segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Fechando o turno...

Depois de umas duas ou três rodadas sem grandes emoções, parece que alguns clubes acordaram para fechar o primeiro turno em grande estilo. Tá certo que ainda tem dois jogos a serem cumpridos, e eles valem muito, mas para a grande maioria dos times, essa rodada foi a saidera. Muitas coisas me surpreenderam nessa rodada e acho que muito palpiteiro também rachou a cara com alguns dos resultados, então vou falar um pouco sobre eles.

Para começar os resultados "previsíveis": O Inter bateu o ex-Barueri por dois a zero no Beira-Rio. Alguma novidade?! Não! Se fosse goleada eu também não iria ficar espantado. Enquanto um, voa despreocupado, buscando o título, outro cai desesperadamente na zona de rebaixamento. E o poço tem fundo sim, e se chama Série-B 2011!

Flamengo e Santos fizeram a despedida rubro-negra do Maracanã e ficaram no 0x0. Nenhuma novidade. O Santos ainda luta para se reeguer das perdas dantescas de Ganso, André, Wesley e Robinho e ainda ficaram sem o "Neymar Riquinho" para o jogo. Enquanto isso, os ventos da Gávea ainda não chegaram trazendo boas novas em forma de gols. Se tivessem pensado nisso a um ano atrás... deixa pra lá. Quem sabe com as chegadas de Diogo e Deivid(dois monstros, se forem comparados com Val Baiano e Borja), esse time saia da seca de gols.

Botafogo e Grêmio ficaram no empate, no Engenhão. Triste para o alvinegro, que alçava vôos maiores no primeiro turno e acabaram fora do G-4, mas ao mesmo tempo, continuam se classificando devido as excelentes campanhas pós-Libertadores e Copa do Brasil, de Santos e Inter; que transformaram o G-4 em G-6. Enquanto isso, na outra ponta da tabela o Grêmio luta para se reeguer e dorme fora da zona. Os dois vão ter muito trabalho para chegarem aos seus objetivos no returno. Só acho que a "missão" tricolor é mais fácil do que a pretendida pelo alvinegro.

Agora os resultados "mais ou menos"; aqueles que os palpiteiros acertaram, mas não tinham certeza;

O Vasco foi ao Castelão e venceu o Ceará por 2xo. Não teve lá grandes surpresas, devido a boa campanha que o Vasco vem fazendo com o ex-técnico do Ceará e com a "ladeira abaixo", do Vozão, desde que perdeu o mesmo. De qualquer jeito foi um resultado surpreendente, pela primeira derrota em casa do Ceará.

O Atlético MG vem em uma "descendente", como os boleiros gostam de falar. Na verdade eles estão ladeira abaixo desde a primeira rodada. Um clube que entra em um campeonato com a pretenção, elenco, treinador e CT para ser campeão e termina o primeiro turno na "zona", ter que parar e ver o que está errado. Ótimo resultado pelo lado do tricolor paulista, que precisava da vitória para ficar mais tranquilo para o segundo turno, terminando o primeiro em décimo lugar.

Agora vem a hora do espanto! Ninguém pensava nesses resultados, te garanto. Nem os torcedores mais doidos, nem os analistas mais especialistas. Sério mesmo, podem até falar agora "Ah, esse eu sabia!", mas sinceramente, não sabia não e vou explicar um por um o porque.

O Corinthians bateu o Goiás, de virada no Pacaembu, no seu primeiro jogo como centenário. Até ai, tudo bem. O Esmeraldino vem em uma maré de azar danada e é forte candidato a Série-B 2011, enquanto o alvinegro paulistano tem grandes chances de título. Até ai nada demais. Mas, tudo tem um porém. O placar de 5x1, com direito a virada, não era esperado pelo público da Fiel torcida, nem dos jornalistas. Tá certo que a defesa do Goiás é uma peneira. De repente, até o Flamengo conseguisse marcar algum neles, mas tomar cinco gols é algo pelo menos "não usual" no futebol nacional. O Corinthians ainda por cima, não contava com seu ataque titular e dentuço. Pelo contrário, contava com o reserva e baixinho e mesmo assim, meteram 5 e afundaram o clube goiano na lanterna, que não sai nem se ganhar na próxima rodada.

Atlético-GO, que ainda é sério candidato a cair de braços dados com o seu rival Goiás, goleou, sem dó nem piedade o Vitória no Serra Dourada. Resultado importantissímo para o rubro-negro goiano e de ligar o sinal de alerta no rubro-negro baiano. O Vitória tá em décimo quinto e tem chances sim, de cair para a série B. Os dois ainda vão ter muito trabalho pela frente para garantirem o "natal feliz" dos torcedores.

O Avaí, que vinha fazendo uma campanha incrível pós-copa, tá de ressaca hoje, depois do jogo na Ressacada, enquanto isso o Atlético-PR que muita gente, incluindo eu, colocavam na briga contra o rebaixamento, conseguiu uma vitória "totalmente excelente" fora de casa e terminou em sétimo, bem longe da zona. Ninguém esperava, mas, méritos do rubro-negro paranaense que vem mostrando força para brigar pela Libertadores e não, contra o rebaixamento.

No segundo duelo do final de semana, no Pacaembu, o Palmeiras caiu para o Cruzeiro, por 3x2, deixando o clube do Palestra Itália bem triste para o segundo turno. Tomar uma virada em casa, mesmo que essa seja emprestada, é algo a ser remediado. Felipão vai ter muito trabalho pela frente, enquanto o Cuca parece ter ajeitado o time para o segundo turno, que atualmente está levando uma vaga da Libertadores 2011.

O Guarani aprontou contra o líder do campeonato, no Brinco de Ouro. Tá certo que foi em casa, mas bater o Fluminense tem sido algo bem dificil(só 3 derrotas) e quebrou um periodo de invencibilidade tricolor. A nota ruim, fica por conta da perda de Emerson pela parte do time carioca, que perdeu seu melhor atacante de velocidade durante algum tempo pelo menos. Será Washington e Fred um novo "ataque totó" ou os artilheiros ainda serão artinheiros juntos?! Só o returno para responder. Agora fazem falta Alan e Maicon, não é diretoria?!?!

Os jogos de Vasco x Corinthians e Santos x Internacional, que foram atrasados, ainda fecham o turno. Três deles brigam pela ponta e em caso de vitória corinthiana, ele assume a mesma. No duelo do Santos e Inter, o colorado vem como favorito para encostar ainda mais nos "clubes que
desgarraram", enquanto o Vasco luta para roubar a sétima colocação e encostar ainda mais no "G-6".

Agora, como vascaíno quero falar duas coisas. A primeira é que o Vasco tem chances reais de brigar pela Libertadores, não acredito muito, mas tem. Embora sinceramente ache, que ele vai ficar pela Sul-Americana. Pelo menos é melhor do que brigar para ficar na série-A, algo rotineiro e doloroso para a torcida cruzmaltina. Já a segunda coisa é: Pelo amor de Deus, parem de falar na invencibilidade do Vasco e principalmente do PC Gusmão. Parece que todo jogo é um "Agora vai?!"!

Boa sorte para todos e que vença o melhor; abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário