segunda-feira, 12 de julho de 2010

França: a maior mentira do futebol


A Copa do Mundo da África do Sul terminou. Durante um mês tivemos futebol quase todos os dias. Ficamos putos com o Dunga, vimos surpresas, fatos históricos, polvo vidente, etc. Porém, hoje estou aqui para falar especificamente de uma seleção. Ela participou dessa Copa, é campeã do mundo, mas para mim não merece estar nesse seleto grupo: a França.

Na minha humilde opinião não existe pior seleção que a França. Esse status que ela ostenta de “uma das grandes” do futebol mundial não passa de uma invenção da mídia futebolística por algumas vitórias desmerecidas e pelo fato de o país ter como jogador um dos melhores que eu já vi jogar, que por sinal é argelino naturalizado francês. Ou seja, a França é apenas isso, qualidades esporádicas.

Platini foi o pioneiro, conseguiu levar a França a inacreditável 4ª colocação em 1982. Dezesseis anos depois apareceu para o mundo o melhor jogador local de todos os tempos: Zinedine Zidane. Posteriormente apareceu Thierry Henry, mas que mostrou seu futebol em apenas alguns breves anos. Por fim, o último que merece ser colocado na lista dos melhores franceses é Ribery. Todos os outros, volto a repetir na minha opinião, não passam de jogadores medianos que só teriam vaga em times de segundo escalão na Europa. Isso mesmo, Trezeguet, Anelka, Thuram, Vieira, Djorkaeff, Benzema, Cisse e todos outros, que não vou ficar citando aqui pela enorme quantidade, são jogadores medíocres.

Você pode falar: “Ah, mas a França foi campeã do mundo em 98 e campeã da Eurocopa de 2000”. Concordo, mas vamos raciocinar. Em 98 a França foi passando de fase ajudada com erros de arbitragem e pegou na final uma Seleção Brasileira completamente apática, que praticamente não entrou em campo. Aí, é claro que o gênio do futebol, Zizu, aproveitou para entrar para história do país marcando 2 gols na final. Em 2000 a situação foi exatamente a mesma, a diferença foi o adversário. A Itália, que vinha fazendo bons e difíceis jogos, um deles contra a candidata ao caneco, Holanda, estava irreconhecível na final. Depois de abrir o placar, praticamente abandonou o jogo. Tanto fez que conseguiu tomar o gol da França aos 45 minutos do segundo tempo e tomar a virada no gol de ouro da prorrogação.

Na Copa do Mundo de 2002 a França mostrou quem realmente é: foi eliminada na primeira fase sem marcar nenhum golzinho sequer. Em 2006 até conseguiu montar uma seleção em que o entrosamento e a união da genialidade de Zidane com o bom momento de Henry conseguiram leva-la até a final, um time melhor do que o campeão de 98. Agora, na Copa da África, mais uma vez a França “deu as caras”. Foi eliminada novamente na primeira fase com a incrível marca de um gol marcado e em último lugar em seu grupo, ficando atrás inclusive da “fortíssima” África do Sul. Além de que os “Blues” não deveriam nem participar da mesma, pois roubou a Irlanda com um gol irregular, o qual Henry, já em decadência no futebol, dominou a bola com a mão para fazer o passe que saiu o gol da classificação.

Acho ainda, que a Holanda é uma das maiores injustiçadas do futebol, pois sempre foi muito melhor que a França, seja em elenco ou em colocação em copas, mas nunca conseguiu um título que a fizesse ter uma imagem engrandecida pela mídia. Portanto, essa historinha de que a França está entre as melhores seleções do mundo não passa de uma mentira, que de tanto ser repetida acabou se tornando verdade.

3 comentários:

  1. Holanda disputou 9 Copas, a França 13.
    França é campeã, vice e ja chegou em mais 3 semifinais. A Holanda foi duas vezes vice e chegou em mais 2 semifinais.
    Zidane é frances, os pais dele sao argelinos.
    França é bicampea europeia, e a Holanda conquistou um titulo.
    A Holanda tb tem um bom historico de jogadores nascidos em ex-colonias ou descendentes de estrangeiros q marcaram geracoes, como Seedorf, Davids, Kluivert (pai do Suriname, mae de Curaçao), Winter e Gullit.
    Nao vejo toda essa superioridade holandesa na historia do futebol.
    Sendo que em 2002 a Holanda conseguiu nao se classificar pra Copa ficando atras de Portugal e Irlanda no grupo. França nao se classificou em 1994, eliminada pela Bulgaria, que seria a grande sensaçao da Copa.

    Nao sou admirador do futebol frances. Mas no historico de torneios, a França esta a frente da Holanda.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, acho as duas praticamente empatadas. A França, na minha humilde opnião ganha nos critérios de desempate. Foi campeã do Mundo uma vez, enquanto a Holanda não, e o melhor jogador da história do país, que por mais que o Cruyff tenha jogado, o Zidane foi melhor. Mas em questão de futebol jogado, amigo, sou mais a Holanda!

    ResponderExcluir
  3. Phil, analisar se uma seleção é melhor que a outra por quantidade de copas é complicado. O Uruguai participou de apenas 2 copas a menos que a França, mas não tem a mesmas expressão. Sendo que é bicampeão e a França é só campeã.

    Reconheço meu erro em relação a nacionalidade de Zidane.

    Mesmo que muitos jogadores da seleção da Holanda sejam naturalizados, os que na minha opinião mais marcaram gerações são realmente holandeses. Falo de Van Basten, Cruyff, Rijkaard e Gullit (que vc disse não ser holandês).

    Obs.: Com a Copa deste ano, a Holanda foi 3 vezes vice.

    ResponderExcluir