sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Faxina geral no Morumbi! - Eles só pensam naquilo!

Ontem, após a eliminação do São Paulo na Libertadores, ouvi de vários comentaristas a mesma coisa: O São Paulo vai reformular o elenco. A faxina já começou com a saída do técnico Ricardo Gomes e a venda de Hernanes. A vida segue para o tricolor paulista, que agora, acima de qualquer outra coisa, só pensa na Libertadores do ano que vem.

Sinceramente acho que esse é o grande problema do São Paulo. Depois de um excelente tricampeonato Brasileiro, sob o comando de Muricy Ramalho, a diretoria dispensou o técnico porque ele não havia ganhado nenhuma Libertadores ainda. E naquele ditado, não se mexe em time que está ganhando, o São Paulo apostou errado e perdeu mais duas Libertadores e um Brasileiro sob com Ricardo Gomes. Na verdade não acho que apostou errado em Gomes, mas o ego de ser melhor e maior do que um técnico como o Muricy, fez com que a diretoria São Paulina perdesse esses campeonatos.

Alguns jogadores foram contratados visando unicamente a Libertadores. Casos esses de Fernandão, Ricardo Oliveira e Alex Silva. Outros chegaram no inicio da temporada e ainda não renderam o esperado, como Cleber Santana e Marcelinho Paraiba, sendo que este último parece ser o primeiro da barca de dispensas do clube.

Rogerio Ceni deve ficar até uns 40 anos e com isso, o São Paulo perde espaço para goleiros mais jovens, que sem jogar ficam sem mostrar seu potencial. Fora isso a falta de criatividade do meio-campo que tinha um "meia-volante" como camisa 10(Um excelente meia, sem dúvida, mas o Hernanes não é um armador) e além de um ex-ala (Jorge Wagner) e um jovem que tem potencial, mas ainda não estourou e não poderia ser titular de um time que pretende ganhar uma competição como a Libertadores(Marlos), vai fazer com que a diretoria se mexa para contratar um camisa 10 de origem para o time.

Os milhões de volantes que o time tinha, vão continuar por lá, por isso que não entendi as contratações de Rodrigo Souto e Cleber Santana(Que é volante e não um meia!), mesmo os dois tendo virado titulares ao longo do ano. Richarlyson voltou a reserva e Jean se tornou lateral-direito. Outro problema do São Paulo é a lateral. O time que mais contrata de outros clubes do Brasil, sempre busca soluções em jogadores que estão com seus contratos no final, gastando muito pouco e irritando os outros clubes. Foi assim o caso de Junior Cesar e Wagner Diniz, que foram contratados do Fluminense e do Vasco, respectivamente para se tornarem titulares em 2009. Junior até que deu certo e é titular hoje, apesar de não ser considerado intocavél pela torcida. Já Diniz vive sendo emprestado para outros clubes e não rendeu nada com a camisa do clube. Outro caso recente foi a contratação de Dagoberto, que se arrastou em uma briga judicial contra o Atlético-PR.

Resumo da ópera. Mais um zagueiro decente, um lateral-direito de origem e um meia armador, já é um bom começo para o tricolor paulista. Do jeito que eu conheço esse time, ele vai tentar o Tcheco ou o Danilo, que não vem fazendo uma temporada muito boa no Corinthians, só porque é mão-de-vaca e não querem gastar.

Dessa vez, com a reformulação acontecendo no meio do campeonato, o São Paulo vai ter que abrir os cofres para conseguir alguém bom. Deve emprestar uns que são mais jovens, como já fez com o Henrique, bom atacante que vinha aparecendo no clube e agora está emprestado no Vitória. E ainda tem o Ricardo Oliveira e o Alex Silva, que vão embora depois da próxima Libertadores, prova clássica de que o São Paulo só pensa naquilo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário