quarta-feira, 30 de março de 2011

Agora é pra valer!

Até hoje eu não tinha feito um post específico sobre esse assunto, porque sabia que ainda tinha muita água pra rolar antes de alguma definição. Sim, esse post é sobre os contratos de televisão que envolveram uma grande briga entre o Clube dos 13, as emissoras e principalmente os clubes de futebol do Brasil. Antes de falar sobre o assunto, quero deixar bem claro que NÃO sou contratado da Globo, NÃO acho a Globo perfeita lida e maravilhosa e NÃO tenho nenhuma pretensão de puxar o saco da Globo. Simplesmente é a minha opinião e se discordar dela, a caixinha de comentários serve para isso!

Para ser sincero, eu nem lembro de como começou isso, mas lembro que o Andrés Sanches, presidente do Corinthians, foi o primeiro a gritar que não concordava. Além de gritar, ele foi mais além e desfiliou o Corinthians do C13, dizendo que não concordava como Fábio Koff, presidente do C13, estava conduzindo o edital para os contratos de direitos de transmissão de imagem do triênio de 2012 - 2014 do Campeonato Brasileiro. O valor proposto era algo impensável para nós, meros mortais. O lance mínimo seria de 500 milhões de reais por ano, no total de 1.5 bilhão pelo triênio. Muita grana cara!

Eu não sei se o Koff queria uma fatia maior para ele (porque como intermediário, ele tem direito a alguma parcela dessa grana) ou se ele queria se aproveitar da competição entre a Globo e a Record. Não sei se a atitude de Koff de querer forçar os clubes a assinarem o contrato, os fizeram debandar. Não sei. O fato é que a Globo vai gastar muito mais do que isso para fechar com todos os clubes, então não foi a Globo que chiou e mandou os clubes "arregarem" como muitos andam dizendo por ai. 

Depois do Corinthians, aconteceu um racha entre os clubes do C13. São Paulo, Internacional e os Atléticos MG e PR, decidiram seguir com a licitação do C13, vencida pela Rede Tv, sem nenhuma concorrência, enquanto os outros declararam que iriam ouvir as emissoras para decidirem se fechavam diretamente com elas ou não. Até agora dez clubes (Bahia, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Grêmio, Palmeiras, Sport, Vasco e Vitória) fecharam com a Globo, três pediram desfiliação do C13 (Botafogo, Corinthians e Cruzeiro) e apesar do Flamengo estar fazendo uma média com a Record, é muito provável que ele, assim como Botafogo e Fluminense, assinem com a Globo, por já terem declarado que os quatro grandes cariocas, iriam negociar juntos e o Vasco já declarou que fechou com a Globo.

Os outros clubes, muito provavelmente estavam esperando a definição do CADE ( Conselho administrativo de defesa econômica) que impede a formação de Cartel e outras coisas chatas que você aprende em economia. Acontece que se o Cade barrasse a negociação direta entre as emissoras e os clubes, fazendo valer a licitação do C13, os clubes seriam obrigados a assinar com a Rede Tv. Só que segundo um ex-conselheiro do Cade, a situação na verdade é inversa. Segundo ele, a ordem natural era a negociação direta entre as duas partes, sem um intermediário e que a licitação do C13 é que foi alterada (separou os direitos de transmissão por Tv aberta e outras mídias como tv fechada, internet, celular, etc) para que esse tipo de coisa não acontecesse. Logo, podem esperar uma chuva de gente assinando com a Globo e outros montes saindo do C13, porque simplesmente, essa é a ordem natural da coisa! Rs!

Para mim, a Globo é a única emissora capaz de cobrir um evento como esse. A Rede Tv não tem uma base no Rio por exemplo. Cidade com quatro dos vinte! Alias, acho que a Rede Tv só tem uma base mesmo em São Paulo. A Record não pega na maioria das cidades do interior do Brasil. Em um jogo comum, são pelo menos 10 câmeras, sendo 8 com operadores e assistentes, mais um narrador, dois comentaristas, equipe técnica no local, fazendo o link de transmissão ao vivo (quem trabalhou em uma tv sabe o quão difícil é fazer isso) para a matriz, onde está uma outra equipe técnica, junto com a coordenação, direção de corte, etc e retransmitindo o sinal para TODO o Brasil. Se você acha que isso é fácil, pense de novo. E se você acha que existe alguma outra emissora além da Globo que possa fazer isso em um espaço de quatro anos, então repense mais ainda, porque eu te garanto que só a Globo e a SporTv (que foi fundido a Central Globo de Esportes). 

Agora, se a Globo chegou ai com dinheiro da ditadura, matando bebês e chupando seus cérebros, isso sinceramente não está na questão. E também não acho que o dinheiro seja a questão para nós. Para os clubes sim, mas para nós não. Para gente o que interessa é uma transmissão de qualidade, do jeito que a gente está acostumado. E não me venham reclamar dos narradores da Globo, porque a Record NÃO TEM narradores e o Silvio Luiz não narraria todos os jogos transmitidos pela Rede Tv.

O C13 vai afundar, junto com o Fábio Koff e o contrato tão comemorado pela Rede Tv, será uma página virada mais cedo do que a gente pensa. O futebol brasileiro tem que se profissionalizar. Tem que mudar. O C13 caindo é só o começo para o fim da era dos cartolas. Pena que isso vai demorar muito mais do que a gente espera.

Curtinhas!

A Record afirmou que não dará crachás de imprensa para a Globo nas Olimpíadas de 2012, em Londres. A birra é pelo fato da Globo não ter liberado crachás para a Copa de 2010 para a Record e como a "tv da universal" comprou os direitos de transmissão para o Brasil, ela que repassará para a imprensa brasileira os passes. Acontece, meus caros bispos, que a Globo é uma empresa internacional. Se ela quiser um número x de crachás, ela vai conseguir. Sendo com a BBC, a ESPN, a Televisa, RAI, NBC, CBS, ABC, FOX, COB ou até com o COI. 

2 comentários:

  1. Falou tudo, defensor da Globo! Brincadeira, hehe
    Mas é isso ai mesmo, no fim das contas a maioria dos times vai fechar com a Globo. Um ou outro maluco revoltado (São Paulo e Galo?) vão acabar fechando com a Record. Mas a emissora da IURD realmente não tem condições de transmitir o campeonato.
    Queria tanto que as coisas aqui fossem como nos EUA, por exemplo, a NBA é uma liga. Assim como o C13 deveria ser. Virou apenas o negociante dos clubes.
    Um exemplo: entre no site da NBA. Tem absolutamente tudo que você quiser saber. Blogs, reportagens, programas online, estatísticas, vídeos, tudo. E tudo envolve comentaristas de TODAS as emissoras que transmitem os jogos. Sem frescuras. E a TNT cita os jogos que passaram na ABC, na ESPN e vice versa....Afinal, é melhor que VÁRIAS emissoras transmitam os jogos do que apenas uma (ou uma e meia no caso do Brasileirão). E não é exclusividade do basquete, veja as outras 3 ligas maiores e mesmo a MLS, que ainda engatinha. Pq não copiar o exemplo?
    ps: tem um rumor por aqui que o Atlético estaria pedindo 70 milhoes pra record, que aceita pagar 60 milhoes! Meu Deus, não está inflacionado esse valor? Se o Corinthians fechou por uns 100 milhoes, a tendência é que todos peçam esses absurdos! Aonde chegaremos? E só por curiosidade, parece que o contrato do Cruzeiro com a Globo girou em torno de 40-50 milhões.
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. É cara, mas o Corinthians supostamente fechou 100 milhões por 4 anos incluindo tudo e sinceramente n foi um valor tão bizarro. 25 por ano era mais ou menos oq os clubes queriam com o contrato que a rede tv levou, sem considerar as outras mídias. Se o Atlético fechar por 60 sem as outras mídias )já que a record n tem como exibir ppv, celular e internet) o galo estaria fechando um baita negocio. Isso, claro, se conseguir fechar com a globo por uns 10 o contrato de outras midias... enfim, mta "enchessão" de saco pra pouca história! Eles que são gregos que se entendam! hahahaha!

    ResponderExcluir