segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Leilão Gaúcho!

Não é um Nelore ou um Mangalarga Marchador! O primeiro post do ano, só podia ser sobre o Ronaldinho Gaúcho. Ao contrário de outros jogadores, Ronaldinho não esconde a sua dúvida de pra onde vai e ao mesmo tempo faz um dos maiores leilões de jogadores dos últimos tempos. Enquanto no Brasil três clubes saem abertamente no tapa por ele, pelo menos outros três de diferentes lugares do mundo já manifestaram publicamente o interesse por ele.

Tudo começou com as especulações de fim de ano. Aquelas que todo mundo sabe que são impossíveis. Beckham no São Paulo, Nilmar no Vasco, Luis Fabiano no Inter, Pelé de volta ao Santos com auxilio da Computação Gráfica! Sabe, essas coisas bizarras. Uma delas, já a uns anos, era a chegada de Ronaldinho no futebol do Brasil e o clube que mais vezes tentou (ou inventou) foi o Flamengo.
Em uma dessas tentativas no fim de 2010, o Milan, clube ao qual Ronaldinho pertence, cobrou o valor da multa de rescisão; algo em torno de 10 milhões de Euros. Com isso o interesse dos clubes nacionais pareceu esfriar, enquanto os clubes internacionais ficavam mais felizes e contavam as moedas no fundo do cofrinho. Mas no início do ano, Ronaldinho conseguiu finalmente sua liberação para jogar no Brasil. Se ele for para um clube europeu, vai ter que pagar tudo do mesmo jeito.

Existem clubes interessados, que na verdade não passam de "show"; um deles é o Bologna, que provavelmente quer aparecer mas não teria a grana para contratar ele. Se tivesse, deveria contratar vários outros e montar um time decente. Mas a idéia dele aparecer deu certo, tanto que, estou escrevendo sobre ele. (ou talvez não tenha dado, já que ninguém lê isso aqui mesmo! rs!)
Liverpool também é uma cortina de fumaça. O clube atualmente tem mais dívidas que o Flamengo e o Vasco juntos! Tá certo que a principal razão para essa diferença ser tão grande é a conversão de Libra para Real, mas não importa. O Liverpool não vai contratar o Ronaldinho. Na onda do meio termo, se encontram Los Angeles Galaxy e Al Ahli, que tem grana para contrata-lo, mas esbarram na vontade do jogador de "querer aparecer" para jogar a Copa de 2014. Supostamente também existe um outro clube da Espanha e um da Turquia que sondaram Assis, empresário e irmão do jogador.

Agora vamos aos clubes que realmente tem chances, começando pelo cheio da grana Manchester City. Com a injeção de grana Árabe, o Manchester City hoje é vice no Campeonato Inglês. Comprou e revendeu o Robinho mais barato - fato comum na carreira do jogador! - Trouxe o Tevez do seu maior rival, contratou meio mundo e pode sim contratar o Ronaldinho. Se ele não precisa de dinheiro, mas precisa de um clube para brilhar, no City ele teria essa chance. Tem um excelente e competitivo time e joga na principal liga do mundo; é só o Ronaldinho querer jogar para se dar bem por lá. Além dele, também tem o Paris Saint-Germain, primeiro clube de Ronaldinho na Europa, que ainda sonha na volta do Gaúcho aos gramados franceses.

Só que as coisas não são tão simples assim. Segundo as notícias dos principais portais, Ronaldinho quer mesmo voltar ao Brasil. Somando esse fato, com a abundância de clubes interessados e dispostos a pagar, as chances de vermos o dentuço jogando por aqui é cada vez maior. Agora vamos aos três interessados:

Flamengo: Clube que originou essa corrida toda. Conta com a afeição do Gaúcho pelo rio e as conversas com o amigo Adriano de que jogar pelo Mengão é bom. Fiquei pensando nessa conversa e me vi com a seguinte questão; será que ele falou que pode faltar treino, ficar gordo, bater na mulher, ir pra baile funk, mas se continuar fazendo gols, tá tudo bem?! A presidente do clube, Patrícia Amorim, já deu declarações de que ele está perto de fechar com o Rubro-Negro e os números giram em torno de 30 milhões por 30 meses de contrato, fora imagem, podendo até bater o salário do Fenômeno no Corinthians.

Palmeiras: Estava morto ou muito bem escondido até hoje. Com uma proposta financeira parecida, o Palmeiras usa três trunfos. A boa relação com Felipão, a boa adaptação de Ronaldo Fenômeno em São Paulo e aposta de que na cidade, Ronaldinho não teria tanta patrulha dos torcedores e a sua vida noturna seria mais discreta.

Grêmio: O Grêmio aposta em uma só coisa; no coração de Ronaldinho, por ter sido o primeiro clube do jogador. A proposta financeira é menor, mas algumas declarações dele já deram entender de que ele queria voltar a Porto Alegre, para apagar a lembrança de ter saído brigado com o clube para a Europa.

Segundo Assis, Ronaldinho está indeciso e só tomará a sua decisão quando ouvir todas as partes interessadas. O mais provável é que ele fique no Brasil, justamente pela sua vontade de "voltar para a casa" a única declaração que ele deu até o momento, em off, para um torcedor. E como disse o globoesporte.com no fim da reportagem; vem por ai mais capítulos da novela.

E você?! Para onde acha que ele vai?! Deixem seus comentários!

Um comentário:

  1. Hoje já teve mais um! Blackburn Rovers oficializou a oferta por ele. Mas ainda acho que se ele for para a terra da rainha, será pelo Man. City.

    ResponderExcluir