terça-feira, 19 de outubro de 2010

Zona de classificação para a Série B 2011!

Todo mundo comenta da zona de classificação para a Libertadores - ou o já famoso apelido "G4 - ou fala da outra zona de classificação de competições internacionais a zona de classificação da desprestigiada Sul-Americana; mas ninguém quer saber do pânico que toda conta da zona de rebaixamento.

Na verdade, todas as ciências vão embora, no decorrer das rodadas. A cada rodada que passa, com o seu time amado no apelidado Z-4 é mais uma rodada de rezas, promessas, orações, pedidos de perdão e etc; como se fosse a sua oração que faltava na hora do desgraçado do centroavante empurrar a bola pro gol ou do goleiro fazer um jogo decente ou alguma coisa desse certo no seu time. Na verdade a culpa não é de vocês, meus caros amigos. Se o seu time está lá em baixo, eu te garanto que ele fez alguma coisa para merecer isso ou percebeu tarde demais que esse campeonato é para gente grande.


Mas vamos as comentários, tentando achar alguma desculpa para o indesculpável:


Obs: Não vou comentar do Ceará e do Flamengo, ambos com 1% e 5% respectivamente. Por duas coisas: 1 - Não acho que tenham chances de cair. 2 - Esse blog é meu!


Guarani: Um dos únicos times a manter o treinador nessa temporada (Vágner Mancini) e com um elenco médio, o Guarani entrou na Série A deste ano pensando em uma coisa: Se manter na série A! O resto, era lucro. Sul-Americana, etc. Com essa idéia fixa o time conseguiu um aproveitamento razoavelmente baixo: 38,9%. Mancini chegou do Vasco ainda no início do ano e segundo a sua idéia - e a do clube - é fazer um projeto a longo prazo, visando não o resultado a curto prazo, mas sim o a longo.

Dos oito últimos jogos, quatro serão em casa e é nesses jogos que ele terá que prestar mais atenção. Se vencer todos, o Guarani chegará a 47 pontos, ou seja dois pontos a mais do que a pontuação média de segurança, segundo o matemático Tristão. De todos os com chances reais de queda, ele é o que está mais tranquilo por enquanto. Por enquanto!


Vitória: O Rubro-Negro baiano vem correndo um risco de desgraça dupla para a sua torcida. Cair para a segunda divisão e ver o seu arquirival Bahia, voltar para a primeira. Com essa ameaça cada vez mais perto do horizonte, o time tem que se mexer para melhorar o aproveitamento, que hoje é de 37,8%. O time está a três pontos do primeiro do Z4 e ainda tem um número de vitórias menor do que o mesmo. Em caso de uma derrota dele e vitória dos dois atléticos, ele cai para a zona. Essa matemática seria mais tranquila se fosse no último jogo, mas como ainda falta 8 rodadas e com a ascenção dos dois, o time de São Salvador vai ter um bom trabalho pela frente.

Com a chegada de Antonio Lopes e o crescimento de alguns jogadores do elenco, o Vitória tem chances reais de sair tranquilo dessa draga, mas ainda vai ter que suar muito para chegar a esse estágio.


Atlético GO: Desde a chegada de René Simões, o Atlético conseguiu crescer. Manteve uma base da boa campanha da série B do ano passado e também chegou pensando em se manter por aqui. Saindo da zona de rebaixamento pela primeira vez, depois de muito tempo o Atlético deu o primeiro passo para garantir sua presença na série A. Vai encarar 4 adversários diretos (Guarani, Ceará, Vitória e Avaí) em "jogos de seis pontos" e tem um caminho até mais tranquilo do que os outros, sem adversários que lutam pelo título. Os únicos jogos mais difíceis, são o Botafogo fora de casa e o São Paulo em casa por conta da volta da quarta vaga no G-4.


Atlético MG: Mais um que cresceu de produção com a troca de técnico. Luxemburgo ganhou tudo que pediu - e não pediu pouco - mas não conseguiu dar resultados. Até conseguiu um bom primeiro semestre, mas o segundo vinha sendo desastroso. Para consertar a lambança milionária, o Galo contratou Dorival Junior, um dos melhores treinadores do Brasil, que depois de dois títulos em um ano pelo Santos, foi demitido de forma completamente idiota.

Dorival não vai ter tarefa fácil pela frente. Para começar, ele tem um bom elenco, mas ainda não tem um bom time. Falta entrosamento e articulação. Diego Tardelli ainda não voltou a ser o artilheiro do ano anteior e Diego Souza, contratado para ser a maior estrela, ainda não rendeu o esperado.

Pelo menos o time ganhou três dois últimos quatro jogos e dos oito restantes, tem cinco em casa. Não pode nem pensar em perder esses jogos e se vencer todos, chega a 46. Vai encarar o Guarani e o Goiás em dois jogos de seis pontos e precisa de um resultado positivo (nem que seja um empate) no clássico contra o Cruzeiro de domingo. Se ganhar o próximo jogo e o Atlético GO ou o Vitória perderem, ele sai da zona!


Avaí: A ressaca impera na ressacada. O time acordou tarde demais para a terrível série de resultados que vinha assolando o clube catarinense. Agora que o perigo é mais do que real, o Avaí encara dois concorrentes diretos seguidos, Goiás e Guarani. Se conseguir vencer esses jogos o time já respira mais aliviado, mas também se perder, se afunda de vez na competição. Precisa ganhar pelo menos seis dos últimos oito jogos para respirar aliviado. Perder o jogo para o Atlético MG, no ínicio dessa série, foi um baque que vai ser sentido até o final. O maior problema na verdade foi a falta de reposição do elenco que quase conseguiu a vaga na Libertadores no ano passado.


Goiás: Canditado a ser o "grande a cair", o Goiás sofreu com as loucuras de Leão e agora vai pagar por isso. Não que o Leão seja o único culpado, muito pelo contrário, mas o time era de mediano para ruim e a diretoria não se moveu para contratar, mesmo perdendo peças importantes do elenco nos anos anteriores, como os laterais Victor e Julio Cesar e o atacante Fernandão. As chances de ficar na série A beiram um milagre. O time precisa de sete vitórias em oito confrontos. No meio do caminho vai encarar três rivais diretos (Prudente, Atlético MG e Avaí) e precisa vencer todos eles. Ter um time que depende de Rafael Moura, é pedir para ser rebaixado. Não que ele seja um atacante ruim, mas ele não é solução para nenhum time que quer alguma coisa no campeonato brasileiro.


Grêmio Prudente: O clube que pula de cidade está virtualmente rebaixado. Precisa vencer todos os jogos. Empatar não vale, só vencer. Duvido muito que consiga essa façanha. Não tem elenco e chega a essa rodada como favorito a ser lanterna da competição. Quem sabe no ano que vem, o Ex-Barueri não vá para Pindamonhagaba com a ajuda do Alkimin?!
Eu apostaria na queda do Avaí, Prudente, Goiás e mais um. Tá certo que é óbvio demais essa aposta, mas a "última vaga" vai ser bem disputada. Hoje, eu chutaria o Guarani, mas amanhã eu posso chutar outro...quem sabe?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário