sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Robinho - A maior mentira do Futebol!

Depois do jogo do Brasil contra a França, tentei lembrar de quando foi que eu comecei a "não gostar" do Robinho e duas alternativas vieram na minha cabeça. A transferência conturbada do Santos para o Real Madrid e o final da partida que eliminou o Brasil na Copa de 2006, contra a mesma França. Nos dois casos eu não gostei das atitudes do jogador, que tinha me encantado na final do Brasileirão de 2002, quando levou o Santos ao título, com ajuda de uma geração de ouro, claro.


Daquela geração, Robinho era mais um. O principal jogador era o Diego. Alex, Renato e Elano também merecem lembrança. Mas Diego era o jogador que mais aparecia. Seus passes, jogadas, gols e dribles, já encantavam alguns meses antes do Robinho deixar o Rogério do Corinthians no chão. Mas deixa pra lá e vamos ao que interessa. Na transferência para o Real Madrid, Robinho se recusou a jogar e pediu para ser negociado. Ele tinha acabado de voltar da Seleção e exigiu a transferência para o Real Madrid, dizendo que lá, ele se tornaria o melhor do mundo rapidamente. Isso me mostrou o tamanho do ego dele, principalmente pelo fato dele não ter se tornado o melhor do mundo, nem nunca vai se tornar.


Já a queda para a França foi uma percepção de momento. Sabe aquela hora que você para, olha para alguma coisa e pensa "esse treco tá errado!". Foi assim no final do jogo. TODOS os jogadores brasileiros estavam cabisbaixos, alguns até choravam. Era a última copa de uma geração e eles sabiam disso. Cafú, Roberto Carlos, Ronaldo e tantos outros, nunca mais vestiriam a camisa da seleção. Enquanto isso, Robinho, sorria, parecendo estar indo para as semifinais, no meio-de-campo, conversando com Henry. Aquilo me deixou com a pulga atrás da orelha e de lá para cá, passei a olhar ele mais de perto.


Primeiro, com ele se tornando titular absoluto da Seleção e banco eterno do Real Madrid. Depois, com a transferência para o Man. City e o início meteórico, até a queda de produção e as brincadeiras eternas. Banco do City, ele começou a perder o apoio popular, porque os próprios jornalistas já estavam de saco cheio dele. Com isso, outra jogada de marketing. O retorno para o Santos o colocou como titular da Copa de 2010. Para que?! Até hoje eu não sei o que ele foi fazer por lá. Nilmar estava muito melhor e se entendia bem com Luis Fabiano. Ai a Seleção caiu de novo - a culpa não foi dele, claro - e ele voltou para a Europa, dessa vez para o Milan. No Santos, assim como no Milan, ele era o titular mais "reserva" de todos. Dorival Junior teve que tirar um meia e recuar o jogador para coloca-lo em campo com André, Neymar e Ganso. No Milan, ele joga quando um dos atacantes está lesionado. Ultimamente tem feito bons jogos, mas ainda é reserva do Pato, por exemplo.


Na Seleção isso não acontece. Pelo contrário. Ele é titular absoluto e hoje em dia, é capitão da equipe. Deve perder a braçadeira com o retorno de Kaká, mas eu já esperava que ele perdesse com o retorno de Julio César, então sei lá o que vai acontecer. Robinho é um tipo de cara que encantava o mundo, com a sua molecagem. Seus dribles rápidos, suas pedaladas incríveis mas nunca foi um artilheiro. A média de Robinho na Seleção é ridícula. 0,24 gols por partida. O que quer dizer; menos de um gol a cada quatro jogos. Essa é a média do principal atacante da seleção no momento. Kaká, que é meia e não aparece muito pelos seus gols, tem média de 0,32. Ronaldinho Gaúcho tem 0,36. Pato, atual companheiro de ataque, tem 0,33 e vale lembrar que Dunga reclamava que ele fazia poucos gols, como se ele estivesse desinteressado para jogar a copa. A "coerência" valeu nesse ponto?! Porque a média do Pato é melhor do que a do Robinho. Luis Fabiano ainda tem uma das melhores médias, com 0,64.


