terça-feira, 31 de agosto de 2010

"O grande respiro, antes do mergulho."

Já vou começar falando a mais pura verdade. ô rodada chata! Alias, o Brasileirão anda meio sem "ação" a algum tempo, de forma geral. Acho que esse é o grande problema do campeonato de pontos corridos, tem o inicio, a parada, a volta da parada, o marasmo e o final; e nesse momento chegamos ao estágio do marasmo. Não que não tenha emoções, muito pelo contrário. Nesse momento que os líderes balançam, que nós conhecemos os verdadeiros candidatos a título e obviamente ao rebaixamento.

Eu sou um fã de "Senhor dos Anéis". Podem me chamar de nerd, mas sou. No último filme (ou livro, se preferirem), tem uma conversa entre Gandalf e Pippin que é mais ou menos assim; Os dois estão olhando para o campo de batalha, na noite anterior ao começo da guerra, então Pippin fala que é estranho tanto silêncio e tudo tão quieto as vésperas da batalha e a resposta de Gandalf é a seguinte: "O grande respiro, antes do mergulho."

Se você não entendeu nada, não se aflija, o que eu quis dizer é que antes do começo do fim, sempre tem um período de calmaria, para depois, a guerra começar. Logo, seguindo a minha humilde teoria, estamos enfrentando esse período anterior a grande guerra, onde os guerreiros descansam e os líderes preparam suas estratégias para surpreender os adversários.

Mas vocês agora vão reclamar, falando que ainda está muito cedo para falar sobre o fim do campeonato e sinceramente, não podem estar mais certos. Acontece que o nosso futebol tem a mania de dividir tudo por etapas. É só reparar os discursos. No inicio falavam em largar bem para acumular pontos pré-copa. Agora foi o arranque pós-copa, o próximo será o arranque do segundo turno e depois, o último gás para atingir os objetivos. Todos esses períodos, tem seu tempo de marasmo e ao que parece, os clubes estão jogando esses últimos jogos do primeiro turno assim. Um monte de empates e times que não se expõe para não perderem posições, alguns treinadores que se vão para recomeçarem seus trabalhos visando o segundo turno, jogadores se poupando com medo de lesões e um monte de outros exemplos.

Agora fica a grande questão, Porque ninguém aproveita esse marasmo dos outros times, e sai exculaxando todo mundo?! Porque ninguém tem um elenco, a altura do nosso campeonato. Quer ver?! O Flu, que tem entre seus reservas "Isto é Beletti!", Washington, Rodriguinho entre outros, não tem reservas para o Diguinho. O Santos, que perdeu o Ganso, André e Wesley, tem um elenco bom, mas uma defesa fraca. O Corinthians, já mostrou que sem Ronaldo e Dentinho, fica difícil fazer gols e o Inter, segue como exceção a regra, mas as saídas de Taison e Eller deixam um buraco para reposições, mesmo que os titulares sejam melhores que os dois (Bolivar e Sóbis).

Agora, é torcer pelos técnicos se tornarem mágicos e garimparem em seus elencos novas opções para o returno, pois te garanto uma coisa, se o seu time não tiver um bom grupo e um bom técnico, tá na hora de fazer uma prece para seu Deus, seja lá qual ele for e se for ateu, que tal pensar em algo para curar a dor?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário