sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Brasil x França!


 Quando saiu a convocação da seleção para o amistoso contra a França, pensei em fazer um post comentando a convocação. Aí, inutilmente fui procurar a convocação francesa e percebi que ia demorar um pouco para acontecer. Agora, que finalmente saiu, vou aos comentários. Mas antes de mais nada, que camisa feia essa do Brasil. É pior do que a da Copa de 2002. Aquela que todas as seleções da Nike tinha uma igual, só mudavam as cores.
 Mano Menezes não chamou nenhum jogador "brasileiro"; ou seja, nenhum jogador que joga no Brasil. Aqui é início de temporada, os clubes mal se ajeitaram, os jogadores ainda estão abaixo do nível físico dos que jogam na Europa; fora que - como todo mundo sabe - no Brasil, o ano só começa depois do carnaval. Então Mano, preferiu "testar" novas caras, além de "re-testar" outros jogadores. Além disso chamou de volta Julio César, que não era convocado desde a Copa e continua sendo o melhor goleiro brasileiro. Vamos a lista:

Goleiros: Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham) e Neto (Fiorentina)

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Man. Unt), Marcelo (Real Madrid) e André Santos (Fenerbahçe).

Zagueiros: Breno (Bayern de Munique), David Luiz (Ex-Benfica - Chelsea), Thiago Silva (Milan) e Luisão (Benfica)

Meias: Lucas (Liverpool), Sandro (Tottenham), Ramires (Chelsea), Elias (Atlético de Madrid), Hernanes (Lazio), Anderson (Man. Unt.) Renato Augusto (Bayer Leverkusen) e Jadson (Shakhtar).

Atacantes: Robinho (Milan), Hulk (Porto), Alexandre Pato (Milan) e André (Ex-Dínamo de Kiev - Bourdeaux).

Goleiros: Gostei da volta de Julio César. Ainda é o melhor do Brasil e sua experiência ajuda a garotada, como Neto, que acabou de se mudar para a Fiorentina. Gomes também é um excelente goleiro, mas também nunca convenceu a ponto de ser o titular.

Laterais: Eu gosto muito do Rafael e do Daniel Alves, mas trazer o Julio Cesar e não trazer o Maicon é meio sem nexo. O Maicon é hoje um dos melhores laterais do mundo e merecia a convocação. Quanto a lateral esquerda, Marcelo vem fazendo um trabalho excelente com Mourinho no Real Madrid e merece uma chance como titular, mas o Mano deve colocar de novo André Santos, que nunca me convenceu, nem no Corinthians, nem na seleção. Ser melhor do que a maioria no Brasil é fácil.

Zagueiros: Mais uma convocação sem lógica foi a volta de Luisão. Nunca foi titular, até porque os titulares eram unanimidades no Brasil e no mundo, não tem idade para aguentar até a copa e vai ser banco da dupla Thiago Silva e David Luis. Não que ele seja ruim, pelo contrário, acho ele excelente. Só não entendi o porque de convoca-lo. Breno vem fazendo uma temporada excelente na Alemanha, na qual é titular da zaga do Bayern. Merecia a volta a seleção.

Meias: Mano fez assim; chamou dois volantes e dois armadores de ofício. Ai decidiu chamar 4 meias-volantes. Primeiro os acertos; Lucas já vai virando a referência que todos esperavam na seleção. Ramires, jogando mais recuado do que de costume no Chelsea, mas na sua posição de origem no Cruzeiro. Sandro é reserva de Lucas. Anderson e Hernanes, depois de uma geladeira de Dunga, voltam para serem testados nessa nova "função" e Renato Augusto e Jadson vão para serem testados como "camisas 10", já que Ganso e Phillipe Coutinho ainda estão machucados e Kaká e Ronaldinho Gaúcho acabaram de voltar de um tempo parado - cada um com o seu motivo. Sobrou alguém?! Ah sim, Elias, que sinceramente, acho que tem gente melhor para essa vaga.

Ataque: Robinho vem fazendo uma boa temporada pelo Milan e volta a merecer a vaga pelo que joga e não pelo nome que tem. Mas também não confio nele, muito menos colocaria ele como capitão. Hulk vem sendo o melhor atacante brasileiro em atividade na Europa, nessa temporada e merece pelo menos a chance de lutar pela vaga. Pato se machucou e perdeu a vaga de titular do Milan para Robinho, mas mesmo assim foi convocado. Agora a alfinetada fica para André, que estava encostado no Dínamo de Kiev. Repito; no Dínamo de Kiev! Não, desculpe, ele não merecia ir para a seleção no momento. Tem mais gente para ser testada e ele só vai para isso mesmo, porque duvido que ele entre no amistoso.


Na França o trauma pela eliminação precoce da Copa, além das inúmeras brigas, ainda não passou. Por isso Evra e Ribéry não foram convocados. Além dessa birra, Nasri do Arsenal não foi, porque está lesionado. Mas a seleção conta com nomes conhecidos, como Benzema do Real Madrid, Diarra do Bourdeaux, Lloris e Gourcuff do Lyon, Malouda do Chelsea e Menés do Roma. E como vale para Flamengo e Vasco; uma vitória sobre o Brasil pode fazer os franceses esquecerem um pouquinho dessa Copa e lembrarem da Copa de 98, quando Zidane derrotou o Brasil, em Paris. O jogo vai ser dia 9 de Fevereiro, em Paris e claro, com um clima de revanche danado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário