quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Debandada jovem no Furacão!

Tá ai uma coisa que todo mundo esperava, menos a diretoria do Atlético PR. No passado o Atletico-PR foi um dos destaques do Brasileirão, ao arrancar da zona de rebaixamento, rumo a briga para a Libertadores. Mesmo sem ter chegado lá, o clube ficou extremamente visado, principalmente por seus jovens jogadores. Com uma péssima campanha no primeiro turno, o clube apostou nos jovens da base para principalmente compor sua defesa e agora esses jovens pedem valorização ou vão sair.

O primeiro a sair foi o lateral esquerdo Márcio Azevedo de 24 anos, que fechou com o Botafogo. Hoje chega a notícia de que o goleiro Neto, de 21 anos, principal destaque do time e que inclusive já foi chamado para a seleção, fechou com a Fiorentina e terá o seu salário quintuplicado. Depois de entrevistas, o zagueiro Rhodolfo, 24, e o volante Chico, 23, foram afastados do elenco para serem vendidos e o também zagueiro Manoel, 20, pediu para ser negociado ou receber uma valorização do seu contrato.

Eu também fico com medo da "ganância" desses jogadores. Não estou falando que eles estão fazendo alguma coisa errada; pelo contrário, merecem e muito um aumento. Mas olha a situação atual de várias grandes promessas do Brasil, que se enfiaram pela Europa e hoje praticamente imploram para voltar a jogar no Brasil. Jovens que vão sozinhos para a Ucrânia, Áustria, terceira divisão de Portugal, etc etc. É bom também tomar cuidado para o sonho não se tornar pesadelo.

É a mesma coisa de sempre. Um jovem que sobe da base do clube, vai bem ao longo do campeonato e pede aumento de seu salário. Se o clube julgar melhor pagá-lo, paga; senão vende e faz caixa. Só que as atitudes de espanto dos dirigentes rubro-negros me impressiona. Será que ninguém pensou nisso no final do campeonato? Será que ninguém pensou que vários clubes, tanto do Brasil como do exterior, iriam sondar seus jogadores com propostas acima do que eles ganham hoje?
Agora além das saídas já acertadas de Marcio Azevedo e Neto, Chico e Rhodolfo estão esperando a abertura da janela européia para serem negociados. O jogador que mais tem chances de ficar é Manoel, embora ele tenha recebido sondagens do Internacional, Flamengo e Corinthians. Duvido muito que algum deles fique, sem receber um aumento significativo. O Atlético PR deveria cuidar melhor do contrato desses jogadores, ao invés de liberarem na primeira oferta. Tenho certeza de que esses cinco jogadores iriam valer muito mais no fim de 2011, principalmente o goleiro Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário