sábado, 30 de outubro de 2010

O que ainda pode o Mengão?!

O Flamengo começou o ano como o rei da cocada preta! O clube tinha acabado de ganhar seu sexto(ou quinto, sei lá) título nacional e dos quatro grandes cariocas, era o único com uma contratação de impacto - Vágner Love. Porém nem tudo foi flores para o clube da Gávea nesse ano. A diretoria vendeu Aírton, jovem promessa e titular na cobertura da zaga. Decidiram não repor a altura, afinal tinha uma trinca de volantes que poderiam fazer essa função - Maldonado, Toró e Willians e ainda tinha o Kléberson que poderia ajudar como volante também. Tirando esse pequeno equivoco, nenhum problema grande na pré-temporada.

Mas ai veio o campeonato carioca e o Flamengo foi caindo, cada vez mais de produção. Tecnicamente, estava visando a Libertadores, então estava tudo certo para a torcida. No meio tempo, vários problemas foram sendo vistos e divulgados pela imprensa; como a já famosa discussão entre Adriano e sua ex-noiva na porta de um baile funk, as declarações do goleiro Bruno de que mulher gosta de apanhar e as fotos de Vágner Love sendo escoltado por bandidos armados, além do término "bombástico" (com ironia, por favor) de Léo Moura e Perlla que o trocou por Álvaro, zagueiro titular do mesme time. O império do Amor, se tornou o Império do Mal. Mas estava tudo bem, enquanto o Flamengo estivesse ganhando na Libertadores.
Ai veio o improvável. Depois de ter derrubado um dos favoritos - Corinthians - nas oitavas, o Flamengo cai diante do desconhecido Universidad do Chile, com Montillo ainda sendo um ilustre desconhecido para o público brasileiro.

Foi ai que a casa caiu. Na verdade, foi ai que o Andrade caiu. Técnico campeão com o Flamengo anterior, responsável por grande parte do gás que o Flamengo teve, caiu diante das crises. Depois disso, veio o inevitável, o desmanche do time que havia sido montado visando unica e exclusivamente a Libertadores. Esse é um dos grandes maus dos clubes do Brasil. Quando entram na Libertadores, todo resto do mundo fica esquecido. É só ver a quantidade de contratos que terminam em agosto no São Paulo. Adriano, o imperador, se mandou para a Roma e o clube não ganhou nada com isso. Tendo gastado tudo que podia antes do meio do ano, o Flamengo não conseguiu contratar, nem ampliar o contrato de empréstimo de Vágner Love, que teve que voltar para a Rússia e ainda perderam o capitão e goleiro titular Bruno, devido aquela merda toda que vocês estão cansados de saber.

Mas e ai?! E ai que demorou muito e muito mesmo para a diretoria começar a se mexer e rearrumar o time. Titulares consagrados já não estavam rendendo e precisavam de reposições a altura. O ataque estava completamente nulo e as contratações foram muito afobadas. Val Baiano, Cristian Borja e Leandro Amaral podem até ser bons jogadores, mas não são soluções para um clube que quer ser campeão. Nesse meio tempo ainda teve o retorno de Zico a Gávea. O retorno e a nova despedida, uns meses depois!

Hoje, depois da queda de mais dois técnicos, o Flamengo vem renascendo com Luxemburgo. Renascendo junto com Luxa na verdade. O time vem se encaixando e pensando em uma coisa e só uma - o ano que vem. Nesse ano, a unica coisa que o Flamengo pode chegar é na Sul-Americana. Já esta com uma distância razoável para a zona da degola e deve ficar nessa marola. O problema é que ainda faltam algumas coisas para fechar o ano, como seis rodadas e uma base para fechar o ano e manter no ano que vem. Toró já se mandou, e agora quem fica para 2011?!

Flamengo base 2009: Bruno, Léo Moura, R. Angelim, Álvaro e Juan; Airton, Maldonado, Willians e Petkovic; Zé Roberto e Adriano.

Flamengo base 2010-02: Lomba, Léo Moura, R. Angelim(?), (?) e Juan(?); Maldonado(?), Willians, Kléberson e Pet(?); (?) e Deivid(?).

Um comentário:

  1. Nada. Alias, pode ser rebaixado. Quem diria! Flamengo e Luxemburgo na SEGUNDA DIVISÃO!!!! Não vou comemorar antes do tempo, mas que seria excelente, isso seria!

    ResponderExcluir