 A média do Robinho é muito mais parecida com a do Elano (0,2), do que com a dos craques que brilharam com a amarelinha. Ele é barrado por caras como Ronaldo, com 0,65 e Romário, com 0,78. O Robinho é uma jogada de Marketing. Uma espécie de bobo da corte, que as outras seleções adoram e as empresas patrocinadoras também. É carismático e fala muito bem em terceira pessoa - algo que aprendeu com Pelé - Pode até ser reserva, pois vive um bom momento no Milan, mas titular e capitão não dá. Essa eu não engulo. Já basta ter que aturar o burocrático André Santos na lateral esquerda. Com a volta de Kaká, Neymar e Ganso, eu quero ver se o Pato vai para o banco, porque se o Robinho for, Ricardo Teixeira e Galvão Bueno vão ter um enfarte!

Curtas!

Ps1- Roma pode rescindir o contrato de Adriano, pelo incidente do bafômetro. As vezes paro pra pensar se ele não fez isso de propósito, porque fazer merda ele sabe fazer. Segundo a reportagem de um jornal italiano, a Roma só está esperando o Imperador voltar para eles terem uma conversa séria.

Ps2 - TCU detectou irregularidades em licitação de obra para o Maracanã: Alguma novidade?! O TCU é brasileiro mesmo ou só eles que ficaram chocados com isso?! A novidade seria se NÃO tivessem encontrado nenhum Caixa 2 ou algo parecido. Com esse bando de elefante branco sendo construído em Manaus ou em Cuiabá ou com o Governo bancando as reformas do Maracanã, Mineirão, etc; alguém realmente esperava que isso não fosse acontecer?! Ai, meu Brasil brasileiro!

Ps3 - Ganso, que está insatisfeito no Santos, foi oferecido ao Corinthians. Essa notícia de tão bizarra, me deixou encucado. Ganso quer um aumento de salário e não está disposto a abrir mão de seus direitos de imagem, nem aumentar o vínculo com o Santos, coisas que a diretoria quer. Ai, um grupo de investidores que detém 45% dos direitos esportivos do atleta, ofereceram ao Corinthians, pela bagatela de 66 milhões de reais. Como o Timão não tem essa grana e também não quer comprar briga a toa, o Presidente Andrés Sanches recusou a proposta. A idéia dos investidores é simples. Uma transferência nacional é mais barata, segundo as cláusulas contratuais de Ganso com o Santos. Depois é só repassa-lo para um clube do esterior. Essa história tá ficando cada vez mais bizarra, não acham?!

Ps4 - Segundo o jornalista Kajuru, o atacante Jóbson, ex-Botafogo e atualmente no Atlético MG foi suspenso do time, depois da comissão técnica ter encontrado um engradado de cerveja no seu quarto de concentração. Essa notícia não foi veiculada pelos sites, nem jornais esportivos, mas se o Kajuru falou é porque tem alguma coisa estranha. Mais um caso "Adriano" no futebol. Um cara com um baita potencial, mas com uma cabeça bem ferrada!

Ps5 - Ray Allen fez história na quinta-feira, dia 10 de Fevereiro, ao bater a marca de 2560 cestas de 3 pontos, que pertenciam ao ex-jogador Reggie Miller. O armador do Boston precisava de duas para empatar com Miller e conseguiu converter três, antes de terminar o primeiro quarto. Ele foi - devidamente - saudado por todos os jogadores em quadra e também pelo agora segundo colocado no quesito, que estava comentando a partida. Segue o vídeo do feito abaixo:

Abraços e deixem seus comentários!

3 comentários:

  1. Assino embaixo. O pior do Robinho é a máscara. Enorme, do tamanho do ego dele.
    Ele queria ser o melhor do mundo mesmo, me lembro disso. No dia em que foi para o City eu me assustei. Percebi o quão "inteligente" ele é.
    E Robinho capitão da seleção é piada ne?

    ResponderExcluir
  2. Quem dera que fosse piada cara... Esqueci de escrever uma coisa. O nome do post, é uma homenagem a outro post do blog, escrito pelo Renato. Mas para ele, a maior mentira do futebol é a França. Rs!

    ResponderExcluir
  3. Putz!!! Já fiquei rouco de tanto falar que esse cara é uma fraude. GIGANTESCA.
    Esse lance da Copa, após perder pra França eu lembro MUITO BEM. Parecia que ele estava na porta da churrascaria papeando com os amigos.
    Mas o phoda é lembrar do quanto a mídia babava ele e chamava de "robinho arantes do nascimento". Isso é que irrita!

    ResponderExcluir