quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O que ainda pode o Fluzão?!

O Fluminense vem me lembrando o Vasco de 2000 ou o Corinthians de 2005. Supertime, com uns 90% de jogadores que não são do clube, mas sim de uma empresa. A grande diferença é que a Unimed (patrocinadora principal do tricolor) não tem os mesmos objetivos da MSI e do Bank of America. A idéia da Unimed não é só lucrar com a exposição dos jogadores, mas também lucrar com a imagem do clube, algo muito diferente dos contratos com Vasco e Corinthians.
Mas deixando isso de lado, vamos aos fatos. No fim do ano passado o Fluminense praticamente operou um milagre. A reação na reta final do brasileirão-2009 foi digna de ser lembrada em gerações de torcedores e comentaristas. O clube contratou alguns jogadores para a reta final, como o bom zagueiro Gum, mas a base da reação já estava lá, só que estava na reserva de veteranos que não estavam rendendo, como o zagueiro e ex-capitão Luiz Alberto. Com a garantia de ficar na Série-A deste ano, a diretoria renovou com seus principais jogadores e com o técnico Cuca.


Ai veio 2010 e a diretoria vende Maicon, um dos pilares do time e revelação da base. E o pior; nada do clube ganhar o Carioca, nem chegar perto de ganhar a Copa do Brasil. A torcida pressionou, a Unimed pressinou, a diretoria pressinou e caiu o lado mais fraco; Cuca. Mas o que todo mundo sabe, mas ninguém fala é que o problema não era o Cuca, mas sim Muricy Ramalho, que estava livre, leve e solto para assinar com algum clube. O tricolor havia investido tanto nesse ano e queria um técnico de ponta para garantir o retorno. Com contrato assinado Muricy começa a fazer sua mágica e deixa o clube entre os primeiros para a parada para a Copa. Na volta ainda ganha seus principais reforços para a temporada. Deco vindo do Chelsea para jogar com Conca na armação e Emerson "Sheik"que no ano anterior teve uma boa passagem pelo Flamengo. O clube ainda havia contratado o lateral esquerdo Carlinhos e o atacante Rodriguinho, vindos do Santo André. Além deles, ainda chegaram "isto é" Belleti (pior e mais cara contratação deste ano), o bom volante colombiano Valencia do Atlético PR e depois ainda trouxe de volta Washington do São Paulo, por conta das inúmeras lesões de Fred.


Resumindo; o Fluminense não só tinha um time titular excelente, mas um elenco bom para aguentar a correria do campeonato. Só que ninguém podia pensar que todo mundo ia ficar machucado ao mesmo tempo. Emerson teve uma lesão séria, Deco uns problemas musculares, Fred o de sempre, Diguinho e Fernando Henrique que vinham sendo destaques na equipe também se machucaram. Além na má fase de Washington que não balança as redes a um tempo. A nota boa foi a excelente fase de Conca e de Mariano, que inclusive foi convocado por Mano Menezes.

O Fluminense vive altos e baixos nesse Brasileirão, como todos os outros clubes. Já teve várias oportunidades de disparar na liderança, do mesmo jeito que o Corinthians também teve por exemplo. Uns dizem que parece que ele não quer ganhar; outros falam em teorias conspiratórias para ajudar o clube A, B ou C. Mas na verdade, o meu ponto de vista é bem simples. O Fluminense não engrenou nesse campeonato, porque nunca teve o time completo disponível para nenhum jogo. Imagine se tivesse o time completo agora e me diz se o Flu não tem o melhor elenco atualmente no Brasil. Melhor do que o badalado e twitado Corinthians e o dinâmico Cruzeiro. Melhor até do que o Santos, com Neymar e Ganso. Só fica empatado, ao meu ver, com o Internacional. Alias, que time esse do Inter, rival de hoje do tricolor das Laranjeiras. Vou colocar o time titular do Flu e o time que vai jogar hoje contra o Inter para vocês terem uma idéia do tamanho do estrago:

Titular: Fernando Henrique; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diogo e Diguinho; Deco e Conca; Emerson e Fred.

Atual: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Fernando Bob e Diguinho; Marquinhos e Conca; Rodriguinho e Washington.


5 desfalques. E não são quaisquer desfalques! Deco e Fred eram os principais jogadores desse time. Eram porque Conca roubou a cena. Emerson vinha fazendo gol praticamente todo jogo e Diogo e Fernando Henrique, apesar de não serem unanimidades, eram muito importantes para o sistema defensivo de Muricy. Se todos eles estivessem jogando, o Flu já teria disparado na liderança, com toda a certeza. Ainda faltam seis rodadas e o tricolor das Laranjeiras só está na liderança por saldo de gols. Se vencer o dificílimo jogo de hoje da um passo rumo ao título, mas tem chances mesmo se perder. Essa é a maravilha deste campeonato. Nada está perdido, nem ganho ainda e só lá no final que a gente vai saber quem vai levantar o caneco.

Um comentário:

  1. Para falar do Fluminense eu sou suspeito, mas vamos lá. O que ainda pode o Fluzão?! Fácil, o título. No mínimo Libertadores. Só uma tragédia deixa o Flu apenas na Sul-Americana. O Fluminense tem o melhor elenco da competição e, ao que tudo indica, estará completo para as 4 últimas partidas do Brasileirão. Sinto cheiro de mais um, dos muitos, Caneco na sala de troféus das Laranjeiras. Difícil será achar um espaço para colocá-lo.

    ResponderExcluir