sexta-feira, 18 de junho de 2010

Volantes e "Meia-Volantes".

VOLANTES

Por mais incrível que possa parecer hoje, essa posição estará bem servida na próxima copa. Kleberson, Josué e Gilberto Silva já estarão mais perto de se aposentar, ou aposentados, do que jogando em alto nível. Esse grupo será formado por jovens volantes, que podem jogar duas Copas como titulares. Além disso tem os “meias-volantes”, que podem ocupar essas vagas.

Lucas (Liverpool – ING) – 27 anos
Um dos melhores volantes revelados pelo Brasil nos últimos tempos, sem sombra de dúvida. É jovem, mas tem raça e talento de sobra. Era um dos que disputavam vaga com o já ultrapassado Kleberson, porem Dunga preferiu o segundo. Na próxima Copa, com certeza estará entre os convocados. Pode jogar como primeiro ou como segundo volante.

Denílson (Arsenal – ING) – 26 anos
Saiu muito cedo do Brasil, mas precisamente do São Paulo e já a duas temporadas é titular absoluto do Arsenal. Apesar de ser jovem, já se firmou em um dos campeonatos mais difíceis, do mundo. Com certeza vai começar a aparecer nas convocações depois da copa, podendo até ser titular na próxima. Pode jogar tanto como primeiro, como segundo volante.

Felipe Melo (Juventus – ITA) – 31 anos
Sinceramente não acho que vá fazer parte dos convocados para a Copa de 2014, porém contam ao seu favor, a sua experiencia internacional, além de claro, ter uma copa como titular no seu currículo. Vai depender muito da sua participação nesse mundial, para se firmar na seleção até 2014.

Sandro (Internacional – BRA) – 25 anos
Primeiro volante clássico, o jovem Sandro ganhou notoridade ao substituir o outro volante Edinho na temporada passada. Era capitão da equipe sub-20, mas como vinha sendo aproveitado na seleção principal, não foi convocado para o mundial da categoria no ano passado. Tem talento e raça, sabe sair com a bola e deve se transferir para o Tottenham da Inglaterra, assim que acabar a campanha do Internacional na libertadores.


MEIAS-VOLANTES

São jogadores que podem jogar nas duas posições. O Dunga usa eles geralmente como meia mais recuado, facilitando a transição para o ataque e defendendo quando preciso, porém esses mesmos jogadores podem ser convocados como volantes que saem mais para o jogo. Ramires e Elano foram os escolhidos de Dunga para essa copa. Como são jovens, podem atuar na próxima. Eles, em teoria, seriam candidatos a quatro vagas. Duas dos volantes que saem mais para o jogo e duas dos meias que recuam mais.


Ramires (Benfica – POR) – 27 anos
O mais jovem da atual seleção, vai para a copa como reserva de Elano, mas tem entrado muito bem ao longo dos torneios e amistosos em que foi convocado. Tem total condição de ser titular, tanto agora, quanto na próxima copa. Ganhou notoridade no Cruzeiro e foi para o Benfica. Titular, ajudou o clube a conquistar o campeonato português dessa temporada e está sendo especulado para grandes clubes na próxima temporada.

Elano (Galatasaray – TUR) – 33 anos
Em tese, poderia jogar até a próxima copa, porém duvido muito que vá. É considerado o xodó de Dunga, justamente por ter outros jogadores melhores para a posição. De qualquer forma, se fizer uma boa copa, pode ser mantido, pelo menos como reserva para entrar eventualmente, devido a sua experiência.

Anderson (Manchester Unt – ING) – 26 anos
Começou a carreira no Grêmio, onde foi o herói da volta da equipe a série A do brasileirão. De lá foi negociado com o Porto e virou ídolo da torcida, ganhando a 10 que pertencia a Diego, que havia acabado de sair para o Werder Bremen. Seguiu como camisa 10, até se transferir para o Manchester United, onde Sir Alex Ferguson o recuou para a posição atual. Foi muito elogiado por todos, por suas atuações vigorosas e técnica apurada, embora na temporada passada tenha tido alguns atritos com o treinador, que o levou a treinar separado do grupo. De qualquer jeito, tem quatro anos pela frente para mostrar seu futebol de novo, e garantir a vaga para a próxima copa.

Hernanes – (São Paulo – BRA) – 29 anos
Ganhou o premio de melhor jogador do campeonato brasileiro de 2008, além de ser considerado pela revista times o jogador mais promissor do mundo em 2009. Foi convocado algumas vezes para a seleção principal, mas acabou sendo preterido por Elano e Ramires. Sem dúvida nenhuma, tem talento de sobra para se garantir na seleção na próxima copa.

Um comentário:

  1. Se eu fosse escalar um time ofensivo, no caso de precisar ganhar, chamaria Lucas(mais fixo) com o Ramires(que sai mais) jogando com 2 meias.

    No caso de escalar um mais time mais defensivo chamaria Lucas e Felipe Melo fixos com Ramires saindo mais um meia.

    ResponderExcluir