quarta-feira, 14 de julho de 2010

Vice de novo...

Já estou acostumado com essa frase. Sou vascaíno e sempre que alguém quer sacanear os vascaínos fala isso. O Vasco não é o maior vice brasileiro, nem carioca na verdade, "títulos" esses conquistados por Grêmio e Flamengo, respectivamente. Mas como todo sangue de barata lembra, o Vasco é o segundo colocado nas duas listas...

Mas vamos ao assunto do Post. Sinceramente, gostei dessa copa. Ela começou com todos falando que o futebol "arte" havia morrido; que não havia mais lugares para os "bobos" do futebol, que só pensavam em atacar; que o "Ferrolho Italiano" da Inter de Milão, sem italianos, era o futuro do futebol; e o que se viu foram os times retranqueiros caindo um por um, e o futebol arte mostrando seu valor. Mas também não vi nenhuma seleção, ou jogo, que chegasse perto da seleção brasileira de 70, então não vamos ficar tão empolgados.

Vi uma Argentina jogando sem medo e quebrando a cara para os alemães. Vi a Alemanha jogando com 3 meias, correndo atrás do resultado e quebrando a cara de todo o mundo, que pensava que "não havia vida, pós-Ballack". Vi um festival de botinudos, que mais parecia um jogo de quarta-feira do Brasileirão. Vi o Brasil cair, o povo chorar. Vi um atacante defendendo a meta, como se fosse o goleiro, para alguns segundos mais tarde ter seu nome eternizado pelo erro do adversário... enfim, vi muita coisa nessa copa. Na verdade vi replay, porque meus antigos chefes não gostam de futebol... deixa pra lá!

Mas tiveram algumas coisas que me empolgaram nessa copa. A primeira foi a incrível participação dos Sul-Americanos. Não estou falando do Brasil ou da Argentina, claro. Para esses era praticamente uma obrigação fazer um papel bonito na copa. Não conseguiram, mas pelo menos tentaram (ou não, outro post!). Estou falando do Paraguai, Chile e principalmente Uruguai. O Chile caiu para o Brasil, mas na fase de grupos, chegou bem perto da primeira colocação, ficando atrás da Espanha no desempate por confronto direto. O Paraguai caiu contra a Espanha, futura campeã, por 1x0 e o Uruguai recuperou o respeito da Celeste Olimpica ficando na quarta colocação e ainda ganhou por tabela com o melhor jogador do mundial, Diego Forlán. Essas seleções fizeram uma história na África do Sul e te garanto que irão dar mais trabalho na próxima Copa América.

Agora vou falar sobre o título. A Espanha mereceu, e muito, o caneco. Jogou um futebol mais lúdico, que dava vontade de ver. Quando eliminaram a Alemanha, ficou claro que ela ia ganhar. Até então, a Alemanha era a seleção que vinha jogando melhor. Mas como futebol não é matemática, o mundo parou para ver o jogo. E não deu outra, Espanha campeã, na sua primeira final de Copa do Mundo. Mas, e o Vice?! Bem, o vice é na verdade tri-vice, com três finais e zero títulos. Coitados dos Holandeses, sei muito bem o que eles estão passando.

A Holanda tinha um time bom. Principalmente o Snaijder, que jogou muito nessa copa. Mas a Espanha tinha mais time. Só parando para pensar, tenta lembrar a escalação da Espanha. Você lembra de pelo menos 8. Sem pensar muito. Agora vai para a Holanda e, se você passar de 5, você realmente gosta de futebol!

Parabéns para a Espanha, que calou a boca de muita gente e eternizou o Paul! Parabéns para a Holanda também, pelo caminho trilhado. Parabéns para a Alemanha, que virá com tudo para a Copa no Brasil. E parabéns para o Uruguai e seu goleiro nas horas vagas, por mostrar que o futebol não é dois mais dois, como todo mundo falava no início da copa.

Abraços!


PS1: Em uma situação hipotética, Vasco e Holanda na final de um campeonato, quem ganha?! Meu chute vai para empate no tempo regulamentar, na prorrogação, nos penaltis e a moeda do juiz, ainda cai em pé!


PS2: Alguém viu a Itália nessa copa?! Porque a França a gente viu pelas fofocas, já que a participação deles no mundo parecia uma inter-temporada do Flamengo, mas no campo nada. Agora a Itália, amigo, só lembrei dela quando vi o Cannavaro com a taça na final. Sinistro para duas seleções campeãs do mundo sairem tão cedo e tão feio da copa.


PS3: A seleção da Nova Zelândia foi a única invicta da copa. Olho neles para a próxima! Aham, quem sabe na copa de 2090, eles passam da primeira fase!


PS4: Na próxima convocação da seleção, vai ter o David Luiz, zagueiro do Benfica, o Lucas e o Denilson, volantes do Liverpool e Arsenal respectivamente e, claro, que o Neymar e o Ganso. Agora, ninguém pensa em barrar o Robinho depois do "siricutico" que o "firuliro" deu! E tem mais, o ataque deve ser o Robinho e um centroavante, com o Neymar no banco. Ah não, tá dificil de aprender alguma coisa no mundo do futebol.

Um comentário:

  1. Existe sim vida pós-Ballack! Alias, graças a sua ausência o mundo conheceu o excelente Oezil e a Alemanha chegou às semis.

    Embora estivesse torcendo muito por Gana, devo parabenizar o Uruguai. Não pela classificação em si, mas pelo fatos do jogo. Parabens Suarez, o "goleiro em horas vagas"! A história das Copas agradece!

    Quanto à Holanda e Vasco...fica pra próxima...mais uma vez!! hahaha

    ResponderExcluir