terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Porque tanto ódio nesse coraçãozinho?!

Tem coisas que a gente não entende, mesmo se tratando de futebol. Eu pensei em escrever esse post a uns dois dias, depois de ver as declarações do excelente volante Elias (Ex-Corinthians) que sempre, sempre teve problemas com declarações bombásticas. Bombásticas na verdade é um termo errado, seriam na verdade declarações erradas. Mas ai veio a hora do dia que eu venho ao PC, escrever o post e me deparo com outra coisa... dessa vez muito maior que declarações erradas ou verborrágicas... dessa vez é um vídeo.

E não é um vídeo qualquer, é um vídeo de um assassinato. Puro e simples, com todas as letras. Um grupo de pseudo-torcedores de uma facção de torcida organizada, assassinou um torcedor de um outro time. Não vou nomear os bois, porque eles não merecem isso. Merecem cadeia, prisão perpétua (que no Código Penal do Brasil quer dizer 30 anos) e me faz pensar nos "se's"da questão. Se tivesse prisão perpétua? Se tivesse pena de morte? Se não acabassem com as "organiadas"? Se alguém armado tivesse visto isso? Se a polícia tivesse conseguido chegar a tempo? Se...? Na verdade a resposta não está no "se" e sim no "porque"!

Porque esses seres humanos, iguais por natureza, fizeram isso? Como que isso chegou a esse ponto? Se já aconteceu tanta coisa no meio, como ninguém previu isso? Porque ninguém nunca tomou uma posição mais forte em relação a esses marginais? A uns meses atrás postei "O Regresso do Torcedor", na qual falei desse exato problema. E nesse meio tempo o que aconteceu?! Soube de mais um torcedor que morreu e de outras várias brigas ao longo dos jogos. Clássicos ou não, rivais ou não, em todos os lugares onde essas "organizadas" passam, elas levam um rastro de destruição e ódio com elas.

Sinceramente, achava que esses pseudo-torcedores deviam ter algum problema, sabe? Sei lá, desmamaram muito cedo? Muito Street-Fighter na adolescência? Sei lá, uma coisas dessas! Mas sem nenhuma brincadeira, cada vez vejo que um desses sendo preso, vejo que na verdade são pessoas comuns. Geralmente "filhinhos de papais e mamães", cheios de dinheiro e com advogados tão bons, que fazem uma acusação de homicídio, virar um pedido de desculpas formais do presidente.

Sempre achei que a culpa era deles, mas na verdade não é. E quem diz isso, sabe que está mentindo. O culpado é o clube! "Mas o clube Cruzeiro não bateu na cabeça do torcedor do Atlético até ele morrer!". Não! A culpa disso é desses idiotas mesmo, mas no geral, o Cruzeiro sim, assim como TODOS OS CLUBES DE FUTEBOL DO BRASIL são culpados. Quem cede ingressos de graça e a meia-entrada para os jogos? Quem da incentivo financeiro e libera os jogadores para as festas? Quem? O Cruzeiro é a bola da vez, mas ele é o exemplo desse caso. A cada caso novo, outro clube é o responsável.

Declarações estúpidas de jogadores e dirigentes, como as declarações do Elias e do Andres Sanches, também ajudam a alimentar esse ódio. O jeito que esses dois falaram da vitória do Fluminense no campeonato foi de preconceito. E o pior, preconceito de perdedor. Parecia aquelas birrinhas de escola. "Ah, não da para ficar perto de Bambis!" "Eu voltei pela porta da frente, você não" FODA-SE! Perdeu? Seja humilde e reconheça a derrota. No Rio o que eu mais vi foram torcedores de outros times parabenizando os tricolores. Claro, com brincadeiras a parte, mas o sentimento de felicidade por um clube carioca ser campeão brasileiro pelo segundo ano consecutivo, fez o Rio ficar mais feliz e tranquilo, depois daquela semana que vai ficar marcada na memória dos cariocas.

É tão fácil seguir os exemplos internacionais que me deixa até com raiva das CBF e dos clubes por não tomarem nenhuma providência logo. O caso dos Hooligans ingleses, que apesar de ainda existirem, estão em um número muito menor. A Inglaterra ficou um tempo afastada das competições européias e fez uma limpa nesses pseudo-torcedores. É só os clubes cortarem os auxilios e a polícia federal fazer uma operação decente, prendendo os marginais já existentes nessas torcidas e acabando com as organizadas. Esse é o primeiro passo para a humanização dos que ainda não foram bestializados.

Esse post se formou na minha cabeça enquanto lia o post do jornalista José Ilan. Depois de ler, fui aos comentários e vi algo que me assustou ainda mais. Um sujeito que não se identificou, falou que a justiça não deveria punir os agressores, porque não se deve fazer com os outros, o que você não quer que faça com você. Lendo isso eu pensei em uma coisa, e só uma: Não se deve matar uma pessoa a porrada, a não ser que você queira ser morto a porrada... logo... eles são masoquistas extremos e querem morrer a porrada?! Opa, acho que não né?! Então eles deviam ter pensado nisso antes, porque agora vão sim para a cadeia e espero que não saiam de lá.

O vídeo em questão está disponível no link. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário