domingo, 3 de outubro de 2010

Estado mental dos clubes!

Fiquei muito tempo sem escrever e sinceramente, esperava por alguma coisa nova acontecer. Na verdade não aconteceu nada, absolutamente nada, que me chamasse atenção para isso. Então fiquei bolando alguma coisa nova para postar aqui. Essa é uma das coisas boas de ter um blog pessoal. Não tem editor, time line e no meu caso, nem leitor para me apressar. As chances de você estar lendo isso e não me conhecer pessoalmente são praticamente nulas. Mas enfim, vamos ao post.

No começo do blog, fiquei amarrado em escrever listas. Amarrado não no sentido da gíria, mas sim no sentido de preso a alguma coisa. Acontece que eu acabei gostando e sempre que fico sem assunto, penso em uma lista nova para falar. No caso de hoje, falarei sobre o atual estado mental dos clube. Como cada um está pensando até o fim do campeonato, quais as ambições e reais objetivos que cada um pode chegar. A lista vai como a classificação do brasilerão esta hoje:

1- Fluminense: Com reais chances de serem campeões depois de muito tempo, o tricolor das laranjeiras conseguiu superar uma derrapada e voltou ao topo. O time continua sem reservas para volante, com o ataque titular no estaleiro e com a zaga e o gol como seus principais pontos contra. Apesar disso vai brigar até o último segundo. Tem um grupo campeão, com um treinador excelente e dois maestros que valem todos os centavos que lhe são gastos.

2 - Corinthians: O grupo sentiu a saída do Mano Menezes, mas conseguiu melhorar nos jogos anteriores. Apesar de dois empates e uma derrota, duvido muito que seguirá muito tempo longe das vitórias. Faltam três coisas no time: Um goleiro seguro; porque o Julio Cesar tem muita capacidade para ser o titular, mas ele não transmite essa segurança para seus companheiros. Um lateral direito fora de série; porque o Alessandro é bom defensivamente, mas péssimo no apoio ao ataque ainda anda devendo na defesa e um ataque que realmente funciona; porque Iarley e Jorge Henrique não pode ser um ataque de um time que quer se tornar campeão brasileiro. Caia na real, o clube do parque são jorge não pode ficar refém de Ronaldo por muito mais tempo. Vai lutar pelo título, sem dúvida nenhuma.

3 - Cruzeiro: Time em ascensão com Cuca que conseguiu colocar uma aplicação tática incrível no seu grupo. É praticamente um time transmorfo, que muda de cara a cada jogo e a cada necessidade. Não sei se isso vai dar certo sempre, mas vem dando com os mineiros. Tem um camisa 10 fora de série e vai brigar pelo título, mas ainda acho que fica na Libertadores e só. Se o Cuca tivesse na toca da raposa desde o começo...

4 - Internacional: O clube mais "numa boa" dessa fase do brasileirão. Perde de 3 e continuam os sorrisos no Beira-Rio, ganham de 5 e é como se nada tivesse acontecido. É por isso que apesar de estar a oito pontos do líder, ainda acho que tem chances. A tranquilidade que reina nos colorados e a certeza de que eles não tem nada a perder nesse campeonato, só mostram que eles podem sim chegar lá. O Alecsandro podia ter voltado a muito tempo, mas só voltou agora com 100%. Com o Tinga vai ser a mesma coisa. Sem pressa e sem pressões esse time tem que ser muito temido até o fim do campeonato.

5 - Atlético PR: Com esse clube eu quebrei a cara. Colocava ele como um dos candidatos ao rebaixamento. Tem chances de ir para Libertadores, mas pensa corretamente em acumular gordura, nesse campeonato cheio de altos e baixos. Está invicto a seis rodadas com quatro vitórias. Vai lutar pela Libertadores, mas ainda acho que fica nas primeiras posições da Sul Americana.

6 - Botafogo: O Botafogo e sua sina de azar continuam lado a lado. Quando tinha uma chance mais do que real de ir para a Libertadores, a quarta vaga foi embora. Jogada completamente amadora da Comebol, que mostra o quanto os cartolas sul americanos são tão amadores quanto os nossos. Um regulamento de campeonato não pode ser alterado em curso, e a Libertadores 2011 começou, quando o Campeonato Brasileiro começou. Na verdade quando a Copa do Brasil começou, mas deixa pra lá. Mesmo com isso tudo, o mal estar com o Talismã e a lesão do seu principal reforço; o Botafogo ainda conta com Joel Santana e Loco Abreu e te garanto que essa dupla vai dar trabalho até o apito final.

