sábado, 6 de novembro de 2010

O que ainda pode o Vascão?!

Ó clube da cruz-de-malta, que saudade dos teus tempos áureos que vi, quando ia crescendo. Porque nos últimos anos, tá foda! O Vasco começou o ano "bombando". Meteu seis em um clássico e arrepiou todo mundo e todos ao redor do Brasil. E só, mais nada. O Vasco desse ano pode ser dividido em três atos ou em três técnicos. A rapidíssima ascensão e mais rápida ainda queda de Vágner Mancini. O time desfragmentado e perdido de Gaúcho e a volta do razoável bom futebol de PC Gusmão.

Mas respondendo a pergunta acima, o Vasco de 2010, não pode mais nada! Opa, me corrijo rapidamente, pode pentelhar a vida dos três principais concorrentes ao título. O Vasco vai enfrentar Fluminense, Corinthians e Cruzeiro nessas cinco rodadas restantes. Logo, quem bater o Vasco fica mais perto do título e quem perder pontos... fica mais longe, óbvio! Mas tirando esse papel de figurante de filme do Van Damme, o Vasco já está a toa; não corre riscos de rebaixamento e tem a vaga para a Sul Americana praticamente garantida. Mesmo não sendo lá grandes coisas, o Vasco vai ter que se contentar com isso.

O ano cruz-maltino foi repleto de reviravoltas. A montagem do elenco não empolgou muito a torcida. Tirando o volante Rafael Carioca, as outras grandes contratações eram apostas. Élder Granja, Márcio Careca e Dodô, vieram para serem titulares; e foram durante algum tempo. Mas com atuações para lá de medianas, o Vasco correu atrás dos jogadores que haviam dado certo no ano anterior e trouxe de volta Ramon e Élton.

Depois veio a remontagem do elenco, no meio do ano. Primeiro dispensou Dodô e emprestou Careca, Granja, Léo Gago, Élton e Jéferson e acabou perdendo Philippe Coutinho que ao fazer 18 anos, foi para a Inter de Milão, mas contratou o trio Éder Luis, Zé Roberto e Felipe. Dessa vez, com os reforços de peso e um bom técnico (PC Gusmão) o Vasco começou a engrenar e ficou mais de 10 rodadas sem perder. O problema é que ao invés de tentar ganhar, o time começou a ficar com medo de perder, logo foi iniciada uma série sacal de empates. Agora, o clube vive uma fase de marola e vai praticamente cumprir tabela até o fim da competição.

As lesões também foram importantes para o fraco desempenho da equipe. Carlos Alberto, capitão e principal estrela da equipe, jogou uns 5 jogos do campeonato. O lateral esquerdo Ramon, um dos maiores destaques do ano anterior, passou o ano inteiro indo e vindo de lesões e o volante Nilton, só volta no ano que vem. Com isso, o time completo nunca jogou junto. Por outro lado o desempenho de alguns jovens jogadores que já estavam no elenco, cresceu muito. O zagueiro Dedé e o lateral direito Fágner estão cotados para a seleção do campeonato.

Agora é pensar para o ano que vem, começando pelo técnico. Com essa história toda, cheia de reclamações públicas do PC Gusmão, acho muito difícil que ele continue. Só estou torcendo mesmo para a continuidade do trabalho do Rodrigo Caetano. Sem ele, o Vasco ainda ia estar na série B, sem dúvida. Quanto aos jogadores, Fernando Prass já renovou, Felipe e Carlos Alberto, Nilton e Ramon foram comprados em definitivo. A base está ai, só falta melhorar o elenco para "pensar maior" no ano que vem.

Um comentário:

  1. O Vasco, para o Brasileiro, fez QUASE tudo certo e tinha tudo para estar lutando pela Libertadores ou, quem sabe, pelo título. Tem o melhor zagueiro da competição, o segundo melhor latera-direito, um dos melhores goleiros e um bom sistema ofensivo. Porém, um detalhe atrapalhou tudo: a falta de um "centro-avantão", daqueles só sabe dar um toque na bola - só para botar a bola para dentro -, tipo Washington do Flu. O melhor que o Vasco tem a fazer para o ano que vem é manter essa base e contratar um jogador com essas características.

    ResponderExcluir