domingo, 19 de dezembro de 2010

Uns pitacos no vai-e-vem dos jogadores.

Comentar todas as transações, trocas de clube, fofocas e etc sobre a dança das cadeiras que vive o mundo da bola hoje em dia, é uma tarefa árdua. Primeiro, que volta e meia os clubes apresentam uns candangos, vindos dos quatro cantos do país que a imprensa não faz a menor idéia de quem sejam. De vez em quando da certo, de vez em quando é só pra "compor elenco", de vez em quando da merda(Valdiram!) mas na maioria dos casos eles passam despercebidos nos turbilhões de jogadores que são os chamados Clubes de Futebol!

Vou falar dos básicos; daqueles que já estão certos e os que ainda podem vir, mas que se vierem, vão fazer barulho. O principal caso é o do Adriano no Corinthians. Contratação boa?! Só se o Andreas Sanches realmente quiser transformar o seu clube em uma cópia dos galáticos do Real Madrid. Sucesso de marketing, venda de camisas, grana adoidada e muita, mas muita polêmica e falta de títulos. Se ele quiser isso, beleza! Tá indo pelo caminho certo! Em outro caso não. O Adriano já provou que faz o que quer, vai custar uma nota e fazer um contrato pequeno para voltar a Europa para finalizar o pé-de-meia. É muito bonito largar a Inter de Milão falando que dinheiro não compra a felicidade para três meses depois fechar um contrato com o Flamengo no qual ganhava quase um milhão por mês, contando com o exposição da imagem. É muito bonito fazer as juras todas de amor, mas na hora de fechar um contrato, só aceita de um ano para poder voltar para a Europa sem custos para o outro clube. Achava que o Andreas era mais inteligente. Se fechar com o "Imperador", vai estar fazendo uma merda gigantesca.

Agora a contratação do goleiro Felipe, Ex-Corinthians e que estava no Braga de Portugal pelo Flamengo. Eu fico pensando em como os dirigentes chegaram no nome dele: "Bate na mulher?! Checado! Polêmicas em todos os clubes que passou?! Checado!" MEUDEUSDOCÉU! Será que não podiam contratar o Diego Cavalieri pra dar uma melhorada na imagem que essa posição de arqueiro rubro-negro tem, desde a saída (ou melhor, prisão) do Bruno. O razoalvelmente bom, mas muito jovem Marcelo Lomba não podia ficar porque tinha cara de bom moço?! Tá de sacanagem né?! Pra quem não sabe o Felipe saiu brigado do Vitória depois de uma derrota em que ele e o ex-presidente do clube praticamente caíram na porrada na frente das câmeras. É essa a imagem que eles querem no Flamengo?! Beleza! Agora ainda tão falando em contratar o volante falastrão Souza! Parabéns! Estão montando um "totalmente excelente" elenco para a próxima temporada!

Todo mundo esperava as contratações milionárias do Fluminense, mas até agora a única coisa que realmente aconteceu foi eles terem perdido o Richarlyson para o Atlético-MG. Sinceramente achei uma boa ele não ter ido para as Laranjeiras. Nada contra o jogador, mas acho que o elenco hoje conta com dois volantes titulares bons, dois reservas decentes e ainda tem o pseudo-coringa Belletti, que joga mal nas 11. Se o Fluminense fosse contratar mais um volante, teria que ser um cara tipo o Guiñazu ou trazer o Arouca de volta. Só uma coisa de outro mundo. Acho que o time deve focar nas deficiências que são a falta de um goleiro confiável e um zagueiro acima da média. Fora uma sombra pro Carlinhos que por ser MUITO melhor do que o reserva, as vezes tira o pé. A nota boa é que o clube está praticamente certo com o Diego Cavallieri, excelente goleiro que anda em baixa na Europa. A nota ruim é o rumor da contratação de Araújo. Não acho ele ruim, mas acho que deveriam pensar em caras mais jovens e com mais potencial para crescerem no clube...tipo o Alan e o Maicon...ah, mas eles já foram vendidos, né!

O Bahia vem fazendo uma coisa meio preocupante. Fechou com pelo menos 6 jogadores por empréstimo de outros clubes da Série A. Tem uma coisa muito escrota e que os dirigentes só se preocupam em véspera de dois jogos no ano. Geralmente um jogador emprestado por um clube, não pode jogar contra ele. Por exemplo, o goleiro Tiago que vai jogar pelo Bahia nesse ano, não vai poder jogar contra o Vasco. Agora não é só o Tiago; é também o Magno e o Bruno Paulo. Contra o Corinthians a mesma coisa acontece. Souza, Boquita e Dodô. Imagina perder três titulares as vésperas de um jogo, só por culpa de contratos. E fora que no final do ano, todos esses seis vão embora e vão deixar uma lacuna para os dirigentes baianos enxertarem.

Outra coisa engraçada é a "briga" por quem fica com o Ronaldinho Gaúcho. Grêmio e Palmeiras são os clubes mais adiantados, mas ele já foi "objeto de desejo" do Flamengo, Corinthians, etc. Tá certo que todos os dirigentes sonham em ter um cara como ele em seus clubes, mas vai valer a pena?! Tomara, porque gosto muito do seu futebol e espero que ele volte a jogar no Brasil, mas trazer ele esperando um salvador da pátria, como o Flamengo fez trazendo o Romário em 95, não vai dar certo. Ronaldinho, querendo ou não, já está em declínio na sua carreira e o futebol brasileiro é muito mais corrido do que o italiano.

A corrida pelas principais contratações ainda não começou de verdade, elas vão acontecer ao longo de Janeiro, inclusive durante as pré-temporadas dos clubes. Só resta torcer para o seu time contratar alguém decente para o lugar daquele brutucu que você já ficou cansado de ver vestindo a camisa do seu clube. Tipo a contratação do Elano para o lugar do Wendel, com seis meses de atraso. Ninguém sabe quem foi o volante que fez dupla com o Arouca nesses meses, mas agora todos os santistas estão aliviados com a chegada do cara que praticamente quebrou a canela pela seleção canarinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário