quinta-feira, 3 de março de 2011

Convocação de Mano!

Hoje, no início da tarde, saiu a convocação para o amistoso da Seleção Brasileira contra a Escócia, que será realizado no dia 27 de março na casa da Seleção Canarinho; o Emirates Stadium, em Londres. É isso mesmo! Não é o Maracanã, o Mineirão e muito menos o Morumbi, é lá na Inglaterra que "vive" a casa da Seleção. A lista inclui algumas surpresas, alguns retornos, algumas figurinhas carimbadas e claro, alguns xodós do treinador. A notícia boa é na verdade a "não" convocação de Robinho, que "cansado" não foi convocado por Mano. Mas a notícia para por ai, porque Mano declarou que conta com o atacante - e possível capitão - para a Copa América deste ano. Outra "não" convocação boa, foi a de Jucilei, que se enfiou no frio da Russia junto com Roberto Carlos e - tomara - deve ser esquecido por uns tempos. Vamos a lista, com os comentários de sempre:

GOLEIROS

Julio César (Inter de Milão) - Voltou bem a seleção e deve seguir como o camisa 1, pelo menos até a Copa América.

Victor (Grêmio) - Um dos nomes mais freqüentes das convocações de Mano. Vem pela segurança e regularidade, que apresenta a anos.

Jefferson (Botafogo) - Outra figurinha carimbada de Mano. É atualmente um dos melhores goleiros do Brasil, sem dúvida nenhuma, mas por ser a terceira opção para a posição, preferia que o treinador chamasse alguém mais novo, como o Fábio do Cruzeiro. Mesmo assim, não é uma escolha ruim, muito pelo contrário.

LATERAIS

Daniel Alves (Barcelona) - Desde a Copa é titular absoluto com camisa 2. Dessa vez vai brigar pela vaga contra o antigo titular;

Maicon (Inter de Milão) - Com certeza é a posição menos carente do grupo. Maicon volta por méritos para brigar pela titularidade contra o seu antigo reserva.

André Santos (Fenerbahçe) - Já virou o xodó do treinador, porque nem a torcida, nem os jornalistas aguentam mais ele. Não que ele seja ruim. Na verdade ele é burocrático demais para quem teve jogadores como Roberto Carlos, Leonardo e Branco. E isso de 1990 para cá.

Marcelo (Real Madrid) - O cara que todo mundo quer ver como titular. O grande problema dele, é que normalmente ele joga como ala no Real. Logo, a marcação não é o forte dele. Mas isso é algo que pode ser trabalhado. É só ver os casos de Maicon e Daniel Alves, que tecnicamente tinham o mesmo problema.

 ZAGUEIROS

Thiago Silva (Milan) e David Luiz (Chelsea) - Vou falar dos dois juntos, porque eles meio que se equivalem. Um é o monstro do Maracanã e o outro é um dos melhores jovens zagueiros do mundo. Tanto que foi contratado por um monte de milhões de euros pelo Chelsea. São titulares desde o início da "era Mano".

Luisão (Benfica) - De novo, não entendi porque foi convocado. Ele não faz parte da renovação e também não é o tipo de cara que vai passar experiência para o grupo e principalmente para os zagueiros. Esses caras seriam o Juan e o...

Lúcio (Inter de Milão) - O verdadeiro monstro da seleção. Esse cara merecia uma estátua. Vai passar toda a sua experiência para o grupo de deve ser convocado durante um tempo, justamente para ajudar nessa transição.

VOLANTES

Lucas (Liverpool), Ramires (Chelsea) e Sandro (Tottenham) - O trio de volantes "ingleses" está em alta na seleção. Os dois primeiros são titulares. No último jogo contra a França, Ramires só não jogou porque estava machucado e deu no que deu; ou melhor o Hernanes deu uma porrada no Benzema. Lucas e Sandro são os "cães de guarda" da Seleção, que Mano vem armando com um volante, dois "meia volantes" e um "camisa 10.

Henrique (Cruzeiro)
Boa surpresa de Mano. Excelente jogador e que a algum tempo merecia uma convocação. Apesar de ser muito concorrida a posição em que joga, ainda tem uma vaga em aberto.

MEIAS

Elano (Santos) - Volta a seleção por mérito próprio. Vem jogando um bolão pelo Santos, onde joga mais solto do que jogava nos seus antigos clubes. Se for titular, pode jogar ao lado de Ramires, que era seu reserva na Copa.

Elias (Atlético de Madrid) - Outro xodó do treinador. Não que ele seja ruim, muito pelo contrário, mas não acho que ele mereça ser titular da seleção. Prefiro até o Elano por exemplo. Quando o Kaká, Ganso e o Coutinho voltarem, duvido que ele permaneça com a vaga.

Renato Augusto (Bayer Leverkusen) e Jadson (Shakthar) - Quando Kaká, Ganso e Coutinho voltarem, eles não voltam a seleção. Mas não deixam de ser bons jogadores e merecem umas chances, principalmente enquanto o trio ainda estiver no estaleiro, ou recuperando a forma física.

Lucas (São Paulo) - Mais cedo ou mais tarde isso ia acontecer e depois do jovem ter passado no teste de fogo da Sub-20, Lucas, ex-Marcelinho, chega a seleção principal, para ficar provavelmente. Agora alguém pode me responder o porque dele ser chamado de Marcelinho?!

ATACANTES

Alexandre Pato (Milan) - Vem sendo a grande estrela do Milan, mesmo começando alguns jogos na reserva. Agora vai tentar manter a regularidade na seleção, para manter a vaga de titular, já que ele é praticamente certo na convocação da Copa América.

Neymar (Santos) - Mesmo tendo ficado afastado de alguns jogos, seja por birra, sub-20 ou "só europeus", Neymar tem que ser titular da seleção e para mim, na vaga de Robinho. Pronto, falei o que todo mundo tá pensando! A idéia é deixar o Neymar mais solto, com um pivô (Pato, Nilmar, Hulk, Ronaldo, sei lá). E se pensar em jogar com 3 atacantes, mesmo assim não colocaria o Robinho Firuliro.

Nilmar (Villareal) - Não lembro se ele já foi convocado por Mano, mas que merece ser testado, merece. Goleador e principal razão da equipe estar disputando uma vaga para a Liga dos Campeões e nesta temporada ainda esta vivo na Liga da Europa, despachando o Napoli com um gol dele.

Jonas (Valencia) - Começou bem no clube espanhol ao marcar o seu primeiro gol, no segundo jogo pelo clube. Na verdade, ele esteve em campo em "menos de um tempo" se somar os minutos disputados dos dois jogos. Mas enfim, o ex-gremista é uma aposta para essa função de pivô, que Pato é o atual titular, com o Hulk mais a frente como reserva.

SALDO TOTAL


Boa convocação, com alguns testes e o retorno de jogadores experientes para passar mais tranquilidade para o jovem grupo. O Robinho não pode voltar, porque com a sua marra, ele vai acabar tirando o Neymar da titularidade ou colocando ele para ser pivô, no lugar do Pato, o que praticamente mataria o jovem atacante. O grande desafio de Mano vem sendo a manutenção do meio-campo, por isso a volta de Elano, no lugar do "karateca" Hernanes. Agora, quando o "trio de ferro" (Kaká, Ganso e Coutinho) voltar, quero ver quem vai sobrar!

Abraços e deixem seus comentários!

2 comentários:

  1. Acho que essa foi a "menos pior" das listas de Mano.Acho que Henrique merecia uma chance (argh, dói dizer isso...hehe). Ainda tem alguns nomes muito questionáveis, como Sandro e claro, André Santos.
    Mal posso esperar para a Copa América. É lá que o bicho vai pegar.
    Abraços!

    ResponderExcluir