sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pelé calado é um poeta!


Em um evento de patrocinadores, Pelé foi falar... Não é o forte dele, mas tudo bem. Falou verdades, sem dúvida nenhuma, mas também não podia deixar de soltar as m* de sempre. A frase do título, como todo mundo sabe é de Romário, que viva discutindo com o Rei. Embora concorde com algumas coisas que ele falou na entrevista ao Banco Santander (WTF?!?!), também tem coisas que ele deveria ter ficado calado. Vamos aos trechos:


Aposentadoria de Ronaldo: Segundo Pelé, o Fenômeno deveria ter parado quando estava por cima, que nem ele. Ronaldo deveria ter parado no fim do primeiro semestre de 2009, depois de ter ganhado o Paulistão e a Copa do Brasil. Agora me respondam...O Ronaldo assinou dois anos de contrato e nos seis primeiros meses ganhou os dois torneios que participou. Porque que ele iria parar?! Segundo Pelé, Ronaldo não fez nada de errado e sozinho, ressuscitou o Paulistão e o Brasileirão. Mais uma coisa que eu discordo. Eu acho o Fenômeno um dos melhores, senão o melhor, que eu já vi jogar. Dentro de campo ele não deve nada a ninguém. Mas ele não ressuscitou sozinho nada. A anos os clubes do Brasil vem montando elencos dignos de ganharem a Libertadores e o Mundial Interclubes. É só lembrar do Mundial que o Inter levou em cima do "pica das galáxias" Barcelona. A volta de Ronaldo, realmente colocou os campeonatos nacionais em destaque internacional, mas ressuscitar é uma palavra muito forte.


Caso Ganso: Pelé criticou o meia dizendo que ele depois de ter ganhado a Copa com 17 anos, ele demorou mais um ano e meio para ter aumento de salário. O futebol, no fim da década de 50, ainda era mais amador, do que profissional. Fazia pouco tempo em que a profissão de jogador de futebol estava valendo. Transferências internacionais eram raríssimas. Por exemplo, o atacante Vavá que foi um dos destaques do Mundial, trocou o Vasco pelo Real Madrid e as manchetes nacionais diziam que ele tinha ido se aventurar na Espanha. Não era fazer a vida não, nem pé de meia. Era se aventurar mesmo. E o Real já era um dos maiores clubes do cenário mundial. O Santos foi tentar dar uma de "joão sem braço" com o Ganso e tá se dando mal. Depois da lesão dele, a diretoria deixou de lado a renovação do craque, lembrando que um pouco antes da lesão, Ganso havia recusado uma proposta do Lyon. Ai vem um monte de clube europeu, que podem cobrir a atual multa e o Santos começa a fazer essa chantagem emocional para que ele renove, com as bases que a diretoria pede, o contrato. Desculpa, mas um jogador de futebol é um profissional. Ele tem todo o direito de escolher a melhor proposta, pensando no seu futuro. O Santos quer os direitos de imagem de Ganso, enquanto o jogador não quer abrir mão dos seus direitos. Tanto trabalhistas, quanto de imagem. Não adianta o Pelé falar que o Ganso deveria pensar melhor ou o Neymar falar que não quer perder o amigo. Ou o Santos cede a pressão, ou vai perder as melhores revelações dos últimos anos. Ou vocês realmente acham que o Neymar não vai encher o saco mais cedo ou mais tarde?! E na moral, chantagem emocional é um golpe muito baixo.


Exportação e retorno dos jogadores: Essa então, ele se superou. Segundo o Rei, antigamente havia uma reposição boa e por isso os craques raramente voltavam da Europa. Agora eles voltam porque não tem mercado lá, e o mercado daqui está ficando cada vez mais seco. Desculpa, mas eles não voltam por isso. Eles voltam, porque o mercado de lá está cada vez mais seco. Cada vez pagando menos e mais atrasado. Sim, é essa a realidade financeira da Europa. Os grandes clubes continuam se mantendo, mas os jogadores que trocam um grande brasileiro ganhando 500 mil por mês, não querem ir para a Europa ganhar 100 mil Euros e com toda a razão. Juan, ex-lateral do Flamengo e atualmente no São Paulo, tinha propostas da Europa e ficou no Brasil, porque aqui ele ia ganhar mais. Ronaldinho Gaúcho voltou ganhando mais do que ganhava no Milan. O Rivaldo é outra história. A anos ele jogava em campeonatos menores e o São Paulo realmente o contratou, porque não conseguiu fechar com nenhum grande nome para ser o camisa 10 no ano. Mas eu garanto a vocês, que o mercado nacional é um dos mais fortes atualmente. Só perde para os gigantes europeus ou os clubes bizarramente ricos, como esse clube Russo que contratou o Roberto Carlos e agora vai pagar uma baba por Jucilei, que é um jogador de nível médio. Mas a pior coisa que Pelé falou nesse assunto foi justificar que os clubes nacionais não tem reposição e a prova disso era que os melhores que jogam no Brasil, eram os argentinos Conca, Montillo e D'Alessandro. Para começar, isso é preconceito. Segundo, a chegada de jogadores como eles, que tem passagem pelas seleções sulamericanas, só mostra o quanto o mercado interno está forte e não fraco, como ele disse. Além dos três, Loco Abreu, Areválos, Botinelli, Guiñazu, Victorino, Viáfara, Valdívia, Maldonado e outros tantos, não só são destaques em seus clubes, como também levam o nome deles para o resto do mundo, com as camisas das seleções. Se o mercado não tem jogadores brasileiros, é hora de contratar cada vez mais sulamericanos e tirar essa regra ridícula de só poderem jogar 3 estrangeiros. Não ficar reclamando dos clubes contratar esses jogadores, ao invés de revelar jogadores das bases. Isso é burrice, isso é racismo e é por isso, que o Brasil ainda não atingiu o potencial, como liga, que pode atingir.


Copa do Mundo de 2014: Enfim, a parte boa da entrevista. Segundo Pelé o atraso nas obras preocupa demais. Os aeroportos ainda estão caindo aos pedaços, como no recente caso do aeroporto de Viracopos em que o teto simplesmente caiu. A CBF e o Comitê de Organização da Copa (ambas presididas pelo "ilustre" Sr. Ricardo Teixeira) foram muito gananciosos ao colocar esse monte de cidades cede para a Copa e esquecer que precisavam do dinheiro, não só público, mas também do privado. E todo mundo sabe que construção de Estádios de Futebol NÃO DÁ DINHEIRO NO BRASIL, porque não existe uma política de venda de ingressos decente, além dos vândalos que vivem quebrando tudo que vêem pela frente. O Brasil corre sério risco de perder várias cidades ao longo das construções e torrar o dinheiro a toa. A construção de dois elefantes brancos já foi encomendada. A de Cuiabá é a única que está dentro do prazo, enquanto a de Manaus ainda nem começou. Se ninguém começar a pensar em alternativas, o Brasil realmente corre sérios riscos de sair manchado dessa Copa. Ganhando ou não. 

Um comentário: