sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Arquivo X 2010

Ao contrário do meu grande amigo Renato, não considero que exista uma conspiração a favor do Corinthians para que ele seja campeão. Mas que algumas coisas "cheiraram mal" isso é verdade. Na verdade, o que eu acho é que a CBF faz uma espécie de corpo mole ou vista grossa em alguns assuntos, referentes ao futebol nacional em geral, mas também não acho que eles tenham feito nada diretamente a favor do Corinthians, e que o beneficie. Vamos aos fatos:

1 - O Maracanã fechar: Já tinha que ter fechado desde a parada da Copa. Se o Fluminense e o Flamengo não tem um estádio próprio, é problema deles e de mais ninguém. Não pode ter um jogo de futebol no meio de um canteiro de obras, mesmo que seja parcialmente em obras. Alguém já viu isso em algum lugar do mundo?! Geralmente implodem o mesmo e reconstroem tudo. O Brasil que tem essa mania de reforma, que só serve para caixa dois e embelezamento com prazo de validade. Alguém vê o Palmeiras ou o Atlético MG, chorando suas pitangas, porque não tem o Mineirão e o Parque Antártica?! Eles estão mal, sim, mas não por causa de seus estádios. Eles jogariam melhor, se tivessem em seu território? Talvez, mas não ficam choramingando isso toda hora. O Fluminense tem que se conformar com o Engenhão, São Januário, Estadio da Cidadania ou o estádio do São Cristóvão, em baixo da Linha Vermelha e pensar em ganhar sempre. Se quiser ser campeão, vai ter que ganhar nos jogos como visitantes ou vão reclamar que o Vitória ou o Ceará não quiseram transferir os jogo de Salvador ou Fortaleza para o Rio?!

2 - A transferência do jogo do Corinthians contra o Vasco em São Januário: Primeiro, foi uma cagada sem tamanho da CBF permitir, só que a diretoria do Vasco concordou. Se a diretoria não liberasse, o jogo seria mantido. De qualquer jeito, discordo da mudança. Só que ninguém se lembra que como ainda vai ter o jogo, o Vasco pode ganhar. Isso me lembra os meus tempos de colégio. Certa vez, estava disputando uma partida que foi acabar nos penaltis. Todo mundo havia batido, exceto eu. Se eu fizesse, o meu time ganhava, se eu perdesse, iria começar tudo outra vez. Como eu era um primor no quesito "bola no pé", não só os adversários como meus companheiros já discutiam a nova sequencia de jogadores que ia bater. No meio tempo, dei um bico na bola que o goleiro desviou para não bater nele e o meu time ganhou a partida. Mas eles ainda ficaram um tempo se perguntando se eu tinha feito o gol ou não e sinceramente, estaria com eles. Hahaha!
O meu ponto é o seguinte, o Vasco ainda não foi batido e ainda tem chances e condições de vencer o jogo ou ao menos empatar, como é o caso atual do Vasco. Então, não dêem meu time como morto, antes da hora. Fora isso, o campeonato está em aberto, seja empatado, com um, dois ou três de diferença. E me arrisco em dizer que se houvesse uma vantagem de 10 pontos, mesmo assim, ainda não haveria um vencedor.

3 - A cobertura da mídia no centenário do Corinthians: Sinceramente, caguei para ela. A mídia corre atrás do Corinthians, porque o Corinthians tem uma estratégia de marketing que precisa disso. O Ronaldo não faz gol (nem joga atualmente), mas vende que é uma beleza. Os vestiários são renovados e mostrados ao público, etc etc etc. No Real Madrid, Barcelona e outros tantos clubes do mundo é assim. Agora, se o seu ou o meu time não tem isso, culpe o próprio clube e não o Corinthians.

4 - A amizade entre a CBF e o Corinthians: Sinceramente, acho que essa amizade é ruim e prejudicial ao próprio Corinthians. Ele fica marcado, manchado, pelos outros torcedores, por ser "queridinho" da CBF. O Ricardo Teixeira é um centralizador, prova disso é o fato dele ser o presidente do comitê organizador da Copa 2014. Em nenhum outro lugar do mundo, o presidente da federação foi o presidente do comitê, mas como no Brasil, tudo acaba em pizza...

5 - Andres Sanches na África do Sul: Eu gosto do Andres. Sério mesmo, gosto dele. Não escolheria ele para ser o chefe da delegação, mas o acho perfeitamente capaz de exercer essa função. Acho que iria preferir um ex-jogador, sei lá, mas não um presidente de clube.

6 - A escolha de Muricy: Achei majestosa a recusa do Muricy. Foi a primeira vez que eu vi, uma recusa tão categórica, quanto a dele. E ele a fez, pelas razões dele e pronto. Só um lado saiu vencedor por completo, o Flumimense; que manteve um técnico de ponta e perfeitamente capaz de assumir a seleção, no clube. Então, se nas questões políticas o tricolor das laranjeiras saiu perdendo, eu sugiro que parem de pensar demais e joguem futebol. Deixa o chororô para os alvinegros e ponto!

Agora, uma coisa que não tem muito a ver com essa conspiração, mas sim na busca do título. Não sei se vocês já repararam, mas cada vez mais o Campeonato Brasileiro se parece com um concurso público anual. É mais ou menos assim, vou explicar:

Se você se aplicar, estudar bem matéria por matéria e conseguir minimizar seus erros e explorar suas qualidades, você passa no concurso - Igual ao tricampeonato do São Paulo, que na verdade foi o tri do Muricy, que soube exatamente minimizar os erros da equipe e explorar as qualidades especificas de cada jogador mantendo uma hegemonia trianual e deixando muita gente puta ao longo do caminho.

Agora, sempre tem um desgraçado que estuda pouco, sai bastante, enrola e tal, mas é tão crânio que chega na prova, quase gabarita e passa. Como foi o caso do Flamengo ano passado. Vai me dizer que aquele time tinha alguma aplicação tática?! Aquele time tinha uma defesa arrumadinha, uns volantes bons, mas não excepcionais, laterais decentes, mas também sem serem nada de outro mundo e... Adriano e Pet. Pronto, acabou a festa. Adriano e Pet, ambos em estado de graça, levaram o título para a Gávea. Mesmo com o Adriano enchendo a cara e o Pet dando uma de Mum-Ha, o ser eterno, decidiram o campeonato, quando tinham que decidir e pronto.

Até agora, nenhum clube mostrou esse potencial de campeão ou de aprovado. Nenhum clube tem uma tática definida e aplicada, nem um jogador que faça uma diferença tamanha, que acabe com os adversários. Sinceramente, acho que o mais perto disso é o próprio Fluminense. Só que eles precisam de duas coisas que ainda não tem: Tempo para deixar todo mundo "cem por cento" e paz, para trabalharem sem problemas internos, externos ou conspirações gigantes. Meu conselho para o tricolor das laranjeiras é o seguinte: Blindem o clube, dêem uma folga para o Deco e o Conca e voltem com os dois e o Fred para levantarem esse troféu, porque vocês merecem.

Um comentário:

  1. Po cara achei seu blog muito interessante, bem bolado e muito maneiro parabéns abração Pedro.

    ResponderExcluir