segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ecos da trigésima rodada! O começo do fim!

Só pra variar, uma rodada cheia de emoção e algumas pitadas de tédio, como por exemplo 80% do Atlético GO e Vasco. Mas teve 0x0 com dois gols anulados (Ronaldo voltou!), teve time que desistiu do título e apanhou, teve time que respirou enquanto botava outro na zona do sufoco... enfim, rodada típica de reta final de campeonato brasileiro. Tem uma música do Renato Russo, chamada "Depois do Começo"; o refrão é "E depois do começo; o que vier vai começar a ser o fim!". Não deixo de concordar com a visão um tanto quanto pessimista dele, mas se tratando desse campeonato de pontos corridos, onde dez pontos separam o 1° do 10° e outros dez separam o 11° do 17°, último a cair na "zona da degola", é melhor ver essa campeonato como as camadas da terra, bem estilo aulas de geografia da 6° série (ou seria 7°ano... ficando velho!). Vou fazer uma análise rápida, um por um dos times, seguindo a ordem atual da classificação:

1° - Cruzeiro - Meu deus do céu! Nenhum time consegue sobreviver muito tempo segurando essa liderança. Tá certo que a parada era dura, mesmo antes de começar, lá no Olímpico, contra o "renascido" Grêmio. Mas time que quer ganhar, não pode ficar pensando em adversário, juiz, lugar ou mapa astral; tem que ganhar. E em um campeonato tão cheio de reviravoltas, ele dorme na primeira colocação, não por méritos próprios, mas pela inabilidade do vice, que não fez a sua parte. Óbvio que o time não perdeu as chances de ganhar, nem vai perder a cabeça por isso. Muito menos a torcida vai invadir a Toca da Raposa para protestar. O time está mais do que de parabéns por estar - e merecer estar - nessa colocação. Só precisa tirar essa inhaca de favorito e mirar no objetivo primário, que é vencer, porque o secundário - Libertadores - só perde por um milagre(para os outros, não para ele, claro!). Próximo jogo é o clássico contra o Atlético MG, que quer desesperadamente sair da zona da draga!

2° - Fluminense - Olê olê olê, o Fluzão empatou com o Botafogo no Engenhão! Os dois times tiveram as suas oportunidades, mas como dizia Nélson Rodrigues, 0x0 dá vontade de pedir o dinheiro do ingresso de volta. No Flu, quase todo mundo voltou. Alguns meia-bomba como o Emerson, outros já um pouco melhores, como o Diguinho, mas o importante é que vai ter o elenco completo para essa reta final e convenhamos, vai precisar dele mais do que nunca. Essa maratona de jogos é muito doida e o próximo jogo, fora de casa contra o Atlético PR, que ainda sonha com a Libertadores, vai ser um baita desafio para o Tricolor das Laranjeiras.

3° - Corinthians - Enganou todo mundo falando que ia engrenar, que o jogo contra o Vasco já estava ganho, blá blá blá, veio jogar em São Janú meio de ressaca e...tomou um baile. Foi na otra rodada, eu sei, mas o que aconteceu nesse jogo, se refletiu e muito no jogo de hoje. A torcida veio enfurecida cobrar melhores resultados do clube. No centenário o Corinthians só ganhou dinheiro até agora. É bom, mas a torcida quer mais. Sinceramente, não lembro de nenhum outro clube que foi tão bem sucedido no seu centenário quanto o Vasco. Mas enfim, Ronaldo voltou, meteu dois gols anulados e agora vão culpar o juiz durante a semana toda. Como eu disse, time que quer ganhar, tem que dar um jeito de ganhar. Nem que pra valer um, você tenha que meter três! Próximo jogo é um clássico contra o Palmeiras e vale a mesma coisa que eu disse para o Cruzeiro; tem que ganhar e ponto! Senão, vai brigar pela Libertadores, com chance até de perder a vaga.

4° - Santos - Na rodada atrasada venceu muito bem o Inter e dava a entender que ia correndo em busca da liderança. O problema é que no meio do caminho tinha uma pedra chamada São Paulo e mesmo com um jogador a mais, o Santos não aproveitou para ganhar o jogo e acabou perdendo nos acréscimos. Pelo menos o próximo jogo é contra o primeiro time-defunto do campeonato o Ex-Barueri. Se não ganhar, desiste do título e começa a pensar no ano que vem, que nem o...

5° - Internacional - Desistiu no jogo contra o Santos e mostrou isso no jogo contra o Flamengo. Vai poupar a galera, visando o Mundial de Clubes, contra a Inter de Milão. Boa sorte para o Colorado.

6° - Atlético PR - Ganhou do Goiás e mostrou que ainda está na luta, mais para a Libertadores do que para o título, mas para quem - como eu - achava que ele ia cair, ele já quebrou a cara de muita gente. Próximo jogo contra o Flu ele tem que mostrar isso. Ganhando se credencia a brigar com os cachorros grandes da ponta, perdendo fica pela Sul-Americana.

7° - Grêmio - Meu deus! Esse Grêmio é a Fênix do Brasileirão 2010. Antes do Renato tava brigando para sair da zona do rebaixamento e agora tá com sede de título, virando o jogo contra o líder no segundo tempo. No próximo jogo contra o Inter, tem que mostrar essa mesma garra. Apesar do Inter já demonstrar que desistiu do título, a máxima segue a mesma; clássico é clássico e ninguém quer perder.

8° - Botafogo - O Alvinegro carioca já viveu dias melhores. Mas quem se ferra com essa gangorra de "temperamento" é só o Botafogo. O clássico contra o Fluminense mostrou exatamente isso. A mesma coisa que o Vasco mostrava nos seus um milhão de empates. Não quer perder, então não arrisca e fica dependendo de lampejos. Se ainda quiser alguma coisa tem que vencer o Vitória, em casa. Só que a parada não vai ser fácil, porque o Vitória tem que vencer, para se distanciar da zona da degola.

9° - São Paulo - E quando todo mundo o dava como morto, o São Paulo mostrou que ainda está vivo e bateu o Santos com menos um. Seis pontos o separa da zona da Libertadores e a CBF ganhou um aliado precioso na hora de chorar para a quarta vaga. Próximo jogo é contra o Ceará, no Castelão. Se mostrar essa garra, ganha tranquilamente o jogo.

10° - Palmeiras - Ninguém sabe direito qual é a do Palmeiras. Só uma coisa é certa, o Felipão tá arrumando a casa para o ano que vem. Isso mesmo, não esse ano, ano que vem. O empate contra o Ceará em casa mostrou isso. Essa falta de atrevimento e excesso de zêlo, só mostra que o time não quer perder, ao invés de mostrar que o time quer ganhar. Desistiu cedo demais da luta para a Libertadores, e vai ficar na zona da Sul-Americana... e ainda vai comemorar por isso.

11° - Vasco - Acabou o sonho da Libertadores. Mesmo com a quarta vaga, o Vasco mostrou mais uma vez que falta atrevimento para ganhar. O primeiro tempo do jogo contra o Atlético GO, parecia que tinha 20 jogadores travados no meio de campo. Ninguém atacando pelas laterais, ninguém fazendo uma jogada de toque rápido e com um ataque formado por dois atacantes rápidos, tem que ter isso. Vai acabar ficando pela Sul-Americana também, mas pelo menos não corre risco de cair dessa vez.

12° - Ceará - É o primeiro clube da apelidada "zona da preocupação", onde não está na zona de rebaixamento, mas ainda tem uma pulga atrás da orelha. Sinceramente, duvido muito que caia, ainda mais com a excelente gordura acumulada no primeiro turno. Sua preocupação agora é acumular mais pontos para parar de pensar na parte de baixo da tabela e começar a pensar no ano que vem, disputando um campeonato internacional.

13° - Flamengo - Outro clube que sofre ainda com a sombra da zona, mas vem fugindo do perigo que nem diabo foge da cruz. Sinceramente duvido muito que caia e o jogo contra o Inter mostrou isso. 3x0 no atual campeão das américas não é para qualquer um. O Inter, mesmo jogando desfalcado e sem muita pretensão é muito perigoso. A maior prova disso é que está no 5° lugar. A chegada de Luxa deu o que faltava no time. Ânimo para o gás final do campeonato. Se tivesse pensando nisso antes, talvez tivesse brigando por mais.

14° - Guarani - Esse tem que se preocupar de verdade. Na verdade, depois dele todos vão ter que pensar no rebaixamento. O time vive em uma gangorra e precisa sair dela e mostrar serviço nessa reta final, porque senão, os outros mostram e atropelam ele. Tem que ganhar do Atlético GO em casa. É um "jogo de seis pontos" que afasta ou diminui a diferença de pontos de um adversário direto na luta contra a zona. Se mostrar o mesmo futebol que mostrou contra o Corinthians, pode não ter a mesma sorte com a arbitragem dessa vez.

15° - Vitória - Já viveu períodos melhores ao longo desse campeonato e agora corre o risco de ser rebaixado e ver o rival Bahia subir. Um desastre duplo para o rubro-negro da Baía de Todos os Santos. Chutou o primeiro cachorro morto do brasileirão, mas agora vai encarar o Botafogo que ainda luta - tecnicamente - por uma das vagas da Libertadores. Se vencer, se distância da Zona, se perder... vai ter que fazer uma promessa para os Todos os Santos para não ver os Atléticos passarem, iguais a banda do Chico Buarque.

16° - Atlético GO - Saiu da Zona - Iêi! - mas ainda tem muito trabalho pela frente. Bateu o Vasco em casa, mostrando - no segundo tempo - um futebol de quem veio para ficar na primeira divisão. Tem que bater o Guarani no "jogo de seis pontos" de Campinas para se manter nessa "crescente", como dizem os boleiros.

17° - Atlético MG - Vem mostrando uma melhora desde que Dorival Jr assumiu o time. Bateu o Avaí em um "jogo de seis pontos" e agora vai para o clássico contra o Cruzeiro mais empolgado pelo menos. Ainda está na "zona", mas ainda joga contra três times que lutam contra o rebaixamento. Tem que vencer de todos e de preferência, ganhar os outros oito também! Ai sim respira aliviado para o ano que vem.

18° - Avaí - Ninguém esperava esse declínio tão abrupto, quanto a queda de rendimento do Avaí. Vinha muito bem com o Antônio Lopes na volta da Copa, ai caiu em uma ressaca que não acordou até agora. É candidato seríssimo a queda. Próximo jogo é contra o Goiás. Se ganhar afunda de vez o esmeraldino, se perder, se afunda de vez. Se empatar, vai de mãos dadas rumo à série B 2011.

19° Goiás - Forte candidato ao "Grande que cai" do ano, o Goiás perdeu fora de casa contra o Atlético PR. O adversário era forte, concordo, mas o time precisa ganhar para pelo menos tentar sair dessa situação. Se perder do Avaí no próximo domingo, vira Dead and Gone ou como diria um cara da Escolinha do Professor Raimundo - Fecha a conta e passa a régua!

20° - Ex-Barueri - Grêmio Prudente - Esse já chamou o Padre para a extrema unção. Ano que vem, volta para a série B. A única coisa que eu tenho para falar sobre ele, é que a moda de trocar de cidade pegou e o Guaratinguetá vai para a cidade de Americana no ano que vem.

Viu, da para separar em camadas essa classificação:

Ainda lutam pelo título: Cruzeiro, Flu, Corinthians, Santos e com uma boa dose de sorte o Grêmio e o Atlético PR.

Libertadores: Os mesmos, tirando o Santos -Que já está - e colocando Botafogo e São Paulo, se a quarta vaga voltar para o Brasil.

Devem ficar na zona da marola (Ou seja, sem se estressar com a queda, brigar pela Libertadores: Palmeiras, Vasco e Inter (que só vai pensar em poupar a galera para o mundial). Somando esse grupo o Botafogo e o São Paulo (Se as coisas continuarem desse jeito) mais Ceará e Flamengo - que duvido muito que caiam.

Galera da pulga atrás da orelha - Guarani, Vitória, Atlético GO, Atlético MG, Avaí e ainda o Goiás, mas esse já está quase na...

Zona de classificação para a Série B 2010 - Grêmio Prudente, ou Ex-Barueri.

Abraço a todos e boa sorte para os que brigam ainda por alguma coisa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário