quarta-feira, 2 de março de 2011

Bahia "emprestado"!


Logo no início do ano, saiu uma notícia de que o Corinthians havia emprestado vários jovens jogadores de seu elenco para o Bahia. Depois disso o Vasco também emprestou alguns. Agora, parando para conferir o elenco do tricolor baiano, percebi que a maior parte do elenco do Bahia é de jogadores que foram emprestados por outros clubes. O elenco conta com 35 jogadores, sendo 20 emprestados de outros clubes. A grande maioria são de jovens que foram para o Bahia para ganhar experiência. Alguns já são experientes mas não tiveram muitas chances nos elencos dos clubes originais e foram emprestados para aliviar a folha salarial. Duvida dessa quantidade?! Vamos a lista, com os clubes originais:


Goleiros: Tiago - Vasco; George - América-MG.
Zagueiros: Luizão - Cruzeiro; Titi - Internacional; Thiego - Grêmio.
Laterais: Marcos - Cruzeiro; Jancarlos - Botafogo; Dodô - Corinthians.
Volantes: Boquita - Corinthians; Rafael Jataí - Atlético MG;
Meias:  Zezinho - Santos; Camacho - Flamengo; Ramón - CSKA Moskou; Magno - Vasco.
Atacantes: Lulinha Pedro Beda e Souza - Corinthians; Jones - Cruzeiro; Robert - Monterrey MEX; Bruno Paulo - Vasco.



No saldo total ficam cinco jogadores do Corinthians, três do Vasco e do Cruzeiro e um de Flamengo, Atlético MG, América MG, Grêmio, Internacional, Santos, Botafogo, CSKA Moskou e Monterrey do México. O time do Bahia ainda não se acertou, então não dá para afirmar quem são os titulares, mas imagine se os cinco do Corinthians forem titulares. Eles, provavelmente, por contrato não podem jogar contra o clube de origem, logo o Bahia perderia para o jogo, praticamente metade do time. Camacho, que pertence ao Flamengo é o atual artilheiro do clube com 3 gols no campeonato baiano, seguido de perto por Jones, do Cruzeiro, e Souza, do Corinthians. Na Copa do Brasil, os artilheiros são o lateral direito Marcos, jogador do Cruzeiro, Ramón, do CSKA Moskou e Rafael, revelado nas categorias de base do clube. Na convocação para o próximo jogo 12 de 19 eram desse grupo. Um número que só tende a subir com o retorno de Jeancarlos, a chegada de Lulinha e a melhora de Souza e Pedro Beda que estão machucados.


Só com os jogadores emprestados, o clube tem um plantel para ganhar a Série B, na minha opinião, claro. Mesmo assim, o elenco não é fraco, o grande problema é quando chegar a hora de pagar a conta no ano que vem. Muitos desses jogadores devem voltar para seus clubes de origem, porque só estão lá para ganhar experiência. É o caso por exemplo de Dodô, Boquita e Lulinha do Corinthians, assim como o caso de Tiago e Magno do Vasco e por ai vai. O Flamengo pode reintegrar o Camacho pensando em um reserva jovem para a dupla R10 e Thiago Neves ou o Zezinho voltar para o Santos para ser reserva de Ganso ou mesmo para cobrir a lacuna deixada por ele. 


Os zagueiros Luizão e Thiego ainda são tratados como promessas em seus clubes, mesmo já tendo alguma "rodagem" e Souza pode servir de moeda de troca para o Corinthians, já que ele não joga nada mesmo. E acima de tudo, cada um tem algum valor em euros, dólares, rublos ou o que seja e podem ser negociados para o exterior, mesmo que o exterior nesse caso seja o Vietnã, China ou um clube de um bilionário em um iceberg da Sibéria. O importante é a diretoria do Bahia pensar em alguma formar diferente de resolver os problemas que tem na mão hoje, para não ter só 15 jogadores no começo de 2012. O time é bom e jovem só tem que se acertar. A saída de Rogério Lourenço foi boa e deu um gás na equipe. Quanto embalar, o Bahia vai ser difícil segurar! Ah, e Bora Baêa!

Ps: Tenho uma pergunta para você, meu caro leitor; Qual emissora vai pagar 500 milhões de reais para transmitir um campeonato sem Corinthians, Flamengo, Vasco, Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo, Fluminense, Grêmio e Coritiba?! E tem mais clube rachando com o C13. É só esperar.

2 comentários:

  1. Caramba, não tinha percebido isso...que coisa bizarra não? O Bahia não tem mais categorias de base?
    É esse o plano do time pra sobreviver na Série A? É pouco não? Muitos jovens, muitos caras que não deram certo nos clubes anteriores...E o Jataí, meu Deus!

    ResponderExcluir
  2. Quando mais de 50% do seu time é de jogadores emprestados, tem sim algum problema. Mas na verdade o Bahia revelou alguns bons jogadores no ano passado e nesse ano. O atacante Rafael por exemplo, que vem sendo um dos destaques do time atualmente. O goleiro titular Omar e os laterais Lucas e Mádson também chegaram ao elenco principal agora. O que falta na verdade são jogadores contratados.

    ResponderExcluir