quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Neymonstro!

Infelizmente esse post não é para falar bem do Neymar, uma das grandes promessas do futebol brasileiro, mas sim para falar do Neymar, o bebê-monstro criado pela diretoria santista. Na semana passada escrevi sobre a "nova onda de Neymar", este um jovem e excelente jogador, com um futuro todo pela frente, que fez uma besteira e foi repreendido pelo seu excelente técnico Dorival Junior - um dos melhores do país e sem dúvida o melhor em trabalhar com jovens craques.

Enfim, até ai estava tudo bem. A diretoria do Santos aceitou a punição, até porque o jogo do final de semana, no qual Neymar estava afastado era contra o Guarani, que está lutando para se manter na primeira divisão, então, deixando o Neymar de fora e dando uma "canecada" de água fria nele, ficaria bom para todos os lados.Só que ai vem o punch line ou a cartada final;

Dorival ainda acha que Neymar merece mais uns dias no cantinho do pensamento e avisa para todo mundo que ele ficara de fora do próximo jogo, contra o Corinthians! A diretoria santista fica desesperada; "Como assim?! Sem o Neymar nós não temos chances contra o Corinthians!" "O vamos fazer?!" "Essa é a nossa perdição" "É culpa do Dorival!" "Joga pedra no Dorival, ele é feito pra apanhar; ele é bom de cuspir!". E nessa reunião extremamente sensata e com pessoas de mentes brilhantes; tão brilhantes que ninguém entendeu ou muito menos concordou, com a demissão do treinador com um aproveitamento de 65%, dois títulos em dois campeonatos disputados e com a vaga para a Libertadores do ano que vem garantida.

Ai eu fiquei pensando no ponto de vista da diretoria - O Santos deve ter tantos títulos nos últimos anos, mas tantos títulos, que esses dois seriam insignificantes -Correto?! Errado! O último título santista antes de Dorival foi um Campeonato Paulista em 2007 e a última vez que o Santos conseguiu dois títulos no mesmo ano foi ainda na era Pelé. Em 68 o Santos conseguiu 3 títulos. Recopa dos Campeões Mundiais, Recopa Sul-Americana e o Campeonato Paulista. Logo, Dorival é o técnico mais vencedor - em um ano; ou melhor nove meses! - desde a era Pelé. Não existe nenhuma; absolutamente nenhuma, razão para demissão dele. Na verdade existe... Neymonstro o bebê mimado do futebol nacional!

Esse fato me lembrou a demissão do Oswaldo de Oliveira do Vasco, em 2000. Oswaldo levou o novo expresso da vitória até as finais da Marcosul e do Brasileirão daquele ano e foi demitido dias antes das mesmas. Se eu não me engano, ele foi demitido depois de discutir com o Eurico Miranda - outro ser extremamente brilhante - devido a um aperto de mão com o Felipão, após a classificação do Vasco. Eurico não gostou porque o Felipão havia recusado a proposta do Vasco, dizendo que não poderia trabalhar com a diretoria vascaína, justamente por ela ser tão...digamos que agressiva, no momento de expressar suas idéias. Depois do aperto de mão e de uma discussão, Eurico demitiu Oswaldo e chamou Joel Santana. A situação só não ficou pior, porque o Vasco ganhou os dois torneios.

Outra coisa me veio a cabeça nessa novela mexicana-santista; os filmes de jovens esportistas. "Nós somos os campeões", "Treinador Carter" e tantos outros que mostram jovens jogadores que são inspirados por seus técnicos e juntos ganham jogos quase impossíveis, vencendo várias barreiras e problemas ao longo do caminho. Sabe qual é a grande diferença desse filme para a realidade? No final dos filmes, o treinador mantém seu cargo; enquanto o Dorival caiu por causa de um bebê mimado.

Agora resta uma pergunta no ar - Quem vai encarar treinar o Santos?! Super Nanny?! Só se for, porque o clima lá deve estar em pé de guerra entre os ADN (Amigos Do Neymar) facção do parquinho cada vez mais enfraquecida - e resto todo do elenco, que agora vai ficar com uma pulga do tamanho de um elefante atrás da orelha, depois dessa sacada mais que inteligente da diretoria santista.

Ps: O São Paulo, que não é bobo, já manifestou o interesse no Dorival. Técnico bom não fica sem emprego, mas jogador metido a besta, cai no ostracismo rapidinho - não é Robinho!

O Vídeo do Neymonstro, feito pela galera do Bola nas Costas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário