quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Carioca versão 2011!

Fazia muito tempo que os olhos do Brasil e do mundo não olhavam para o Estado do Rio desse jeito. Na década passada foram uma série de quedas para a série B, campanhas toscas no Brasileirão e raras apresentações de bom futebol nos campeonatos nacionais. Mas desde 2009, isso vem mudando. Com o Flamengo surpreendendo todos, inclusive os torcedores para se tornar campeão nacional e com o Vasco praticamente passeando na Série B e voltando a elite do Brasil. Ai veio 2010...O Flamengo cai na Libertadores e vem uma série de escândalos e quando todo mundo achava que o Rio ia voltar aquela fase "dark", veio o Fluminense para ganhar o Brasileirão, colocando o Rio de novo no topo.

Mas não é só de títulos e boas campanhas que credenciam esse Carioca, como o mais atraente dos últimos anos. Na verdade não tem nada a ver com isso. O principal fator, se chama Ronaldinho Gaúcho. E ele não está sozinho. O super-time do Fluminense, montado por Muricy Ramalho e o Botafogo, eterna fênix carioca, que vem com um sotaque ainda mais uruguaio, com a chegada de Arévalo, volante titular na excelente participação da Celeste na última copa do Mundo. Enquanto isso, o Vasco aposta em manter a base do ano anterior e contratar jogadores "pontuais" para o time.

FLUMINENSE

O atual campeão Brasileiro, conta com um elenco excelente. Na minha opinião um dos melhores do Brasil. No ano passado ficou evidente de que precisava de um goleiro mais confiável, além de reservas para o meio e ataque e de um zagueiro mais experiente. Trouxe praticamente todos e ainda se movimenta nos bastidores para completar o elenco. Até agora, contratou quatro jogadores que tem condições de brigar pela vaga de titular, ou pelo menos repor "praticamente a altura" deles. Edinho chega para brigar com Valencia e Diguinho por duas vagas como volantes, mas sai na frente para formar a dupla de defesa. Souza vem para ser reserva de Deco, com a diretoria já pensando na maratona de jogos do Tricolor das Laranjeiras nesse ano. É o mesmo caso de Araújo, que será reserva direto de Emerson. Por outro lado, Diego Cavalieri chega para ser o camisa 1 da equipe, deixando Rafael e Ricardo Berna na reserva. O time conta com jogadores experientes e creditados pelo título e pela campanha do ano passado, com destaque para Conca, além de Fred e Deco.

PROVÁVEL TIME TITULAR:
Diego Cavalieri; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco, Conca; Emerson e Fred.

O QUE AINDA PRECISA?!
Pelo menos um zagueiro para ser o xerife da equipe. Os nomes de Lugano, Rafael Tolói e Rodolfo são os mais falados pelas Laranjeiras; além de atacantes para suprir as eventuais - porém corriqueiras - ausências de Fred, que desde a aposentadoria de Washington não tem reserva. Os nomes mais circulados são os de Liédson e Ciro do Sport.

BOTAFOGO

Depois de trazer o Botafogo de volta das cinzas no Carioca do ano passado, Joel Santana chega cheio de moral para renovar o elenco. Começou onde realmente precisava contratando dois jovens laterais que se destacaram em seus clubes no ano passado, repondo os volantes que perdeu (com até mais qualidade) e principalmente contratando meias, para um elenco que estava engessado sem eles. Joel deve variar o esquema 3-5-2 para 4-2-2 ou até 4-3-3, dependendo do time disponível e da necessidade do jogo. A nota ruim para a torcida, foi as saídas dos dois maiores ídolos atuais do clube, Lúcio Flávio e Leandro Guerreiro; embora a torcida não esteja exatamente triste com a saída do primeiro. Mesmo não conseguindo a sonhada vaga para a Libertadores, tem time para brigar pela Copa do Brasil e quem sabe, ir longe no Brasileirão. Seus destaques continuam os mesmos do ano passado. O agora capitão Jefferson e o atacante Loco Abreu e ainda espera a recuperação de Maicosuel.

PROVÁVEL TIME TITULAR:
Jefferson; Lucas, Antonio Carlos, João Felipe e Marcio Azevedo; Marcelo Mattos, Arévalos, Renato Cajá e Everton(Márcio Rosário); Caio(Herrera) e Loco Abreu.

O QUE AINDA PRECISA?!
O clube basicamente quer um atacante para fechar o elenco para o Carioca. O nome mais ventilado em General Severiano é o de Éton, ex-Vasco, que atualmente joga no Braga de Portugal. Mesmo assim, ainda acho que precisa de um zagueiro para compor elenco. O único jogador além dos três que podem ser titulares é o Fábio Ferreira, além de ter um excesso de volantes na equipe: 7 no total. As chegadas de Lucas e Márcio Azevedo deixaram o antigo problema das laterais para trás. Agora é só corresponderem em campo.

VASCO DA GAMA

O Vasco aposta no entrosamento do elenco e na manutenção da base do ano passado. Fez algumas contratações para problemas "pontuais" e vai continuar com um elenco bem jovem. Mas o elenco ainda está "inchado", mesmo com os empréstimos de jogadores para outros clubes, como Magno e Tiago que foram para o Bahia e Rafael Coelho que foi para o Avaí. Uma das estrelas do Vasco ainda deve deixar o clube durante o carioca; Zé Roberto que vem conversando com o Internacional seduzido pela oferta de jogar a Libertadores.Uma das principais qualidades do time, também é um dos principais problemas; o elenco é muito jovem e precisa de uma liderança mais ativa de Carlos Alberto e Felipe. Com o retorno de Jéferson que estava no Avaí e as chegadas de Anderson Martins para a zaga, do volante Eduardo Costa e do centroavante Marcel, o clube de São Januário resolveu alguns problemas, embora ainda precise de retorno em campo para saber se as apostas darão certo. A nota boa é que pela primeira vez veremos Fágner - Lateral Direito que foi sensação no ano passado, com Ramon, lateral esquerdo que foi um dos destaques do time na série B e que teve vários problemas em 2010. Seus destaques são Fernando Prass, Felipe, Éder Luis e Carlos Alberto.

PROVÁVEL TIME TITULAR:
Fernando Prass; Fágner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Eduardo Costa, Felipe e Carlos Alberto; Éder Luis e Marcel.

O QUE AINDA PRECISA?!
Precisa de três coisas na verdade. Um volante que dê segurança aos dois meias de criação, porque desde a saída de Souza para o Porto isso ainda não aconteceu na Colina e um centroavante decisivo, já que Marcel não deve ser considerado a solução para o ataque. A terceira coisa é óbvia. Decidir a saída ou a permanência de Zé Roberto. Se ele sair; ótimo. Entra dinheiro no caixa e o clube parte para comprar um atacante de renome. Se ele ficar, que fique focado.

FLAMENGO

A sensação do momento do Rio, Brasil e do Mundo, sem dúvida nenhuma. Com a contratação de Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo imediatamente retornou ao cenário internacional e este ano jogará a Copa do Brasil e o Brasileirão pensando em uma só coisa; a Libertadores de 2012; além de claro, todos os títulos que conseguir. Patricia Amorim fez bem e não trouxe só o Ronaldinho para "embelezar" o elenco, contratando jogadores para as áreas que o Flamengo precisava no ano passado, reforçando o meio-campo com Thiago Neves e o gol com Felipe. Além dos três mais badalados, outra trinca também merece a citação; são eles os meias Vander e Dário Botinelli e o atacante Wanderley que foi indicado por Luxemburgo para compor elenco. Ainda precisa de reforços, principalmente para a zaga e lateral esquerda, mas um time com Ronaldinho Gaúcho, é um time de respeito de qualquer jeito. A nota "esperançosa" fica para que o craque queira jogar e prefira ficar mais tempo treinando do que nas baladas e que o Flamengo também mantenha rédia curta no Gaúcho, para ele não se tornar um "Adriano 2", que deu certo, mas também vivia com problemas extra-campo.

PROVÁVEL TIME TITULAR:
Felipe; Léo Moura, Welington, David e Egídio; Maldonado, Wilians, Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid.

O QUE AINDA PRECISA?!
Zaga, desesperadamente. Essa zaga não corresponde ao resto do time e já deixa a nação rubro-negra de cabelos arrepiados. Também precisa de um novo lateral esquerdo ser titular, usando o Egídio aos poucos, já que ele nunca convenceu muito a torcida. E para fechar volantes e centroavantes para brigar posição com os atuais titulares, para ter mais opções no elenco em caso de lesão ou queda de rendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário