sábado, 29 de janeiro de 2011

Curtas...


No Vasco, caiu o PC Gusmão depois de três derrotas para times pequenos no Carioca. Inesperado?! Só se for para ele, porque todo mundo já sabia. Dinamite também afastou Felipe e Carlos Alberto. Enquanto o primeiro já é veterano e ainda não voltou a boa forma depois de passar uns anos no Oriente Médio, o segundo segue com a máxima criada por André Henning - "O Carlos Alberto da duas alegrias para o clube que o contrata. No dia que ele chega e no dia que ele sai!"

Enquanto o Vasco ia na contramão do mercado com 3 jogadores que podiam jogar como "10", agora chega ao clássico contra o Flamengo sem nenhum. Jéferson é bom, mas precisa ser mais constante, Allan é um "meia-volante" e Enrico...bem, esse ai deixa pra lá. A nota boa é que chega por empréstimo Bernardo do Cruzeiro. Bom jogador, mas também não tem cacife para ser titular ainda. Agora é botar na lista de pedidos ao Dinamite e ao Rodrigo Caetano um camisa 10, além de um volante e um centroavante decente. E o Vasco ainda corre o risco de perder o Éder Luis em Julho... período tenso na Colina!


Tem gente querendo comparar a chegada de Rivaldo ao São Paulo, com a contratação de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo. Não compare! Enquanto o primeiro já é mais do que veterano e desde a Copa de 2002 fica pulando de clube, cada vez mais pra baixo, o segundo era titular do Milan até pouco tempo atrás. Fora que Ronaldinho ainda terá muitos anos pela frente e só depende de si mesmo para provar o seu valor; enquanto Rivaldo depende do time jogar para ele, para conseguir mostrar alguma coisa. Fora o marketing... mas isso nem se fale né?! A chegada de Rivaldo é só uma prova de como anda em falta um camisa 10 no mercado.

Souza fez dois gols no último jogo do Fluminense e muita gente agora tá pensando que ele é "o novo Deco". Não se engane. Já já ele vai fazer outra cagada, ser expulso e deixar o tricolor das Laranjeiras em apuros mais uma vez. Pode escrever. Enquanto isso em General Severiano, Loco mandou todo mundo calar a boca em uma carta incrível. Li na integra em algum lugar. O cara sabe de futebol e é jornalista; agora os jornalistas cariocas, malandros que só, quiseram passar a perna nele e no Joel?! No Joel?! Cara, malandro é malandro; mané é mané! A paz voltou, o time goleou e vida que segue para o time da estrela solitária.


Na Inglaterra enquanto o Liverpool acerta a contratação de Luis Suárez (o atacante, que é goleiro nas horas vagas no Uruguai!)do Ajax, vê um de seus maiores ídolos pedir para sair. Fernando Torres fez uma carta formal ao clube pedindo para ser negociado com o Chelsea. E agora ainda vem a notícia de que o volante Lucas estaria "sondando" o amigo Nilmar para saber como anda as condições do Villareal da Espanha. Período tenso na terra da Rainha também!

Mais uma da Inglaterra. O Blackpool, um dos clubes "sensação" do campeonato, mesmo estando lá em baixo na tabela, tomou uma multa por escalar um time misto, fato irregular segundo o estatuto da Premier League. O técnico, revoltado, pediu demissão mas o presidente não aceitou... isso ainda vai dar história. Achei sacanagem isso. Nem todos os clubes contam com um elenco de 30 jogadores boladões, fortes e sarados! O clube tinha um jogo de vida ou morte e preferiu colocar um time misto. Imagina se no Brasil essa moda pega?! O Internacional por exemplo, já estaria sem nenhum centavo!




Finalmente saiu a lista de titulares do All Star Game da NBA! Um dos eventos mais esperados do ano para os fãs da bola laranja! No Leste ficou Dwyane Wade (Miami Heat), Derrick Rose (Chicago Bulls), LeBron James (Miami Heat), Amar'e Stoudemire (New York Knicks) e Dwight Howard (Orlando Magic). Enquanto no Oeste: Kobe Bryant (Los Angeles Lakers), Chris Paul (New Orleans Hornets), Carmelo Anthony (Denver Nuggets), Kevin Durant (Oklahoma City Thunder) e Yao Ming (Houston Rockets). A nota "boa" fica para a chance do pivô brasileiro Nenê ir no lugar de Yao Ming. "Boa", porque o gigante chinês se machucou de novo e vai ficar de fora do jogo.

Lá na NBA é assim. Você vota e escolhe o seu time. Da votação sai o time titular de cada Conferência. Nenê ficou em terceiro como Pivô do Oeste, atrás também de Andrew Bynum do Lakers, mas quem decide o substituto é a NBA. Enquanto isso, quem decide os reservas, é o técnico escolhido. Nesse ano é Gregg Popovich do San Antonio Spurs, que deve dar uma força no garrafão, já que o outro time conta com um bem forte. Logo, são umas três vagas em que o Nenê tem chance, embora ache que ele só tem chance mesmo com a NBA. Popovich pode chamar Pau Gasol e Bynum dos Lakers, o veterano Tim Duncan do San Antonio e o calouro sensação Blake Griffin do Los Angeles Clippers. Concorrência pesada para o ex-vascaíno.

No leste me impressionou o fato de nenhum jogador do Boston Celtics ter entrado como titular. Ray Allen, Rajon Rondo, Kevin Garnet, Paul Pierce e Shaquille O'Neal fazem uma das melhores campanhas da temporada e são os melhores da Conferência. Mesmo assim muitos deles devem pintar entre os reservas. LeBron continua em alta e foi um dos mais votados e o garrafão conta com Stoudemire que faz uma temporada incrível pelo Knicks e Dwight "Superman" Howard do Orlando Magic, bela dupla! Agora é fazer suas apostas e esperar o jogo que vai ser em Los Angeles nesse ano.

Gostou?! Não gostou?! Concorda?! Discorda?! Neu leu, só deu uma força ao amigo blogueiro?! Deixe seu comentário aqui em baixo!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Vasco Downhill!

É verdade que praticamente todos os grandes começaram o ano meio balançados, mas o Vasco conseguiu se destacar ao perder o segundo jogo seguido e de novo para um clube pequeno. A muito tempo se vem falando na diminuição de clubes nos principais campeonatos estaduais. Uns ainda querem mais; a extinção dos mesmo. Então, seguindo pela racionalização, o Vasco não teria problemas para superar uma equipe que não está nem na Série D do Brasileirão, certo?! Bem, aparentemente estamos todos errados, ou errado está o Vasco.

As derrotas para o Resende na estréia e para o Nova Iguaçu no último domingo, só mostraram as fraquezas do time. A ineficácia da equipe no campo, também se reflete na diretoria, que por problemas técnicos ainda não conseguiu colocar a disposição do treinador PC Gusmão todos os jogadores. Dede, Anderson Martins e Eduardo Costa - Todos titulares - ainda não estrearam por culpa da desorganização e falta de informação. Por mais que tenha demorado a chegar a liberação do clube anterior, por mais que a Ferj seja uma bagunça só, a diretoria tinha que correr o mais rápido possível para colocar esses jogadores em campo. A situação de Dedé é a mais preocupante, justamente por esse "conflito de informações".

Agora, depois de "apontar o dedo" para a diretoria, vou apontar para o que realmente interessa. Por que se tudo está um caos, o mundo caindo, investidores sumindo, dinheiro faltando, mas o clube ganhando, todos ainda ficam felizes, por mais que a conta venha - MUITO - salgada depois. PC ainda não conseguiu encaixar o esquema usando o Carlos Alberto e o Felipe juntos. Zé Roberto só ia atrapalhar ainda mais, justamente por ter características parecidas. Essas características das quais eu me refiro, não são só a técnica, passe, posicionamento, etc. São principalmente a ineficácia na marcação. Nenhum dos dois, ou três no caso, marca. Nem a saída de bola adversária, nem voltam para compor a defesa. Carlos Alberto ainda faz isso, muito mal diga-se de passagem, parecendo um volante carniceiro em busca de um cartão vermelho, fora o "ciuminho" de não ser mais a principal estrela do time, por ter ficado o segundo semestre inteiro do ano passado no estaleiro. Felipe fica meio "paradão" muito devido a idade, calor e etc, mas também por não ter essa característica. Falta - muito - comprometimento dos dois em saber que os volantes são jovens e precisam de cobertura, além da equipe passar por um momento muito difícil.

A zaga era reserva nos dois jogos, mas isso não é desculpa para a apresentação sofrível que tiveram. Os volantes são jovens e apesar de mostrarem uma evolução no ano passado ainda não estão preparados para serem titulares e mesmo com a chegada de Eduardo Costa, que só fica até julho, um deles ainda será. Com Niton, Jumar e Felipe Bastos lesionados, essa é sem dúvida nenhuma a posição que mais preocupa. Ainda falando da defesa, os laterais são jovens e excelentes, mas ainda falta uma certa "manha" para Fágner e Ramon, porque ambos saem muito para o jogo. Tem que saber a hora de sair e a hora de marcar, isso é a única coisa que os dois vão pegar ao longo do tempo. Fernando Prass segue reinando no gol, ainda mais com o empréstimo de Tiago para o Bahia.

O ataque ainda não acertou também. Fato óbvio para todas as pessoas que viram a contratação de Marcel como a "solução" para o ataque. Éder Luis fica isolado com a inoperância dele. Ainda precisa contratar um centroavante decente para vestir a camisa cruzmaltina. Élton que está emprestado ao Braga de Portugal pode ser uma opção, mas não uma solução. Então, parando para pensar, falta um volante bom, um centroavante decente e um time que jogue como um time grande e de tradição como o Vasco da Gama. Li uma entrevista do Ramon, lateral vascaíno dizendo que alguma coisa tinha que mudar e rápido. Concordo plenamente com isso. Com todos os problemas que o Vasco tem hoje, mesmo assim as duas derrotas seguidas são inexplicáveis.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Carioca versão 2011!

Fazia muito tempo que os olhos do Brasil e do mundo não olhavam para o Estado do Rio desse jeito. Na década passada foram uma série de quedas para a série B, campanhas toscas no Brasileirão e raras apresentações de bom futebol nos campeonatos nacionais. Mas desde 2009, isso vem mudando. Com o Flamengo surpreendendo todos, inclusive os torcedores para se tornar campeão nacional e com o Vasco praticamente passeando na Série B e voltando a elite do Brasil. Ai veio 2010...O Flamengo cai na Libertadores e vem uma série de escândalos e quando todo mundo achava que o Rio ia voltar aquela fase "dark", veio o Fluminense para ganhar o Brasileirão, colocando o Rio de novo no topo.

Mas não é só de títulos e boas campanhas que credenciam esse Carioca, como o mais atraente dos últimos anos. Na verdade não tem nada a ver com isso. O principal fator, se chama Ronaldinho Gaúcho. E ele não está sozinho. O super-time do Fluminense, montado por Muricy Ramalho e o Botafogo, eterna fênix carioca, que vem com um sotaque ainda mais uruguaio, com a chegada de Arévalo, volante titular na excelente participação da Celeste na última copa do Mundo. Enquanto isso, o Vasco aposta em manter a base do ano anterior e contratar jogadores "pontuais" para o time.

FLUMINENSE

O atual campeão Brasileiro, conta com um elenco excelente. Na minha opinião um dos melhores do Brasil. No ano passado ficou evidente de que precisava de um goleiro mais confiável, além de reservas para o meio e ataque e de um zagueiro mais experiente. Trouxe praticamente todos e ainda se movimenta nos bastidores para completar o elenco. Até agora, contratou quatro jogadores que tem condições de brigar pela vaga de titular, ou pelo menos repor "praticamente a altura" deles. Edinho chega para brigar com Valencia e Diguinho por duas vagas como volantes, mas sai na frente para formar a dupla de defesa. Souza vem para ser reserva de Deco, com a diretoria já pensando na maratona de jogos do Tricolor das Laranjeiras nesse ano. É o mesmo caso de Araújo, que será reserva direto de Emerson. Por outro lado, Diego Cavalieri chega para ser o camisa 1 da equipe, deixando Rafael e Ricardo Berna na reserva. O time conta com jogadores experientes e creditados pelo título e pela campanha do ano passado, com destaque para Conca, além de Fred e Deco.

PROVÁVEL TIME TITULAR:
Diego Cavalieri; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco, Conca; Emerson e Fred.

O QUE AINDA PRECISA?!
Pelo menos um zagueiro para ser o xerife da equipe. Os nomes de Lugano, Rafael Tolói e Rodolfo são os mais falados pelas Laranjeiras; além de atacantes para suprir as eventuais - porém corriqueiras - ausências de Fred, que desde a aposentadoria de Washington não tem reserva. Os nomes mais circulados são os de Liédson e Ciro do Sport.

BOTAFOGO

Depois de trazer o Botafogo de volta das cinzas no Carioca do ano passado, Joel Santana chega cheio de moral para renovar o elenco. Começou onde realmente precisava contratando dois jovens laterais que se destacaram em seus clubes no ano passado, repondo os volantes que perdeu (com até mais qualidade) e principalmente contratando meias, para um elenco que estava engessado sem eles. Joel deve variar o esquema 3-5-2 para 4-2-2 ou até 4-3-3, dependendo do time disponível e da necessidade do jogo. A nota ruim para a torcida, foi as saídas dos dois maiores ídolos atuais do clube, Lúcio Flávio e Leandro Guerreiro; embora a torcida não esteja exatamente triste com a saída do primeiro. Mesmo não conseguindo a sonhada vaga para a Libertadores, tem time para brigar pela Copa do Brasil e quem sabe, ir longe no Brasileirão. Seus destaques continuam os mesmos do ano passado. O agora capitão Jefferson e o atacante Loco Abreu e ainda espera a recuperação de Maicosuel.

PROVÁVEL TIME TITULAR:
Jefferson; Lucas, Antonio Carlos, João Felipe e Marcio Azevedo; Marcelo Mattos, Arévalos, Renato Cajá e Everton(Márcio Rosário); Caio(Herrera) e Loco Abreu.

O QUE AINDA PRECISA?!
O clube basicamente quer um atacante para fechar o elenco para o Carioca. O nome mais ventilado em General Severiano é o de Éton, ex-Vasco, que atualmente joga no Braga de Portugal. Mesmo assim, ainda acho que precisa de um zagueiro para compor elenco. O único jogador além dos três que podem ser titulares é o Fábio Ferreira, além de ter um excesso de volantes na equipe: 7 no total. As chegadas de Lucas e Márcio Azevedo deixaram o antigo problema das laterais para trás. Agora é só corresponderem em campo.

VASCO DA GAMA

O Vasco aposta no entrosamento do elenco e na manutenção da base do ano passado. Fez algumas contratações para problemas "pontuais" e vai continuar com um elenco bem jovem. Mas o elenco ainda está "inchado", mesmo com os empréstimos de jogadores para outros clubes, como Magno e Tiago que foram para o Bahia e Rafael Coelho que foi para o Avaí. Uma das estrelas do Vasco ainda deve deixar o clube durante o carioca; Zé Roberto que vem conversando com o Internacional seduzido pela oferta de jogar a Libertadores.Uma das principais qualidades do time, também é um dos principais problemas; o elenco é muito jovem e precisa de uma liderança mais ativa de Carlos Alberto e Felipe. Com o retorno de Jéferson que estava no Avaí e as chegadas de Anderson Martins para a zaga, do volante Eduardo Costa e do centroavante Marcel, o clube de São Januário resolveu alguns problemas, embora ainda precise de retorno em campo para saber se as apostas darão certo. A nota boa é que pela primeira vez veremos Fágner - Lateral Direito que foi sensação no ano passado, com Ramon, lateral esquerdo que foi um dos destaques do time na série B e que teve vários problemas em 2010. Seus destaques são Fernando Prass, Felipe, Éder Luis e Carlos Alberto.

PROVÁVEL TIME TITULAR:
Fernando Prass; Fágner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Eduardo Costa, Felipe e Carlos Alberto; Éder Luis e Marcel.

O QUE AINDA PRECISA?!
Precisa de três coisas na verdade. Um volante que dê segurança aos dois meias de criação, porque desde a saída de Souza para o Porto isso ainda não aconteceu na Colina e um centroavante decisivo, já que Marcel não deve ser considerado a solução para o ataque. A terceira coisa é óbvia. Decidir a saída ou a permanência de Zé Roberto. Se ele sair; ótimo. Entra dinheiro no caixa e o clube parte para comprar um atacante de renome. Se ele ficar, que fique focado.

FLAMENGO

A sensação do momento do Rio, Brasil e do Mundo, sem dúvida nenhuma. Com a contratação de Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo imediatamente retornou ao cenário internacional e este ano jogará a Copa do Brasil e o Brasileirão pensando em uma só coisa; a Libertadores de 2012; além de claro, todos os títulos que conseguir. Patricia Amorim fez bem e não trouxe só o Ronaldinho para "embelezar" o elenco, contratando jogadores para as áreas que o Flamengo precisava no ano passado, reforçando o meio-campo com Thiago Neves e o gol com Felipe. Além dos três mais badalados, outra trinca também merece a citação; são eles os meias Vander e Dário Botinelli e o atacante Wanderley que foi indicado por Luxemburgo para compor elenco. Ainda precisa de reforços, principalmente para a zaga e lateral esquerda, mas um time com Ronaldinho Gaúcho, é um time de respeito de qualquer jeito. A nota "esperançosa" fica para que o craque queira jogar e prefira ficar mais tempo treinando do que nas baladas e que o Flamengo também mantenha rédia curta no Gaúcho, para ele não se tornar um "Adriano 2", que deu certo, mas também vivia com problemas extra-campo.

PROVÁVEL TIME TITULAR:
Felipe; Léo Moura, Welington, David e Egídio; Maldonado, Wilians, Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid.

O QUE AINDA PRECISA?!
Zaga, desesperadamente. Essa zaga não corresponde ao resto do time e já deixa a nação rubro-negra de cabelos arrepiados. Também precisa de um novo lateral esquerdo ser titular, usando o Egídio aos poucos, já que ele nunca convenceu muito a torcida. E para fechar volantes e centroavantes para brigar posição com os atuais titulares, para ter mais opções no elenco em caso de lesão ou queda de rendimento.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Malandro é malandro; mané é mané!

Somália - Volante do Botafogo


Na noite anterior ao dia em que o ano profissional de Somália ia começar no Botafogo, ao invés de ir descansar em casa o Volante preferiu ir para a farra. Primeira merda! Ai você pensa "Somália vai chegar atrasado e pagar uma multa logo de cara!"! Não, está errado! Ele preferiu falar que foi sequestrado e que perdeu o relógio e uma pulseira. Cara, tem coisas que a gente sabe que vai dar merda. É que nem em filme de terror. Quando a menina bonita e "mázinha" fica sozinha, ela vai tomar uma facada! Simples, deu merda. Somália foi pego pela polícia e vai responder na justiça por falso testemunho ou alguma coisa parecida, podendo pegar até 6 meses de cadeia.

"Papai" Joel perdoou e o Botafogo declarou que vai mente-lo no time, mas que o próprio jogador vai arcar com as despesas de advogados. Seu próprio agente falou que Somália ia ter que pagar a merda que fez e Somália, obviamente, pediu desculpas e se sentiu envergonhado. Desculpa, mas não era mais fácil - e barato - só chegar atrasado?!


Assis - Agente e irmão de Ronaldinho Gaúcho.


Candidato a mala do ano, com nem um mês completo, Assis fez uma das negociações mais doidas e cheias de reviravoltas da história do futebol nacional. Segundo o Presidente do Grêmio, Assis falou que estava tudo acertado entre os dois. Segundo o Presidente do Palmeiras também. Quem ganhou a disputa foi a Presidente do Flamengo que fez tudo certo; falou com o Milan também. Tem gente que acha que é malandra e já fecha com o jogador, sem fechar com o clube que detém os direitos do mesmo. Patricia Amorim fez muito bem em não ficar esperando a resposta de Assis e foi falar diretamente com o Galliani. 

Mas quem saiu perdendo - não em dinheiro, mas em credibilidade - foi Assis, que tirando o próprio Flamengo, vai ter muita dificuldade em levar um de seus 40 jogadores para outros clubes do futebol nacional já que todos os outros dirigentes - principalmente os do Grêmio e do Palmeiras - estão com a pulga atrás da orelha com ele.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O fim do leilão!

Grêmio pediu a conta; Palmeiras viu que ia cair e também pediu pra sair. Corinthians ficou fazendo aquele joguinho de "não vou chegar em vc, mas te quiero mucho" e depois dessa novela mexicana com maior cara de reprise do SBT, Ronaldinho Gaúcho anunciou oficialmente que jogará no Flamengo. Para falar a verdade, era o clube que a mais tempo sonhava com o craque. Mais até do que o próprio Grêmio, que pressionou, pressionou pressionou, e deixou a banda passar, tocando "juras" de amor.

Sinceramente nunca fui muito confiante na ida do Gaúcho para o Palmeiras. Seu único trunfo era o Felipão e convenhamos; por mais que seja o Felipão, técnico no Brasil tem prazo de validade nos clubes. Já no Corinthians eu achava "plausível". Com Ronaldo, Roberto Carlos e companhia, somados a um orçamento milionário e a vontade de levar a Libertadores - fora ter o maior salário dentre os divulgados - achava que o Curingão tinha chances. O Grêmio, coitado, descobriu tarde demais que o amor a camisa é algo extremamente raro nesses tempos e como só tinha esse trunfo, perdeu a briga.

Mas agora vou falar do Flamengo e suas mudanças na agora "Era R10". Ronaldinho escolheu o melhor lugar para poder mandar e desmandar. Desde a passagem de Adriano pela Gávea, a política do clube sempre foi de dar preferência para seu melhor jogador. Foi assim com Adriano e sua famosa bolha no pé e vai ser assim com Ronaldinho, não se engane disso. O Flamengo não almeja grandes conquistas esse ano, principalmente pelo fato de não jogar a Libertadores. Pode ganhar a Copa do Brasil?! Sim, claro! O Carioca?! Vai ter que brigar com o Fluminense, que tem muito mais time. Pode ganhar o Brasileirão?! Duvido! Acho que ainda falta um time para jogar com o craque, mas também não confiava no Flamengo de 2009.

De qualquer jeito, meus caros amigos, uma coisa é certa. A partir de hoje, Ronaldinho vai viver mais em festa do que em qualquer lugar que viveu. Ele só vai jogar quando quiser e ninguém vai mandar nele. Ele só tem chances reais de ir para a Copa se jogar em alto nível nesses três anos e meio. Para isso precisa disciplina e muita força de vontade. Ao meu ver, ele não escolheu o Flamengo por isso, mas sim pela adoração - que vai ter, sem dúvida nenhuma - e pela liberdade que só o Flamengo poderia dar para ele.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Quem tá de saco cheio levanta a mão!

Se eu quisesse ver novela podia até ver O Clone, mas essa novela Retorno de Ronaldinho Gaúcho já passou da hora de acabar. Meu deus do céu quanta enrolação! Uma das piores notícias que li, foi que a festa de recepção dele, podia ser na segunda-feira para coincidir com o aniversário de Assis! Agora, quem é Assis?! Eu tô cagando pro Assis e já tô quase cagando para o Ronaldinho. Esse chove não molha, mexendo com quatro das maiores torcidas do Brasil já passou dos limites da enrolação. Ou vai ou não vai; é só decidir.

Um cara como o Ronaldinho não precisa mais de dinheiro, ou não precisa de mais dinheiro, logo ele poderia excluir todos os clubes que não interessam. O Grêmio tem a história, o Flamengo tem o Rio, o Corinthians tem o Ronaldo e o Roberto Carlos e o Palmeiras tem o Felipão. Agora é só escolher, sem pudor e arcar com as consequências; porque ele só está se queimando com todo o Brasil. Primeiro ao ficar fazendo leilão aberto para público e principalmente para a torcida do time que ele escolher, que irá cobrar atuações a altura do salário; segundo com todas as outras torcidas que irão pegar no pé dele toda vez que ele viajar com o seu time.

Minha opnião?! O Palmeiras saiu da jogada. Ele, junto com o Man. City e os outros times de fumaça que usaram o agora famoso Assis para aparecer junto com ele. O Palmeiras caiu quando perdeu o apoio da Traffic para o Flamengo e com isso, viu as garantias de pagar o salário do jogador em dia, irem para o chão. Mas com essa novela toda, tudo pode acontecer. Quem sabe o Eike Batista não banca o jogador no Botafogo, ou o Roberto Justus o contrata para o São Paulo?! Ou ainda, um Shopping explode e Ronaldinho Gaúcho ajuda a salvar a todos, mudando de carreira para se tornar Bombeiro! Ou quem sabe de tanto ir e vir de SP, RJ e Porto Alegre, ele decide abrir a sua própria Companhia de Aviação; chamada AiR10?! Ou aliens invadem a terra e ele usa a sua pontaria para acertar a nave mãe, fazendo com que todas fiquem com medo e vão embora?! Tá ficando chato o falatório?! Eu sei! Agora imagine uma semana só ouvindo sobre e nada acontecendo?! hahahaha!

Abraços e - PELOAMORDEDEUS - deixem seus comentários - as vezes acho que falo sozinho - ai embaixo!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Debandada jovem no Furacão!

Tá ai uma coisa que todo mundo esperava, menos a diretoria do Atlético PR. No passado o Atletico-PR foi um dos destaques do Brasileirão, ao arrancar da zona de rebaixamento, rumo a briga para a Libertadores. Mesmo sem ter chegado lá, o clube ficou extremamente visado, principalmente por seus jovens jogadores. Com uma péssima campanha no primeiro turno, o clube apostou nos jovens da base para principalmente compor sua defesa e agora esses jovens pedem valorização ou vão sair.

O primeiro a sair foi o lateral esquerdo Márcio Azevedo de 24 anos, que fechou com o Botafogo. Hoje chega a notícia de que o goleiro Neto, de 21 anos, principal destaque do time e que inclusive já foi chamado para a seleção, fechou com a Fiorentina e terá o seu salário quintuplicado. Depois de entrevistas, o zagueiro Rhodolfo, 24, e o volante Chico, 23, foram afastados do elenco para serem vendidos e o também zagueiro Manoel, 20, pediu para ser negociado ou receber uma valorização do seu contrato.

Eu também fico com medo da "ganância" desses jogadores. Não estou falando que eles estão fazendo alguma coisa errada; pelo contrário, merecem e muito um aumento. Mas olha a situação atual de várias grandes promessas do Brasil, que se enfiaram pela Europa e hoje praticamente imploram para voltar a jogar no Brasil. Jovens que vão sozinhos para a Ucrânia, Áustria, terceira divisão de Portugal, etc etc. É bom também tomar cuidado para o sonho não se tornar pesadelo.

É a mesma coisa de sempre. Um jovem que sobe da base do clube, vai bem ao longo do campeonato e pede aumento de seu salário. Se o clube julgar melhor pagá-lo, paga; senão vende e faz caixa. Só que as atitudes de espanto dos dirigentes rubro-negros me impressiona. Será que ninguém pensou nisso no final do campeonato? Será que ninguém pensou que vários clubes, tanto do Brasil como do exterior, iriam sondar seus jogadores com propostas acima do que eles ganham hoje?
Agora além das saídas já acertadas de Marcio Azevedo e Neto, Chico e Rhodolfo estão esperando a abertura da janela européia para serem negociados. O jogador que mais tem chances de ficar é Manoel, embora ele tenha recebido sondagens do Internacional, Flamengo e Corinthians. Duvido muito que algum deles fique, sem receber um aumento significativo. O Atlético PR deveria cuidar melhor do contrato desses jogadores, ao invés de liberarem na primeira oferta. Tenho certeza de que esses cinco jogadores iriam valer muito mais no fim de 2011, principalmente o goleiro Neto.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Leilão Gaúcho!

Não é um Nelore ou um Mangalarga Marchador! O primeiro post do ano, só podia ser sobre o Ronaldinho Gaúcho. Ao contrário de outros jogadores, Ronaldinho não esconde a sua dúvida de pra onde vai e ao mesmo tempo faz um dos maiores leilões de jogadores dos últimos tempos. Enquanto no Brasil três clubes saem abertamente no tapa por ele, pelo menos outros três de diferentes lugares do mundo já manifestaram publicamente o interesse por ele.

Tudo começou com as especulações de fim de ano. Aquelas que todo mundo sabe que são impossíveis. Beckham no São Paulo, Nilmar no Vasco, Luis Fabiano no Inter, Pelé de volta ao Santos com auxilio da Computação Gráfica! Sabe, essas coisas bizarras. Uma delas, já a uns anos, era a chegada de Ronaldinho no futebol do Brasil e o clube que mais vezes tentou (ou inventou) foi o Flamengo.
Em uma dessas tentativas no fim de 2010, o Milan, clube ao qual Ronaldinho pertence, cobrou o valor da multa de rescisão; algo em torno de 10 milhões de Euros. Com isso o interesse dos clubes nacionais pareceu esfriar, enquanto os clubes internacionais ficavam mais felizes e contavam as moedas no fundo do cofrinho. Mas no início do ano, Ronaldinho conseguiu finalmente sua liberação para jogar no Brasil. Se ele for para um clube europeu, vai ter que pagar tudo do mesmo jeito.

Existem clubes interessados, que na verdade não passam de "show"; um deles é o Bologna, que provavelmente quer aparecer mas não teria a grana para contratar ele. Se tivesse, deveria contratar vários outros e montar um time decente. Mas a idéia dele aparecer deu certo, tanto que, estou escrevendo sobre ele. (ou talvez não tenha dado, já que ninguém lê isso aqui mesmo! rs!)
Liverpool também é uma cortina de fumaça. O clube atualmente tem mais dívidas que o Flamengo e o Vasco juntos! Tá certo que a principal razão para essa diferença ser tão grande é a conversão de Libra para Real, mas não importa. O Liverpool não vai contratar o Ronaldinho. Na onda do meio termo, se encontram Los Angeles Galaxy e Al Ahli, que tem grana para contrata-lo, mas esbarram na vontade do jogador de "querer aparecer" para jogar a Copa de 2014. Supostamente também existe um outro clube da Espanha e um da Turquia que sondaram Assis, empresário e irmão do jogador.

Agora vamos aos clubes que realmente tem chances, começando pelo cheio da grana Manchester City. Com a injeção de grana Árabe, o Manchester City hoje é vice no Campeonato Inglês. Comprou e revendeu o Robinho mais barato - fato comum na carreira do jogador! - Trouxe o Tevez do seu maior rival, contratou meio mundo e pode sim contratar o Ronaldinho. Se ele não precisa de dinheiro, mas precisa de um clube para brilhar, no City ele teria essa chance. Tem um excelente e competitivo time e joga na principal liga do mundo; é só o Ronaldinho querer jogar para se dar bem por lá. Além dele, também tem o Paris Saint-Germain, primeiro clube de Ronaldinho na Europa, que ainda sonha na volta do Gaúcho aos gramados franceses.

Só que as coisas não são tão simples assim. Segundo as notícias dos principais portais, Ronaldinho quer mesmo voltar ao Brasil. Somando esse fato, com a abundância de clubes interessados e dispostos a pagar, as chances de vermos o dentuço jogando por aqui é cada vez maior. Agora vamos aos três interessados:

Flamengo: Clube que originou essa corrida toda. Conta com a afeição do Gaúcho pelo rio e as conversas com o amigo Adriano de que jogar pelo Mengão é bom. Fiquei pensando nessa conversa e me vi com a seguinte questão; será que ele falou que pode faltar treino, ficar gordo, bater na mulher, ir pra baile funk, mas se continuar fazendo gols, tá tudo bem?! A presidente do clube, Patrícia Amorim, já deu declarações de que ele está perto de fechar com o Rubro-Negro e os números giram em torno de 30 milhões por 30 meses de contrato, fora imagem, podendo até bater o salário do Fenômeno no Corinthians.

Palmeiras: Estava morto ou muito bem escondido até hoje. Com uma proposta financeira parecida, o Palmeiras usa três trunfos. A boa relação com Felipão, a boa adaptação de Ronaldo Fenômeno em São Paulo e aposta de que na cidade, Ronaldinho não teria tanta patrulha dos torcedores e a sua vida noturna seria mais discreta.

Grêmio: O Grêmio aposta em uma só coisa; no coração de Ronaldinho, por ter sido o primeiro clube do jogador. A proposta financeira é menor, mas algumas declarações dele já deram entender de que ele queria voltar a Porto Alegre, para apagar a lembrança de ter saído brigado com o clube para a Europa.

Segundo Assis, Ronaldinho está indeciso e só tomará a sua decisão quando ouvir todas as partes interessadas. O mais provável é que ele fique no Brasil, justamente pela sua vontade de "voltar para a casa" a única declaração que ele deu até o momento, em off, para um torcedor. E como disse o globoesporte.com no fim da reportagem; vem por ai mais capítulos da novela.

E você?! Para onde acha que ele vai?! Deixem seus comentários!