quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A polêmica dos Estaduais!

Antes de expor a minha opinião por completo, quero deixar claro que discordo do modo como os estaduais estão sendo disputados, mas concordo que tem um porém. O Brasil é um país de proporções  continentais e com isso, existem centenas de clubes espalhados por ele. Considerando outro país com a mesma estrutura, podemos falar dos EUA. Todos os torneios norte-americanos são disputados a nível nacional, porém os EUA contam com 4 grandes esportes(Basquete, Futebol Americano, Hóquei e Baseball) que mexem com as paixões dos torcedores. Além disso, desde que fundaram as ligas (NBA, NFL, etc), os clubes na verdade são empresas franquiadas e se transferem de cidades ou estados. Casos como o do Charlotte Hornetts, popular clube da década de 90, que se transferiu para a cidade de New Orleans. Com isso, durante o ano todo, algum evento esportivo toma conta da paixão dos torcedores.

O meu ponto é simples. Existe hoje, um calendário exaustivo para os jogadores e não pode continuar assim. Acho que os Estaduais, ajudam não só a clubes pequenos, mas também na revelação de jovens que não chegaram as "peneiras" dos grandes. Ronaldo mesmo começou a carreira no - antigo grande - São Cristóvão, porque o Flamengo não quis bancar as passagens. Ou o lateral esquerdo Carlinhos, que foi revelado pelo Santos e estava encostado no Alvinegro Praiano, brilhou pelo Santo André e se tornou titular do Campeão Brasileiro de 2010, pelo Fluminense. Os estaduais devem continuar, porque além deles serem uma competição charmosa e histórica, eles servem de preparação para os torneios nacionais. Os grandes clubes mantém duas grandes janelas de transferências, a primeira entre uma temporada e outra e a segunda, depois dos estaduais.

  
Mas o problema é bem maior do que esse. Para conseguir a diminuição dos clubes nos estaduais, a CBF teria que passar por cima das Federações Estaduais, que mantém as mesmas pessoas no poder a anos. Com isso, Ricardo Teixeira e outros, perderiam o apoio, ao enfraquecer as federações. A CBF deveria pensar em alternativas para os clubes menores, como divisões estaduais mais organizadas e torneios para os que não participam dos campeonatos nacionais. De repente até pensar em criar uma Série E, com a Série D mantendo os moldes das Séries A, B e C. A criação de campeonatos como o Nordestão ou a Copa Norte, que podia ser utiizados para criar novos campeonatos pelo Brasil, mantendo as estruturas dos "pequenos" e diminuindo as cargas dos estaduais.


Também sou a favor de mudanças mais drásticas, como por exemplo, adotar uma medida dos campeonatos europeus, para acabar com as bagunças da Libertadores e da Copa Sul-Americana, transformando-as em paralelas e ao longo da temporada, também ajudando no calendário dos clubes e diminuindo a bagunça das vagas. Os moldes seriam os mesmos da Liga dos Campeões e da Liga da Europa, mantendo o calendário ao longo do ano em que a taça estaria sendo disputada e dando maior visibilidade a Copa Sul-Americana, que fica em segundo plano na América, até o dia do jogo.


As idéias são muitas, mas uma coisa fica clara a cada ano que passa. Alguém tem que fazer alguma coisa e rápido, porque do jeito que está, daqui a pouco os jogadores vão se reunir e fazer uma greve por serem obrigados a essa maratona de jogos e ainda jogarem nesse sol. Porque os jogos não podem ser a noite?! Porque não tem nenhum jogo de manhã cedo?! Coisas assim vão ser perguntadas e serão respondidas com "Cala a boca e entra em campo", Ai eu quero ver se eles vão entrar! Hahaha!

Um comentário:

  1. Pois é, eu sou mais radical nessa história de estaduais. Tenho a visão que esses torneios disputados por equipes de nível tão diferente não ajuda nenhum dos lados.
    Como já escrevi lá, acho que o Brasileirão deveria começar no fim de fevereiro, se estender pelo ano inteiro, assim como a Copa do Brasil. E a idéia da Libertadores e Sulamericana ao mesmo tempo é tão certa e óbvia que vai ver é por isso que a CONMEBOL põe as duas em semestres diferentes, hehe.
    Mas o problema desse futebol tupiniquim é que todo mundo tem rabo preso...se o Teixeira quiser diminuir os estaduais ele perderia o apoio das federações, ia acabar virando briguinha política....
    Abraços!

    ResponderExcluir