitro da partida) não errou no lance a favor do Corinthians, mas sim no lance a favor do Cruzeiro, o que ajuda ainda mais a colocar lenha na fogueira para as conspirações x-filianas que andam pela net.

sábado, 6 de novembro de 2010

O que ainda pode o Vascão?!

Ó clube da cruz-de-malta, que saudade dos teus tempos áureos que vi, quando ia crescendo. Porque nos últimos anos, tá foda! O Vasco começou o ano "bombando". Meteu seis em um clássico e arrepiou todo mundo e todos ao redor do Brasil. E só, mais nada. O Vasco desse ano pode ser dividido em três atos ou em três técnicos. A rapidíssima ascensão e mais rápida ainda queda de Vágner Mancini. O time desfragmentado e perdido de Gaúcho e a volta do razoável bom futebol de PC Gusmão.

Mas respondendo a pergunta acima, o Vasco de 2010, não pode mais nada! Opa, me corrijo rapidamente, pode pentelhar a vida dos três principais concorrentes ao título. O Vasco vai enfrentar Fluminense, Corinthians e Cruzeiro nessas cinco rodadas restantes. Logo, quem bater o Vasco fica mais perto do título e quem perder pontos... fica mais longe, óbvio! Mas tirando esse papel de figurante de filme do Van Damme, o Vasco já está a toa; não corre riscos de rebaixamento e tem a vaga para a Sul Americana praticamente garantida. Mesmo não sendo lá grandes coisas, o Vasco vai ter que se contentar com isso.

O ano cruz-maltino foi repleto de reviravoltas. A montagem do elenco não empolgou muito a torcida. Tirando o volante Rafael Carioca, as outras grandes contratações eram apostas. Élder Granja, Márcio Careca e Dodô, vieram para serem titulares; e foram durante algum tempo. Mas com atuações para lá de medianas, o Vasco correu atrás dos jogadores que haviam dado certo no ano anterior e trouxe de volta Ramon e Élton.

Depois veio a remontagem do elenco, no meio do ano. Primeiro dispensou Dodô e emprestou Careca, Granja, Léo Gago, Élton e Jéferson e acabou perdendo Philippe Coutinho que ao fazer 18 anos, foi para a Inter de Milão, mas contratou o trio Éder Luis, Zé Roberto e Felipe. Dessa vez, com os reforços de peso e um bom técnico (PC Gusmão) o Vasco começou a engrenar e ficou mais de 10 rodadas sem perder. O problema é que ao invés de tentar ganhar, o time começou a ficar com medo de perder, logo foi iniciada uma série sacal de empates. Agora, o clube vive uma fase de marola e vai praticamente cumprir tabela até o fim da competição.

As lesões também foram importantes para o fraco desempenho da equipe. Carlos Alberto, capitão e principal estrela da equipe, jogou uns 5 jogos do campeonato. O lateral esquerdo Ramon, um dos maiores destaques do ano anterior, passou o ano inteiro indo e vindo de lesões e o volante Nilton, só volta no ano que vem. Com isso, o time completo nunca jogou junto. Por outro lado o desempenho de alguns jovens jogadores que já estavam no elenco, cresceu muito. O zagueiro Dedé e o lateral direito Fágner estão cotados para a seleção do campeonato.

Agora é pensar para o ano que vem, começando pelo técnico. Com essa história toda, cheia de reclamações públicas do PC Gusmão, acho muito difícil que ele continue. Só estou torcendo mesmo para a continuidade do trabalho do Rodrigo Caetano. Sem ele, o Vasco ainda ia estar na série B, sem dúvida. Quanto aos jogadores, Fernando Prass já renovou, Felipe e Carlos Alberto, Nilton e Ramon foram comprados em definitivo. A base está ai, só falta melhorar o elenco para "pensar maior" no ano que vem.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O que ainda pode o Fluzão?!

O Fluminense vem me lembrando o Vasco de 2000 ou o Corinthians de 2005. Supertime, com uns 90% de jogadores que não são do clube, mas sim de uma empresa. A grande diferença é que a Unimed (patrocinadora principal do tricolor) não tem os mesmos objetivos da MSI e do Bank of America. A idéia da Unimed não é só lucrar com a exposição dos jogadores, mas também lucrar com a imagem do clube, algo muito diferente dos contratos com Vasco e Corinthians.
Mas deixando isso de lado, vamos aos fatos. No fim do ano passado o Fluminense praticamente operou um milagre. A reação na reta final do brasileirão-2009 foi digna de ser lembrada em gerações de torcedores e comentaristas. O clube contratou alguns jogadores para a reta final, como o bom zagueiro Gum, mas a base da reação já estava lá, só que estava na reserva de veteranos que não estavam rendendo, como o zagueiro e ex-capitão Luiz Alberto. Com a garantia de ficar na Série-A deste ano, a diretoria renovou com seus principais jogadores e com o técnico Cuca.


Ai veio 2010 e a diretoria vende Maicon, um dos pilares do time e revelação da base. E o pior; nada do clube ganhar o Carioca, nem chegar perto de ganhar a Copa do Brasil. A torcida pressionou, a Unimed pressinou, a diretoria pressinou e caiu o lado mais fraco; Cuca. Mas o que todo mundo sabe, mas ninguém fala é que o problema não era o Cuca, mas sim Muricy Ramalho, que estava livre, leve e solto para assinar com algum clube. O tricolor havia investido tanto nesse ano e queria um técnico de ponta para garantir o retorno. Com contrato assinado Muricy começa a fazer sua mágica e deixa o clube entre os primeiros para a parada para a Copa. Na volta ainda ganha seus principais reforços para a temporada. Deco vindo do Chelsea para jogar com Conca na armação e Emerson "Sheik"que no ano anterior teve uma boa passagem pelo Flamengo. O clube ainda havia contratado o lateral esquerdo Carlinhos e o atacante Rodriguinho, vindos do Santo André. Além deles, ainda chegaram "isto é" Belleti (pior e mais cara contratação deste ano), o bom volante colombiano Valencia do Atlético PR e depois ainda trouxe de volta Washington do São Paulo, por conta das inúmeras lesões de Fred.


Resumindo; o Fluminense não só tinha um time titular excelente, mas um elenco bom para aguentar a correria do campeonato. Só que ninguém podia pensar que todo mundo ia ficar machucado ao mesmo tempo. Emerson teve uma lesão séria, Deco uns problemas musculares, Fred o de sempre, Diguinho e Fernando Henrique que vinham sendo destaques na equipe também se machucaram. Além na má fase de Washington que não balança as redes a um tempo. A nota boa foi a excelente fase de Conca e de Mariano, que inclusive foi convocado por Mano Menezes.

O Fluminense vive altos e baixos nesse Brasileirão, como todos os outros clubes. Já teve várias oportunidades de disparar na liderança, do mesmo jeito que o Corinthians também teve por exemplo. Uns dizem que parece que ele não quer ganhar; outros falam em teorias conspiratórias para ajudar o clube A, B ou C. Mas na verdade, o meu ponto de vista é bem simples. O Fluminense não engrenou nesse campeonato, porque nunca teve o time completo disponível para nenhum jogo. Imagine se tivesse o time completo agora e me diz se o Flu não tem o melhor elenco atualmente no Brasil. Melhor do que o badalado e twitado Corinthians e o dinâmico Cruzeiro. Melhor até do que o Santos, com Neymar e Ganso. Só fica empatado, ao meu ver, com o Internacional. Alias, que time esse do Inter, rival de hoje do tricolor das Laranjeiras. Vou colocar o time titular do Flu e o time que vai jogar hoje contra o Inter para vocês terem uma idéia do tamanho do estrago:

Titular: Fernando Henrique; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diogo e Diguinho; Deco e Conca; Emerson e Fred.

Atual: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Fernando Bob e Diguinho; Marquinhos e Conca; Rodriguinho e Washington.


5 desfalques. E não são quaisquer desfalques! Deco e Fred eram os principais jogadores desse time. Eram porque Conca roubou a cena. Emerson vinha fazendo gol praticamente todo jogo e Diogo e Fernando Henrique, apesar de não serem unanimidades, eram muito importantes para o sistema defensivo de Muricy. Se todos eles estivessem jogando, o Flu já teria disparado na liderança, com toda a certeza. Ainda faltam seis rodadas e o tricolor das Laranjeiras só está na liderança por saldo de gols. Se vencer o dificílimo jogo de hoje da um passo rumo ao título, mas tem chances mesmo se perder. Essa é a maravilha deste campeonato. Nada está perdido, nem ganho ainda e só lá no final que a gente vai saber quem vai levantar o caneco.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O que ainda pode o Fogão?!

Com contratações interessantes, o Botafogo começou o ano fazendo o que faz sempre, pensando nos erros dos anos anteriores e tentando concerta-los para o ano seguinte. Loco Abreu chegou para ser o novo ídolo e conquistou rapidinho todo mundo. Renovou o contrato com o bom técnico Estavam Soares e...tomou de 6x0 em pleno Engenhão do Vasco. Foi humilhante. Eu estava lá e vi, em primeira mão, uma torcida não comemorar um gol do próprio time. Um não, dois. Os dois últimos da goleada não foram comemorados com gritos de felicidade, mas sim com risadas e pedidos de mais um. Eu que apesar de ser vascaíno, gosto muito do alvinegro carioca, me contive e só pude sorrir com aquele fato, pensando se fosse contra o Flamengo. Ai sim, seriam gritos e mais gritos de glória. Sabe o que foi o mais legal?! Não teve uma briga ao redor do estádio. Nem uma sequer. A galera se respeitou e todo mundo foi em paz para suas casas. O que me fez pensar de novo em um jogo contra o Flamengo e perceber que independente do resultado ia ter briga.

Mas voltando ao Botafogo. Ao sair do estádio, ouço pelo rádio um dirigente qualquer falando que o Estevam estava garantido no cargo. Ainda mais, ele falou que o Estevam estava prestigiado pela diretoria. Quer um código melhor que esse?! Prestigiado, significa que vai ser demitido e ponto. E sem dó nem piedade, foi o que passou! Isso ainda era no início da Taça Guanabara. Todo mundo dava o time como morto, enterrado, exumado, cremado e enterrado de novo, mas ai veio o estigma do Botafogo e suas raízes de Fênix. Com a chegada de Joel Santana, o Natalino, tudo mudou da água para o vinho. Fez umas mudanças aqui, outras ali, mas o que mudou mesmo foi a vontade de jogar do time. O brio e o suor que os jogadores deixavam em campo. Não só conseguiu se classificar para as finais, como bateu o Vasco e conquistou o título. Ai a turma da Vuvulzela começou a piar, falando que o time já tinha dado o que tinha que dar e blá blá blá, mas... o Botafogo bateu o Flamengo e foi campeão do Campeonato Carioca, sem nem precisar de finais. E ponto. Levou tudo, mesmo tendo dado como morto meses antes.

No Brasileiro o Fogão vive altos e baixos. Começou bem, caiu de produção. Sentiu a perda de jogadores importantes no período pós-copa, como o Loco Abreu, mas teve uma nova injeção de animo com as chegadas (ou voltas) de Maicosuel e Jóbson. Depois de pouco tempo, um novo problema, perdeu Maicosuel, até o ano que vem e no meio tempo, ainda viu a vaga da Libertadores ser "cassada". Cara, tem certas coisas que só acontecem em General Severiano. E quanto todo mundo já ia procurar de novo o telefone do rabecão no google, o Botafogo dá sinais de vida e mostra que não quer só a vaga para a
Libertadores, quer também o título. E porque não?!

O legal foi a mudança do time ao longo do ano. O Jeferson já estava lá, o Alessandro também. Mas a zaga foi montada depois da goleada. Danny Morais, Antonio Carlos e Fábio Ferreira. E ainda teve a sacada de gênio do Joel, de colocar o Leandro Guerreiro como líbero, quando joga no 3-5-2. Na lateral esquerda vive revezando o Marcelo Cordeiro e o (volante) Somália. A chegada de Marcelo Mattos deu uma nova cara aos volantes carniceiros e hoje até o Fahel vem tendo uma boa sequencia. Na armação, na falta do Maicosuel, Lúcio Flávio voltou a ser titular. Quando não rende, o treinador coloca ou o Edno (contratação do Joel) ou o Caio (Puxado da base por Joel) ambos meia-atacantes e deixa lá na frente para o Loco Abreu e mais um resolver. Eu digo mais um e não o Jóbson, porque a diretoria vem se estressando com o ex-jovem prodígio. Ainda tinha o raçudo Herrera, mas o argentino só volta ano que vem também.

Falta seis rodadas e seis pontos o separam do líder. Os matemáticos dizem que as chances do Botafogo são de 1%, mas o problema é que ninguém lembra que o futebol não é blackjack, que dá para contar as cartas. Uma das belezas do futebol é essa imprevisibilidade e depois de ver o Fluminense quebrar todas as barreiras e ficar na série A no ano passado; o Flamengo conseguir uma arrancada rumo ao título, bem parecida com essa que o Botafogo precisa; O Vasco virar um jogo perdendo de 3x0 fora-de-casa e o próprio Botafogo, dado como morto em fevereiro, renascendo das próprias cinzas e se tornado campeão carioca; e no embalo de um Loco e do Natalino, me diz se você não acredita?!