segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O que ainda pode o Fogão?!

Com contratações interessantes, o Botafogo começou o ano fazendo o que faz sempre, pensando nos erros dos anos anteriores e tentando concerta-los para o ano seguinte. Loco Abreu chegou para ser o novo ídolo e conquistou rapidinho todo mundo. Renovou o contrato com o bom técnico Estavam Soares e...tomou de 6x0 em pleno Engenhão do Vasco. Foi humilhante. Eu estava lá e vi, em primeira mão, uma torcida não comemorar um gol do próprio time. Um não, dois. Os dois últimos da goleada não foram comemorados com gritos de felicidade, mas sim com risadas e pedidos de mais um. Eu que apesar de ser vascaíno, gosto muito do alvinegro carioca, me contive e só pude sorrir com aquele fato, pensando se fosse contra o Flamengo. Ai sim, seriam gritos e mais gritos de glória. Sabe o que foi o mais legal?! Não teve uma briga ao redor do estádio. Nem uma sequer. A galera se respeitou e todo mundo foi em paz para suas casas. O que me fez pensar de novo em um jogo contra o Flamengo e perceber que independente do resultado ia ter briga.

Mas voltando ao Botafogo. Ao sair do estádio, ouço pelo rádio um dirigente qualquer falando que o Estevam estava garantido no cargo. Ainda mais, ele falou que o Estevam estava prestigiado pela diretoria. Quer um código melhor que esse?! Prestigiado, significa que vai ser demitido e ponto. E sem dó nem piedade, foi o que passou! Isso ainda era no início da Taça Guanabara. Todo mundo dava o time como morto, enterrado, exumado, cremado e enterrado de novo, mas ai veio o estigma do Botafogo e suas raízes de Fênix. Com a chegada de Joel Santana, o Natalino, tudo mudou da água para o vinho. Fez umas mudanças aqui, outras ali, mas o que mudou mesmo foi a vontade de jogar do time. O brio e o suor que os jogadores deixavam em campo. Não só conseguiu se classificar para as finais, como bateu o Vasco e conquistou o título. Ai a turma da Vuvulzela começou a piar, falando que o time já tinha dado o que tinha que dar e blá blá blá, mas... o Botafogo bateu o Flamengo e foi campeão do Campeonato Carioca, sem nem precisar de finais. E ponto. Levou tudo, mesmo tendo dado como morto meses antes.

No Brasileiro o Fogão vive altos e baixos. Começou bem, caiu de produção. Sentiu a perda de jogadores importantes no período pós-copa, como o Loco Abreu, mas teve uma nova injeção de animo com as chegadas (ou voltas) de Maicosuel e Jóbson. Depois de pouco tempo, um novo problema, perdeu Maicosuel, até o ano que vem e no meio tempo, ainda viu a vaga da Libertadores ser "cassada". Cara, tem certas coisas que só acontecem em General Severiano. E quanto todo mundo já ia procurar de novo o telefone do rabecão no google, o Botafogo dá sinais de vida e mostra que não quer só a vaga para a
Libertadores, quer também o título. E porque não?!

O legal foi a mudança do time ao longo do ano. O Jeferson já estava lá, o Alessandro também. Mas a zaga foi montada depois da goleada. Danny Morais, Antonio Carlos e Fábio Ferreira. E ainda teve a sacada de gênio do Joel, de colocar o Leandro Guerreiro como líbero, quando joga no 3-5-2. Na lateral esquerda vive revezando o Marcelo Cordeiro e o (volante) Somália. A chegada de Marcelo Mattos deu uma nova cara aos volantes carniceiros e hoje até o Fahel vem tendo uma boa sequencia. Na armação, na falta do Maicosuel, Lúcio Flávio voltou a ser titular. Quando não rende, o treinador coloca ou o Edno (contratação do Joel) ou o Caio (Puxado da base por Joel) ambos meia-atacantes e deixa lá na frente para o Loco Abreu e mais um resolver. Eu digo mais um e não o Jóbson, porque a diretoria vem se estressando com o ex-jovem prodígio. Ainda tinha o raçudo Herrera, mas o argentino só volta ano que vem também.

Falta seis rodadas e seis pontos o separam do líder. Os matemáticos dizem que as chances do Botafogo são de 1%, mas o problema é que ninguém lembra que o futebol não é blackjack, que dá para contar as cartas. Uma das belezas do futebol é essa imprevisibilidade e depois de ver o Fluminense quebrar todas as barreiras e ficar na série A no ano passado; o Flamengo conseguir uma arrancada rumo ao título, bem parecida com essa que o Botafogo precisa; O Vasco virar um jogo perdendo de 3x0 fora-de-casa e o próprio Botafogo, dado como morto em fevereiro, renascendo das próprias cinzas e se tornado campeão carioca; e no embalo de um Loco e do Natalino, me diz se você não acredita?!

Um comentário:

  1. Libertadores. E só, não adianta vir com papo de titulo. Nessa disputa já tem três times. Ou melhor, só tem três times: Flu, Corinthians e Cruzeiro.
    E a Libertadores também não está fácil para o Bota não. O Grêmio, com seu técnico "frasista" Renato Gaúcho, está vindo com tudo e pode complicar a vida do Glorioso.

    ResponderExcluir