7 - Santos: Sinceramente, não quero mais saber do Santos. No ano que vem, quando o Ganso voltar, eu volto a acompanhar. Toda palhaçada da novela Neymar x Dorival me encheu o saco. Mas sinceramente acho que vão ficar pelo meio da tabela, pensando na Libertadores e nos carros que vão comprar com o 13°. Eles que se virem naquela cidade praiana.

8 - Gremio: Que ascensão do clube com o Renato Gaúcho. Lá ele não é chamado assim, claro, mas no resto do Brasil ele é. Não tenho muito o que escrever sobre o tricolor gaúcho; só acho que ele já se livrou do rebaixamento, muito antes do perigo se tornar real. Parabéns adiantado para eles. Deve ficar pela zona intermediária.

9 - Palmeiras: Felipão ainda não transformou água em vinho, mas vem praticamente tirando leite de pedra desse time extremamente limitado e dependente da trinca Kléber, Valdívia e Marco A. Felizmente não corre mais riscos de cair e está praticamente arrumando a casa para pensar no ano que vem.

10 - Vasco: Deu sinais de que ia cair de novo; depois deu sinais de que ia brigar pela Libertadores. Hoje da sinais de que vai ficar pelo meio da tabela, corrigindo os erros e pensando em melhorar o time para o ano que vem. Destaque para o Éder Luis; o caçula do vento! hahaha!

11 - São Paulo: Outro time que parece que desistiu do Brasileirão. Devem estar querendo um ano sem Libertadores, como parte do programa de passos da desintoxicação. Ano que vem, com técnico novo e elenco remontado, quem sabe?!

12 - Guarani: Mesmo com o bom campeonato que o time de Campinas vem apresentando, ainda acho cedo para o colocar como garantido para a série A do ano que vem. Na verdade acho que todo mundo daqui para baixo tem que pensar nisso. O ponto forte é que o grupo está unido com o Vágner Mancini, um dos últimos treinadores que mantiveram o cargo desde o começo do Brasileirão.

13 - Ceará: O Alvinegro vem praticando um perigoso "Down Hill", desde a saída de PC Gusmão. Tem que ficar muito atento, porque a gordura acumulada naquele periodo, está quase no fim.

14 - Vitória: A campanha do rubro negro baiano chega a ser engraçada de tão trágica. Vive em altos e baixos a cada rodada. Mas ninguém sabe o dia de amanhã e ainda acho que irá se manter na série A, sem maiores sustos.

15 - Flamengo: Meu Deus do céu, que onda deprimente o rubro negro carioca anda passando! Primeiro aquele rolo todo já comentado do primeiro semestre; depois a demora para contratações decentes e agora a queda do Galinho e uma nova troca de técnicos que está no sai-não-sai desde que o Luxemburgo saiu do Atlético MG. Se não arrumar a casa logo, não vai ter santo, nem manto sagrado, que dê conta do clube da Gávea na série A do ano que vem.

16 - Avaí: O Avaí vinha mal antes da Copa, ai trocou de técnico e melhorou muito. Ai caiu tudo de novo e demitiu o delegado Antonio Lopes. Agora tem que dar um jeito de sair dessa draga, porque é o primeiro na porta da Zona e só tem três pontos de vantagem.

17 - Atlético GO: Antes da copa já o dava como morto. Rene Simões vem fazendo um excelente trabalho com um time limitado, mas com muita garra. Pelo menos eles já entenderam que estão lutando para ficar na série A a mais tempo do que o resto.

18 - Atlético MG: No começo do campeonato muita gente o colocava como candidato ao título ou ao menos a Libertadores. Hoje é candidato sério ao rebaixamento e com Dorival Junior, vai ter que descobrir um jeito de escapar da zona da degola. Tem elenco para isso, só falta um time. Eu gosto muito do Diego Souza, mas não pode depender dele.

19 - Goiás: Depois de muito insistirem no Leão; a diretoria esmeraldina contratou Jorginho. Não acho que tenha sido a melhor escolha, mas tudo bem. Está com um pé na Série B 2011 e o outro quase escorregando. Sinceramente, acho que vai sim.

20 - Prudente: O Ex-Barueri e futuro Pindamonhangaba F.C., vai jogar a série B do ano que vem. Alguém duvida?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário