sábado, 31 de julho de 2010

O Regresso do Torcedor

Vejam vocês, as torcidas organizadas, que, como o próprio nome já diz, foram criadas para se organizarem em prol do time de coração - tecnicamente visando o espetáculo - há uns anos se tornou um oásis de pseudo-sociopatas, que as usam e, acabam nos usando, para livrarem todo o ódio escondido pela máscara do dia-a-dia.

Há uns anos atrás eu estava indo para um bar quando, de repente, tomei um soco no ouvido. Foi uma mistura de dor e raiva porque o agressor vinha de trás, logo, não pude me defender. Como bom carioca que sou pensei logo que fosse um assalto e, antes de levantar, já puxava a minha carteira, quando vi dois sujeitos com camisas de uma torcida organizada flamenguista. Na hora meu sangue ferveu. Só porque eu vestia uma camisa do Vasco havia ganhado um soco?! Totalmente de graça?

O mais baixo ainda estava gritando alguma coisa e demorou para entender o que o outro estava falando: "Você é da Força Jovem?" - ele perguntou com uma calma irritante. Respondi que não, obviamente, já que odeio essas torcidas organizadas justamente pela má fama de saírem brigando à toa. Ele riu, enquanto o outro puxou minha mochila. O sangue ferveu mais ainda e gritei perguntando se eles iriam me assaltar ou se eu podia ir embora. Já tinha levado um soco e não estava a fim de passar muito tempo a mercê de dois malucos.

O menor revirou minha mochila procurando alguma coisa que confirmasse que eu era da tal torcida. Quando viu que não tinha nada, a largou no chão e continuou a balbuciar "gritos de guerra". Foi quando o outro o puxou e o arrastou rua acima, sem antes olhar para mim e dizer "fique longe das organizadas". E é isso que eu tenho feito até hoje.

Mas, às vésperas de um clássico como esse, com o Vasco vindo de quatro jogos invictos e estreando meio time, incluindo a reestreia de um dos reizinhos da colina, eu fico puto da vida de não cogitar a ida ao Maracanã. Pois, mesmo que eu cogitasse, se eu ligasse para algum dos meus "amigos de estádio", todos iram rir da minha cara pensando que era uma piada. Afinal, "só loucos vão à classicos como esse!".

Hoje li uma noticia que dizia que serão proibidos fogos de artificio e shows pirotécnicos no estádio por precaução a incêndios. Mas, sinceramente, está tudo errado. A começar na venda de ingressos, onde o torcedor comum passa horas nas filas para comprar um ingresso desses, enquanto as "organizadas" recebem sua "porcentagem" de entradas - e com desconto! Porra, o cara que quer levar o filho para ver seu time de coração pela primeira vez gasta mais do que o cara que vai para brigar com a torcida do outro time e está cagando pro resultado.

Isso não é uma "ode" contra a torcida do Flamengo. É contra todas as torcidas, incluindo a do meu Vasco. E eles ainda brigam entre si, logo, multiplique por três ou quatro. Contando com os times até a série C, temos uma média de 200 torcidas organizadas que brigam umas com as outras e entre si, punindo somente os torcedores comuns, que são obrigados a ver pela tv o que poderiam ver ao vivo. A Inglaterra teve que passar por uma punição severa da UEFA para hoje em dia ser um dos exemplos de torcidas com os Hooligans sendo banidos dos estádios. Agora, quero ver na Copa de 2014, se não vai ter briga do lado de fora.

Tá na hora de uma mudança, qualquer mudança, para voltarmos ao tempo em que as crianças eram vistas com normalidade nas arquibancadas. Que as mulheres iam sem precisar de amigos "guarda-costas" para defende-las da torcida do próprio time. Tá na hora do torcedor de futebol voltar à modernidade e deixar a pré-história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário